Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

É com uma certa nostalgia que caracteriza, por vezes, a minha forma de escrita do editorial do nosso Jornal da Praia, que recordo os eventos culturais que sempre ocorreram na nossa cidade principalmente nos anos 80 e 90.

Nos clubes do Sport Clube Praiense e do União Desportiva Praiense haviam bailes e concertos ao longo de todo o ano e em especial na época de verão nas esplanadas, enfeitadas com verduras e mesas expostas ao redor para que houvesse espaço para dançar. Aos fins de semana, em especial no período de verão, haviam concertos musicais ao ar livre com palcos montados junto à beira mar.

A vida noturna da cidade da Praia da Vitória alterou-se e neste momento são raros os eventos criados para dinamização da população. Os jovens apenas procuram as tendas com Dj não tendo a oportunidade de vivenciar o que em tempos tínhamos com qualidade.  No entanto, na noite de 25 de Abril de 2025 foi diferente e digo-vos porquê!

3 Palcos, um Café- Concerto idealizado pelo Evandro Machado e concretizado pelo Pedro Machado e todo o Gabinete de Produção do Munícipio da Praia da Vitória decorreu na Sala Grande da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira com entrada gratuita. Este conta já com a sua segunda edição.

Num espaço acolhedor e organizado a rigor para proporcionar à plateia um momento de encantamento artístico onde a voz, a dança e os instrumentos falaram de Abril e evocaram a Liberdade de Portugal conquistada em 1974.  Em três palcos  estrategicamente  colocados na sala, estiveram: João da Ilha, Braúlio Brito, Rui Melo, Fábio Ourique, Tiago Toste, Lisandra Martins, Hélder Linhares, Sónia Pereira, Pedro Machado, Daniela Martins, Tiago Lima e Paulo Freitas.

Quem lá esteve viajou pelas canções e pelo movimento e a Praia relembrou como é bom estar viva culturalmente com talentos da nossa terra.

Não posso deixar de referir as palavras finais do Paulo Freitas, quando nos disse que a Liberdade é uma planta que tem de ser regada e cuidada, para que não apareça um “velho tirano”, como o de uma das  histórias que nos contou e encantou, e nos colha esta.

Que possamos viver a Liberdade que o Abril nos trouxe e que a Praia da Vitória viva mais sobre os Palcos Culturais!

Carla Félix, Diretora Adjunta

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante