Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que a implementação do projeto “Praia da Vitória: + segura + digital” permitirá reforçar as respostas dos serviços municipais junto dos munícipes, particularmente garantindo-lhes plataformas digitais de acesso facilitado e eficiente aos processos e procedimentos municipais.

Intervindo no painel “Municípios Digitais” da conferência “Digitalização do Poder Local by Cibertalks”, organizada pela Vice-presidência do Governo dos Açores no âmbito do Sistema de Incentivos à Modernização Administrativa – SIMA + Local, que decorreu na terça-feira, dia 8 de Julho de 2025, no Auditório do Ramo Grande, Vânia Ferreira sublinhou que a candidatura da Câmara Municipal a este sistema de incentivos reforçará substancialmente a segurança da informação e a cibersegurança das redes municipais.

“Este projeto é mais uma etapa na nossa estratégia de posicionar a Praia da Vitória como um território inteligente, conectado e resiliente, que promove um desenvolvimento económico sustentável, com serviços digitais centrados nas pessoas”, enfatiza a autarca.

“No âmbito do Açores 2020, o Município implementou várias medidas e plataformas que, no conjunto, garantiram a desmaterialização e digitalização de procedimentos, com ganhos internos de eficiência e ganhos externos de celeridade nas respostas. Para os munícipes, a peça central nesta estratégia é a plataforma de serviços online, que permite a qualquer utente tratar dos seus processos no conforto da sua casa. Nessa plataforma, recentemente, foram agregados os modelos para o tratamento dos processos de obras e urbanismo, respeitando a legislação em vigor e, acima de tudo, reduzindo os custos nos processos para os munícipes e, internamente, reduzindo o papel e facilitando a circulação da informação, com ganhos de eficiência”, explica.

Segundo Vânia Ferreira, a montante desta plataforma foram implementados sistemas de desmaterialização de processos e uma plataforma centralizada e transversal de gestão documental, a qual serve de suporte ao tratamento da informação e dos processos recebidos pelos serviços municipais online.

“Além disso, a instalação, no âmbito desse apoio, da rede de fibra ótica que interligou todos os edifícios municipais, a implementação dos sistemas de faturação eletrónica, a digitalização dos processos administrativos, a reformulação dos sistemas e das redes informáticas e a introdução de procedimentos e mecanismos de cibersegurança foram etapas de um processo sucessivo que, hoje, nos permite disponibilizar serviços municipais online, com total segurança e confiança”, sublinha.

“A candidatura submetida pela Autarquia ao SIMA + Local, cujo investimento ascende a cerca de 300 mil euros, permitir-nos-á, sobretudo, robustecer a componente de segurança da informação e cibersegurança”, adianta Vânia Ferreira.

A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória adiantou ainda que a Autarquia participará no projeto “Açores Digital: uma região inteligente e conectada pelos dados”, liderada pela Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, a qual preconiza a instalação de plataformas de gestão urbana, de fluxos turísticos e de consumos de água e eletricidade, assim como de monitorização dos recursos hídricos, da qualidade de ar e dos níveis de ruído.

“Trata-se de um projeto regional, abrangente e transversal, que, através da congregação de dados, permitir-nos-á conhecer melhor os impactos de cada ação e, dessa forma, tomar as melhores decisões”, conclui a autarca praiense.

A abertura da conferência foi presidida pelo Vice-presidente do Governo dos Açores, Artur Lima.

O keynote speaker do evento foi o Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, além das intervenções de Octávio Tores (“Portal da Cooperação com o Poder Local”, Nuno Melo Alves (“PO2030 e os Municípios”), Marco Espinheira (“Inteligência Urbana”) e Rui Terra Melo (“Centro de Competências de Cibersegurança dos Açores”). Fonte: CMPV

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante