Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Praia da Vitória, a cidade de Nemésio!!! Figura tão grandiosa da literatura terceirense e portuguesa. Foi aqui que este escritor nasceu e viveu, uma boa parte da sua existência, em casa das tias Mendes, ouvindo a linguagem “novinha em folha” das lavadeiras do Monturo, convivendo com os pescadores na Casa do Peixe, após a faina da pesca, dialogando com o ti João Grande …, andando na carroça do ti Nazaré a tentar recuar no tempo, palmilhando as ruelas, as canadas do Porto Martins para apreciar a escuridão da noite e a música de fundo do mar, batendo nas pedras negras … Nemésio talvez viesse munido de bordão e lampião, pois o seu espírito voava, voava …, de certo, entre as faias, entre a negrura das pedras, pelo mar fora …

Escritor praiense multifacetado nas suas obras, poeta, romancista, cronista, académico e intelectual … destacou-se como autor de Mau Tempo no Canal e professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Se bem me lembro, programa televisivo Nemesiano, adorado pelos portugueses, põe a nu, não só a sua sabedoria vasta, mas também a sua identidade e os seus sentimentos, característicos de um emigrante ilhéu. Ele toca com persistência, através da mensagem, essa açorianidade indispensável à sua vivência distante. Discurso rico, persistentemente interrompido por que acrescentado por novas mensagens, para ser posteriormente retomado diversas vezes e assim aflorar prazenteiramente, de quando em vez, os hábitos e costumes, a sabedoria do povo ilhéu ligado ao espaço que lhe pertence: os Açores e, em particular, a Ilha Terceira. A linguagem gestual é uma grande crescença ao seu discurso oral por que enriquecimento da comunicação a transmitir. A paragem na sua oralidade ou o prolongamento dos sons silábicos era uma característica do autor, fazendo recordar, por vezes, o timbre de voz de sua mãe, Dona Maria da Glória Pinheiro.

A descrição de acontecimentos ou de figuras familiares e amigas são um pretexto bem consciente, da parte do escritor, para satisfazer essa saudade suportada por cenas variadíssimas no seu contexto, humorísticas, vivências no seio familiar e outras que transmitem os hábitos da vida da Praia da Vitória que ele tanto amava, o que permitia também uma continuidade dessa açorianidade, alimento eficaz a este ilhéu separado do seu espaço de origem, rodeado teimosamente pelo mar.

Recordações da ilha, de índole familiar e outras, jorram com força em Nemésio: a morte da tia Carolina, a recordação do tio Joaquim Borges, o “Fagundes”, a matança do porco, as tias “Conventas” … Todas estas descrições deixam transparecer as suas vivências que permitem concluir, não só a grande amargura de ter deixado a ilha, “(…) É triste viver assim fora de tudo e de todos (…)”, mas também a amizade e a franqueza vivenciados nela, “(…) A tia Carolina era muito nossa amiga. Minha mãi teve-a sempre como uma confidente (…) e nós todos encontrávamos sempre lá em casa uma porta aberta com franqueza (…).

Também me lembro muito do tio Joaquim Borges (…) doente (…), mas sempre com aquela franqueza bem disposta (…)”.

O humanismo é assim salientado pelo escritor, tão típico do Terceirense, sendo comparado, em antítese, com o das terras individualistas.

“Desde que saí daí nunca mais pude ter êste gôsto tão humano, e impossível nestas terras egoístas: chegar a uma casa e ir abrindo e entrando: dão licença?”.

A matança do porco também é referida pelo autor como um acontecimento importante para o ilhéu, por que fonte de alimento e também por ser acompanhada pela festa, sustentáculo da vivência ilhoa, à qual não se podia faltar.

“(…) Quantas bexigas enchi e rebentei nas paredes do quintal e contra o tanque (…). Não havia lá em casa matança a que eu falhasse. E parece que ainda sinto nas mãos o cheiro do picar da cebola e das malaguetas que o “Fagundes” comia a um milímetro do nariz …”

A visita a familiares ou amigos, que também viviam longe da ilha, era também importantíssima para que surgisse essa “união perdida”. “Venho da casa do J. Borges Félix, onde estive lanchando com as tias “Conventas”. Perguntaram-me muitas coisas daí e recomendam-se (...)”.

Para Nemésio, ter saudades é sentir, por vezes, a combinação contraditória, despropositada e difícil da alegria com a tristeza. “Desculpe (…) que eu meta estas coisas de bom humor no meio de lembranças tristes. É a minha maneira de ter saudades, e, ao mesmo tempo, a maneira geral das coisas dêste mundo, onde a tristeza e a alegria fazem estas absurdas e custosas combinações.”

A saudade da ilha, concretizada na criação de mensagens relativas à Terceira e aos Açores é, de facto, para o autor um sentimento que o sustenta porque o faz viver na ilha, embora distante. É uma criação contínua do espaço ilhéu, daquelas gentes tão amadas, tão queridas e que se mantêm vivas através das representações escritural ou oral, concretizadas essencialmente na recordação das vivências, atingindo, assim, profundamente a açorianidade através da criação de um mundo presente na sua ausência: a Ilha Terceira, os Açores, os sentimentos e os costumes das suas gentes …, a sua existência vital, legado que Nemésio deixou aos Açorianos, através da sua valorosa escrita, transportando para todo o mundo a divulgação e o conhecimento da sua Terra.

Maria Celeste Meneses da Costa Courelas Filipe

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante