Vinte e oito no concelho de Angra e vinte e seis no da Praia
“Agosto é sinónimo de festa: Ilha Terceira é palco de cinquenta e quatro touradas á corda”
Agosto é, por excelência, o mês das festividades populares e é sinónimo de celebração na Ilha Terceira — nada simboliza melhor esse espírito do que as tradicionais touradas à corda.
Com 115 eventos já realizados entre 1 de maio e 31 de julho de 2025, a temporada taurina tem sido intensa. O mês de agosto promete ainda mais emoção, cor e tradição nas ruas das freguesias terceirenses. Para quem visita a ilha ou para quem cá reside, as touradas à corda são uma oportunidade única de viver de perto uma prática secular, num ambiente de convívio e celebração.
Assim, em agosto, realizam-se na Terceira 54 eventos tauromáquicos, distribuídos entre os concelhos da Praia da Vitória (26 eventos) e de Angra do Heroísmo (28 eventos).
No dia 01, está marcada uma tourada no Areeiro, nas Fontinhas (E.R.).
Decorre, no dia 04, uma vacada no Juncal, em Santa Cruz, na Praia da Vitória (H.F.) e uma tourada no Terreiro, na Terra-Chã (E.R.).
A 05 regista-se eventos no Juncal, em Santa Cruz, na Praia da Vitória (H.F.) e Ao Arco, em São Bento (J.G./R.B.).
No dia 06, ocorre novamente, tourada no Juncal, em Santa Cruz, na Praia da Vitória (H.F.), para além da tourada nas Quatro Ribeiras com Concurso de Ganadarias (Toiros Corridos – H.F./E.R./C.A.J.A.F./J.G.).
Está prevista uma espera de gado para crianças na Rua Gervásio de Lima, em Santa Cruz, na Praia da Vitória (E.R.) e ainda uma tourada nas Quatro Ribeiras (C.A.J.A.F.), no dia 07.
Ocorre no dia 08 um evento tauromáquico no Caminho do Cemitério, em Santa Cruz, na Praia da Vitória (E.R.).
Estão agendadas touradas, no dia 09, na Estrada 25 de Abril, em Santa Cruz, na Praia da Vitória (C.A.J.A.F.) e no Biscoitinho, na Vila de São Mateus (F.P.).
O Areal, em Santa Cruz, na Praia da Vitória, é arraial de tourada, no dia 10 (M.R./F.P./A.L.F./O.T.T.), tal como a Rua de Baixo, em São Pedro (E.R.).
No dia 11 de agosto, há registo apenas de uma vacada, no Porto de Pescas, na Vila de São Mateus (F.P.).
A 13 realiza-se um evento na Canada da Junta, na Feteira (F.P.), enquanto no dia 14 haverá no Cambalim, em São Bento (J.G.).
As seguintes touradas são: na Serra de Santiago, na Vila das Lajes (C.A.J.A.F.) e no Lameirinho, na Conceição, em Angra do Heroísmo com Concurso de Ganadarias (Toiros Corridos – M.R./O.T.T./C.A.J.A.F./H.F.), no dia 15.
A Canada de Santo António, no Posto Santo (F.P.) e a Canada dos Rabos, na Ribeirinha (J.G.) serão palco de tourada no dia 16.
Estão previstos três eventos para o dia 17: uma vacada no Largo da Igreja, nas Cinco Ribeiras (H.F.) para além das touradas na Rua da Igreja, na Agualva (R.B.) e no Porto de Pescas, na Vila de São Mateus (F.P.).
Para o dia 18, está registada uma bezerrada na Canada das Roças, no Posto Santo (B.R.) e uma tourada no Cruzeiro, na Agualva (C.A.J.A.F./H.F.).
Terá lugar uma vacada na Estrada Regional, na Feteira (F.P.) e ainda touradas na Rua da Igreja, na Agualva (A.L.F.) e ainda um Concurso de Ganadarias no Terreiro, no Posto Santo (4 Puros – C.A.J.A.F./E.R./R.B./A.L.F.), no dia 19.
Seguem-se eventos taurinos, no dia 20, na Estrada Regional, nas Cinco Ribeiras (H.F.), na Rua da Igreja, na Agualva com Concurso de Ganadarias (Toiros Corridos – E.R./R.B./H.F./C.A.J.A.F.), na Estrada Regional, na Fonte Bastardo (C.A.J.A.F.) e, ainda, na Estrada Regional, na Feteira (F.P.).
A Estrada Regional, na Feteira (C.A.J.A.F.), e a Estrada Regional, na Fonte Bastardo (R.B.) voltam a ser palco de touradas no dia 21.
Haverá, novamente, no dia 22, tourada na Estrada Regional, na Feteira (F.P.).
No dia 23, estão marcados 5 espetáculos tauromáquicos: na Ribeira do Mouro, nas Cinco Ribeiras (F.H.F.), na Rua do Regelo, na Fonte Bastardo (E.R.), na Fajã do Ficher, na Feteira (J.G.), no Bairro, no Lameirinho, na Conceição, em Angra do Heroísmo (M.R./O.T.T.) e, por fim, Às Pias, em São Brás (O.T.T.).
A 24 há uma tourada na Rua do Biscoito, na Fonte Bastardo (O.T.T.) e no dia 25, haverá um Concurso de Ganadarias Às Pias, em São Brás (Toiros Corridos – E.R./M.R./A.L.F./F.P.).
Decorre a 26 de agosto uma bezerrada no Terreiro, na Ladeira Grande, na Ribeirinha (J.G.) e touradas Às Pias, em São Brás (H.F.) e em São João de Deus, em Santa Luzia, em Angra do Heroísmo (M.R.).
No dia 27, regista-se, mais uma vez, uma tourada Às Pias, em São Brás com Concurso de Ganadarias (Toiros Corridos – O.T.T./H.F./P.T./R.B.) e no Terreiro, na Ladeira Grande, Ribeirinha também com Concurso de Ganadarias (J.G./C.A.J.A.F./R.B./M.R.).
A 28 teremos uma bezerrada Às Pias, em São Brás (H.F.).
Seguem-se touradas na Rua Padre Alfredo Alves Lucas, em São Brás (R.B.), na Rua do Emigrante, em São Bartolomeu (R.S.) e no Largo da Igreja, no Cabo da Praia (J.G./H.F.), no dia 29.
Para terminar, haverá um espetáculo, no dia 30, no Outeiro do Galhardo, na Ladeira Grande, na Ribeirinha (J.G.).
É de frisar que haverá tourada no Terreiro, na Vila de São Mateus (F.H.F.) com data ainda por designar.
A partir de 15 de agosto, os espetáculos taurinos terão início às 18h00, como também os eventos integrados nas festividades concelhias da Praia da Vitória, nomeadamente, a vacada no Juncal, no dia 04, as touradas nos dias 05 e 06, no Juncal, nos dias 06 e 07, nas Quatro Ribeiras, no dia 8, no Caminho do Cemitério, na Praia da Vitória, no dia 09, na Estrada 25 de Abril, no dia 10, no Areal, na Praia da Vitória, com exceção da espera de gado para crianças na Rua Gervásio de Lima, no dia 07 (15h00), para além, também, da bezerrada no dia 11, no Porto de Pescas, na Vila de São Mateus (17h00) e ainda, das touradas Às Pias, em São Brás, no dia 23 (21h00) e no Largo da Igreja, no Cabo da Praia, no dia 29 (21h00).
Daniel Nunes | Fábio Meneses | Rogério Costa
Legenda na foto: A partir de 15 de agosto, os espetáculos taurinos terão início às 18h00. Foto: Autoria de João Edgardo Vieira


