Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

A Câmara Municipal da Praia da Vitória gastou menos 3,6 milhões de euros em custos correntes em 2022, comparativamente a 2021. O anúncio foi feito pela presidente da Autarquia na apresentação das contas municipais na Assembleia Municipal, que decorreu na quinta-feira, dia 27, nas Fontinhas.

Segundo Vânia Ferreira, a redução conseguida na aquisição de bens, fornecimentos e serviços externos resulta de uma gestão criteriosa e permite que a edilidade cumpra os seus compromissos.

“A nossa gestão financeira tem sido criteriosa, extremamente cuidadosa e atenta, não invalidando as necessidades da nossa atividade e o cumprimento das nossas funções enquanto autarquia. Encetamos esforços e focamo-nos na contenção de custos para garantir os compromissos a que nos propusemos e que são importantes na manutenção da nossa atividade, também em consonância com os fornecedores”, explica a autarca.

“A aquisição de bens e serviços tem sofrido a maior redução, sendo uma união de esforços de todo o Grupo Municipal, numa tentativa exigente de reduzir o passivo desta autarquia e encontrar o melhor equilíbrio entre aquelas que são as necessidades e os custos associados”, enfatiza Vânia Ferreira.

A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória explicou aos deputados municipais que, neste período, foram ainda amortizados passivos bancários, cumpridos os contratos com a banca e renegociados vários contratos municipais, de acordo com a realidade orçamental e permitindo a manutenção da atividade autárquica.

Os esforços encetados pelo Grupo Municipal traduzem-se, atualmente, numa redução global da despesa de 35,2 milhões de euros para 34,5 milhões de euros.

“Existe um caminho a construir em prol da estabilidade e equilíbrio financeiro do Município, não é uma tarefa fácil, no entanto este já foi iniciado, e o caminho faz-se caminhando, com passos seguros e sempre considerando a coesão social do Concelho”, salienta a edil praiense.

2ª revisão orçamental evidencia redução de 1,3 milhões de euros

Na Assembleia Municipal realizada ontem, dia 27 de abril, foi votada a segunda revisão ao Orçamento Municipal, traduzindo-se na redução de 1,3 milhões de euros resultante da revisão da receita e da despesa previstas.

Com esta operação, o Orçamento Municipal para 2023 cifra-se em 17,2 milhões de euros. Em dezembro, o valor aprovado ascendia a 18,5 milhões de euros.

A alteração resulta da revisão da receita e da despesa: 245 mil euros são saldo da gerência anterior e 1.393.000€ decorrem dos 85% de financiamento do Açores 2020, relativamente à empreitada do Parque Empresarial das Lajes, cuja suspensão foi aprovada.

A revisão orçamental contempla ainda o reforço orçamental de 101 mil euros para a Praia Ambiente fazer face ao saldo negativo verificado em 2022 e o contrato programa no valor de 300 mil euros com a Cooperativa Praia Cultural para os custos decorrentes das rescisões por mútuo acordo assinadas no âmbito da reestruturação dos recursos humanos da entidade.

“Esta operação é mais uma prova do rigor e cuidado que colocamos nestas matérias, que são estratégicas para esta Autarquia”, sublinha a presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante