Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

O Líder do Grupo de Cidadãos Eleitores “Esta é a Nossa Praia”, Tiago Ormonde, criticou, esta quarta-feira, a postura do PS que “rompeu um acordo de cavalheiros que estava firmado em sede de Assembleia Municipal da Praia da Vitória”, tendo em vista a eleição de representantes daquele órgão para integrarem, enquanto membros de pleno direito, o Conselho de Ilha da Terceira.

“À semelhança do que vinha sendo prática na Praia da Vitória, o atual Presidente da Assembleia Municipal contactou, previamente à reunião daquele órgão, todos os eleitos, tendo em vista a consensualização de uma lista única, integrando elementos de todas as forças eleitas, para representarem a Praia da Vitória no Conselho de Ilha da Terceira. Foi firmado um acordo que o PS rompeu, em plena sessão da Assembleia Municipal, sem aviso prévio, apenas para impedir que os eleitos pelo Grupo de Cidadãos Eleitores ‘Esta é a Nossa Praia’ pudessem passar a ter assento no Conselho de Ilha, na defesa da Terceira”, afirma.

Tiago Ormonde, que foi cabeça de lista do primeiro movimento de cidadãos independentes aos órgãos autárquicos da Praia da Vitória, nas eleições do passado mês de setembro, critica a postura socialista alegando que “o PS impediu que 10% dos eleitores da Praia da Vitória possam estar representados no Conselho de Ilha, órgão essencial à defesa da Ilha e da Praia da Vitória”.

“Trata-se de revanchismo puro e duro. O PS, que se arroga de ser pai da Democracia e da Autonomia, firma um acordo de cavalheiros onde ficou assumido que seria apresentada apenas uma lista integrando elementos de todas as forças representadas na Assembleia Municipal e, na hora da votação, apresentou uma segunda lista. Esta lista não teve por objetivo aumentar a representatividade do PS na eleição de representantes da Assembleia Municipal da Praia da Vitória para o Conselho de Ilha, pois isto estava garantido com a lista única e consensualizada. O PS quis apenas impedir, num golpe de mau perder e de vingança antidemocrática, que um dos eleitos do movimento independente pudesse dar o seu contributo na defesa da Terceira, passando a ter assento no Conselho de Ilha”, apontou.

Para Tiago Ormonde “esta atitude do PS denota mau perder” e é “tão mais grave, quanto o PS não impediu apenas que um eleito à Assembleia Municipal pudesse ter assento no Conselho de Ilha”, uma vez que, frisa, “o que o PS impediu foi que 10% dos eleitores da Praia da Vitória tivessem a sua voz representada no órgão máximo de representatividade da economia e da sociedade terceirense”.

Assim, concluiu, “o PS prova que não tinha estratégia para a Praia da Vitória e que não respeita dignamente a vontade dos eleitores”.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante