Jornal da Praia (JP) - Estamos a poucos dias do início das Festas da Praia 2025, como estão a decorrer os preparativos para a edição deste ano?
John Branco (JB) – Os preparativos estão a decorrer muito bem. Estamos na fase final.
Estamos, praticamente, há um ano a trabalhar… Foram surgindo várias ideias e projetos que foram trabalhados e planeados para que fossem concretizadas. Como disse estamos já na fase final dos preparativos.
JP – O porquê do tema “Teu chão de lava, teu saber a mar.” para a edição deste ano?
JB – Desejei “fugir” um pouco aos temas históricos que nos últimos anos marcaram as Festas. Este ano procurei valorizar o que a nossa ilha tem de melhor, a sua Natureza. Então, temos o “Teu chão de lava” porque somos ilhas de natureza vulcânica, pisamos chão de lava e este chão de lava remete-nos para os primórdios da ilha, para as nossas raízes e tradições e como valorizo muito a nossa cultura e tradições quero assim dar ênfase às nossas tradições e raízes.
O “teu saber a mar”, o saber a mar porque a Praia da Vitória é rodeada por mar, a Praia é temperada pelo mar. E, ao juntarmos o “a” e “mar” temos o “amar” e a Praia sabe de facto amar quem nos visita, gosta de receber e quer receber.
JP … como é que o tema será adaptado às Festas?
JB – Em primeiro lugar, temos o cartaz que já foi divulgado. É um cartaz energético que transmite energia com cores como o vermelho que simboliza a lava que vem do vulcão. É com esta energia que pretendo para as festas, quero que as festas deste ano sejam cheias de vida e de alegria.
Também, temos o mar e quero dar ênfase ao mar, uma das características da Praia da Vitória e este ano vamos ter um programa com muitas atividades desportivas nauticas, vamos encher a nossa baía de barcos, de vida e de cor.
Com este tema, quero trazer vida, muita animação, energia às Festas da Praia e com este “Teu saber a mar” que carateriza a nossa cidade.
JP – Na edição das Festas da Praia 2024 voltou a figura do coordenador. Quando foi convidado para a edição deste ano o que pensou? O que levou a aceitar a coordenar as Festas da Praia 2025?
JB – Em primeiro lugar, foi o gosto pela Festa, o gosto pela tradição, o gosto pela Praia da Vitória, o gosto pela nossa ilha. O amor que tenho pela nossa cidade, pelas nossas tradições, pela nossa ilha… todos temos de dar um contributo. Obviamente, tenho a minha vida pessoal e seria muito complicado aceitar esta coordenação. Tive de falar com a minha família e achei que seria um projeto muito interessante… não estava à espera deste convite. Foi uma honra ter sido convidado e assumi com toda a responsabilidade este projeto. Também, por achar que não devemos estar de fora apenas a criticar quem faz, mas devemos também contribui para que a Festa aconteça. E, acho que a questão de um coordenador geral, sendo uma pessoa de fora, é muito importante para trazer mais energia às festividades. Sendo eu uma pessoa do Porto Martins, um emigrante nascido nos Estados Unidos, quero que as pessoas do Porto Martins aos Biscoitos vivam a festa, inclusive os nossos emigrantes e devemos ter orgulho naquilo que fazemos. Recusar seria mais fácil, mas tal não teria sido gratificante para mim. Assim posso dar o meu contributo ao concelho.
Como Coordenador Geral das Festas tentei estar envolvido em tudo o que faz parte da Festa dando o meu “cunho pessoal”, obviamente que estou rodeado de pessoas fantásticas, de uma equipa fantástica que tem apoiado em tudo e está a ser uma experiência gratificante.
Logo surgiram várias ideias: trazer para o dia de abertura a Marcha Oficial da Praia que desfilou há 25 anos atrás e que muito me encantou na altura e que irá desfilar também com a nossa Marcha Oficial, outra ideia tive quando vi no Porto Martins o Fernando Alberto dos Coxe e pensei que os Coxe deviam voltar este ano o que irá acontecer. Outro projeto será um concerto dos ABBA só com músicos e vozes da Praia da Vitória. Outro projeto que irá concretizar-se será a vinda de restaurantes internacionais à nossa Feira Gastronómica.
Acho que conseguimos um programa para todas gerações, com programação para toda a família.
JP – Os cortejos e a marcha oficial são dos pontos altos e de grande expetativa. O que é que o público vai ver este ano?
JB – O cortejo de abertura reproduz o tema. Os trabalhadores da Câmara Municipal estão a finalizar os carros alegóricos que serão 4. Temos o cortejo infantil que está a ser coordenado pela minha esposa Catarina Rodrigues em colaboração com as pessoas que constroem estes carros alegóricos. Quero aqui valorizar os funcionários da Câmara Municipal que trabalham nestes carros, são verdadeiros artistas que se tem empenhado e não há forma de os agradecer por este trabalho, bem como as pessoas que estão a montar o cortejo em si. Será um cortejo arrojado com algum risco.
O cortejo de abertura, com as marchas, carros alegóricos será cerca de 350 pessoas que desfilarão neste dia (2 de Agosto). Neste desfile teremos então 4 carros alegóricos, as duas marchas, a Filarmónica União Praiense e a Charanga dos Bombeiros da Praia da Vitória.
A Marcha Oficial deste ano terá música de Evandro Machado, letra de José Esteves, roupas desenhadas por Marta Meneses e costureira a senhora Manuela da Vila das Lajes. Quanto à Marcha que desfilou há 25 anos será a mesma com tudo igual.
Também temos o Cortejo Etnográfico que regressa este ano e que tem coordenação, além de mim, do César Toste das Lajes, do Leandro Ávila das Fontinhas e da Véria Sousa do Cabo da Praia. Vamos ter um cortejo que vai envolver todas as freguesias do concelho da Praia da Vitória, com quadros onde o público poderá ver as nossas tradições. Vamos trazer os grupos de folclore e o Grupo de Reizes da Fonte do Bastardo e das freguesias que não tem grupos de folclore, falamos com os presidentes de junta de freguesia para que pessoas com trazes possam estar presentes, assim teremos um cortejo onde todas estão representadas nos diversos quadros. Hoje em dia, não é fácil fazer um desfile etnográfico e, este ano, conseguimos trazer algo de novo.
O tema do Cortejo Etnográfico será “Sonoridades da Memória” porque a música e os sons fazem parte da nossa vida, está presente ao longo ano nas nossas festividades tradicionais.
JP – Quanto a concertos?
JB – Ao longo da semana, temos vários concertos.
Vamos ter um concerto e desfile de filarmónicas. Vamos ter o concerto “Praia Mia” com músicas dos ABBA com a presença da Filarmónica União Praiense.
Ainda no que diz respeito a concertos, para mim, o Palco da Marina é o coração da festa, porque é aberto ao público, é um palco aberto a todas as gerações e este ano tentei fazer uma grande aposta. Terá atuações diversificadas. Por exemplo, teremos a presença dos Mariachi – México Madeira que atuarão no dia 1 de Agosto e vão animar também as ruas. Teremos de novo os Remember (dia 5) que atuaram no ano passado, Davi Dayz (dia 2), o Praia Mia (dia 3), os Alma Popular (dia 4), os Quarto Crescente com Evandro Machado (dia 6), o regresso dos Coxe (dia 9), o Roger, um músico fantástico que todos os anos vem à ilha Terceira e que este ano está presente com o seu grupo Lucky Jumper (dia 7), teremos um grupo à capela, os Contraponto (dia 10), Os Pega (dia 11) e o DJ Artur Marques, que no final do desfile das marchas (dia 8) irá animar este palco.
Vamos manter também o Palco da Zona Verde que terá artistas locais com música variada. Teremos, por exemplo, neste palco, uma noite de karaoke como tínhamos alguns anos atrás nas festas da Praia da Vitória (dia 5 de Agosto).
Temos também o Palco Tradições na Praça Francisco Ornelas. Logo no dia 1 de Agosto, dia da receção dos nossos emigrantes, teremos uma Noite de Fados com a Vera Brasil, Lisete Silva, Iria Martins, radicada nos Estados Unidos e que irá cantar pela primeira vez nas festas do seu concelho e o conceituado fadista Rodrigo Costa Félix. Vamos ter uma Noite de Carnaval (dia 5), no dia do desfile das crianças teremos o Palhaço Pintarolas (dia 8), atuação do Grupo de Folclórico de Castrovaes (dia 3), uma Noite de Cantoria (dia 5), 5.ª Maré e Vozes da Fonte (dia 10), Art´Fado (dia 11).
Para a DreamZone temos um cartaz diversificado com vários nomes como Kevinho (dia 1), Tony Carreira (dia 5), os Kura (dia 6) ou The Gift (dia 7).
JP – … e para além dos concertos?
JB – Teremos na Zona Verde, um espaço infantil onde teremos insufláveis, pinturas faciais, uma atividade das emoções, vão estar presentes vários figurantes como o Mickey e a Minnie, os Patrulha Pata. Tem também um grupo de alunos da Vitorino Nemésio que se voluntariou para animar este espaço.
Teremos também as nossas procissões e coroação e as nossas touradas e a Tourada de Praça (dia 4) com um excelente cartaz. Vamos ter várias charangas da ilha que vão desfilar nos intervalos para que tenhamos sempre animação.
JP- Qual a mensagem que quer deixar?
JB – Uma festa dá muito trabalho em organizar e muita despesa também… mas é feita para as pessoas, que venham à nossa festa. Esta Festa não é para se ver, mas para se viver! Temos uma Festa para todas as idades e para que corram bem temos o tempo e a presença das pessoas. As Festas da Praia têm muitas atracões, desde a sua Feira Gastronómica, os concertos, os desportos…
De 1 a 11 de Agosto venham às Festas da Praia, venham ver este “chão de lava com saber a mar”.
Entrevista: Rui Marques
Fotos: João Costa/Foto Iris
Programa das festas em https://www.cmpv.pt/festasdapraia/2025_FestasDaPraia_Programacao_A3.pdf


