Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Partindo do prossuposto de que “As crianças são poetas por natureza “ (Carlos Drummond de Andrade, autor da citação), a poetisa Carla Félix, em regime de voluntariado, estão a promover nos Centros de Tempos Livres da Santa da Misericórdia da Praia da Vitória ateliers de poesia. A iniciativa está a decorrer no ATL Ludoteca e no Atelier do Centro Social de Santa Rita com objetivos de promover a poesia junto dos mais novos, ao considerar-se que escrever/ler poesia é uma forma privilegiada de trabalhar as emoções.
Segundo Carla Félix, “falar dos sentimentos permite às crianças /jovens desconstruir o que sentem e a analisar as causas que provocaram as emoções. Partilhando as palavras, cria-se uma ligação entre autor/a leitor/a, que permitem recolher as diferentes interpretações dos registos escritos.
Não é objetivo analisar a construção poética do poema, transmitindo conteúdos dos programas de ensino.
A criação poética surge no Ateliê com o desejo de “cativar” o gosto por sentir as palavras! São os objetivos destes ateliers promover o gosto pela poesia /texto poético; permitir exprimir sentimentos, através da audição de poemas; promover a poesia juntos das crianças e jovens; permitir o contato entre o/a poeta e o/a leitor/a ; explorar a poesia como forma de acalmar; promover o texto criativo com palavras dos poemas e ilustrar os poemas com técnicas de expressão plástica. “.
No âmbito das atividades já realizadas explorou-se o poema "Sonho pelo mar e pelas crianças", de Carla Félix, escrito em 2018 a quando da passagem do navio Sagres pela ilha Terceira, trazendo a bordo a exposição dos “Marinheiros da Esperança”. Este poema foi lido pelas crianças, representado com desenho e colagens, para além de ter sido dramatizado pelo ATL Ludoteca. Dado o tempo disponível no ATL do Centro Social de Santa Rita trabalhou-se o mesmo poema e já se ilustrou o excerto do poema de Natália Correia " A poesia é para comer".
As atividades realizadas foram divulgadas pela página do Facebook da Santa Casa da Misericórdia de Praia da Vitória, pela página dos “Marinheiros da Esperança” e pela página da Biblioteca Pública Municipal " Antón de la Branã" de Pravia.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante