Diretor: Sebastião Lima
Diretor Adjunto: Luís Moniz
Últimas Notícias

A Praia da Vitória foi elevada a cidade pelo Decreto Regional n.º 7/81/A assinado a 20 de Junho de 1981. Nesse decreto estão justificações como “capitania ali assente desde 1474”, “igreja matriz desde 1456”, “Ilustre pelo combate de 11 de Agosto de 1829” e “importantes instalações aeronáuticas e militares que na Base das Lajes têm o seu centro, com a conhecida projecção internacional”.

O dia dos Açores, este ano foi assinalado na cidade da Horta, na sede da Assembleia Legislativa Regional, sem condecorações e as tradicionais sopas do Espírito Santo, em virtude da situação excepcional criada pela pandemia – Covid-19.
No dia 24 de Maio de 2021, a segunda feira do Espirito Santo, foi instituído como sendo o dia da Região Autónoma dos Açores, pela Assembleia Legislativa Regional, em 1980, com a aprovação do Decreto-Regional N.º 13/80/A de 21 de Agosto para celebrar a liberdade, a fraternidade, a autonomia e a açorianidade, e esta que se estende pelos quatro cantos do mundo.

Como é do conhecimento geral, as designadas “democracias ocidentais” são, certamente, os regimes com mais liberdades e direitos do mundo. Para atingir o equilibrio democrático são propositadamente separados os poderes legislativo, executivo e judicial. Entre os direitos fundamentais de uma democracia estão, por exemplo, o direito ao voto e a liberdade de expressão, de que se destaca a liberdade de imprensa.

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante