Quarenta e sete no concelho de Angra e dezoito no da Praia
Recorde de touradas à corda em julho na Ilha Terceira
O mês de julho assume um lugar de destaque na história recente das tradições populares da Ilha Terceira, com a realização de 65 touradas à corda ao longo do mês — um número inédito no período compreendido entre 2012 e 2025. Este registo representa um dos maiores volumes de touradas à corda alguma vez agendado na ilha neste mês, evidenciando não apenas a persistência, mas também o vigor renovado de uma das manifestações culturais mais emblemáticas dos Açores.
As touradas à corda, símbolo identitário da cultura terceirense, têm vindo a resistir ao tempo e às mudanças sociais, mantendo-se como um elemento central nas festas locais, sobretudo durante os meses de verão. A marca agora atingida em julho de 2025 poderá ser interpretada como sinal de um entusiasmo crescente por parte das comissões de festas, dos criadores de toiros, dos populares e também de muitos emigrantes que, regressando à ilha nesta altura do ano, contribuem para a dinamização destas iniciativas.
É de salientar que, em 31 dias do mês, só no dia 3 não há registo de touradas. Assim sendo, o mês de julho contabiliza 65 eventos taurinos na Terceira, realizando-se 47 no concelho de Angra do Heroísmo e 18 no da Praia da Vitória.
No dia 01, está prevista uma tourada na Nossa Senhora da Ajuda, na Vila Nova (F.H.F.). A 02 de julho regista-se um evento taurino na Serra, na Ribeirinha (C.A.J.A.F.) enquanto no dia 04 haverá vacadas em São Rafael, na Conceição, em Angra do Heroísmo (C.A.J.A.F.) e na Urbanização de Santa Rita, em Santa Cruz (O.T.T.).
Seguem-se touradas no dia 05, na Urbanização de Santa Rita, em Santa Cruz (O.T.T.), na Estrada Regional, nas Cinco Ribeiras (H.F.) e em Santo Amaro, na Ribeirinha (C.A.J.A.F.).
Para o dia 06, teremos espetáculos taurinos no Terreiro, em São Bartolomeu (E.R./H.F.), na Estrada Regional, nas Doze Ribeiras (C.A.J.A.F.) e no Largo de São João, nas Fontinhas (F.P.).
O Caminho da Salga, na Vila do Porto Judeu será lugar de uma tourada no dia 07 (E.R.).
Estão marcados três eventos para o dia 08: uma vacada na Casa da Ribeira, em Santa Cruz (C.A.J.A.F./R.B./H.F./E.R.), outra na Serra, na Ribeirinha (C.A.J.A.F./M.R.) para além da tourada na Ribeira Manuel Vieira, em Santa Bárbara (B.R.).
Haverá touradas no dia 09 no Largo de São Bento (R.B./H.F.) e na Casa da Ribeira, em Santa Cruz (C.A.J.A.F./R.B./H.F./E.R.), ao passo que, no dia 10, haverá na Grota do Medo, no Posto Santo (A.L.F.) e, novamente na Casa da Ribeira, em Santa Cruz (C.A.J.A.F./R.B./H.F./E.R.).
A 11 de julho, há um espetáculo tauromáquico no Refugo, no Porto Judeu (G.R.) e, mais uma vez, na Casa da Ribeira, em Santa Cruz (C.A.J.A.F.).
Estão previstas quatro touradas para o dia 12: nas Beiras, na Casa da Ribeira, em Santa Cruz (G.R. – 4 Puros), no Corpo Santo, na Conceição, em Angra do Heroísmo (E.R.), na Serra, na Ribeirinha (C.A.J.A.F./M.R. – 4 Puros) e também no Largo da Igreja, em Santa Bárbara (H.F./O.T.T.).
Há espetáculos taurinos nas Cales, nos Altares (E.R.), e na Cova, na Serreta (E.R.) e na Ribeira Manuel Vieira, em Santa Bárbara (H.F.), no dia 13.
As seguintes touradas são no dia 14, na Grota do Medo, no Posto Santo (A.L.F.) e no Caminho do Concelho, nos Biscoitos (R.B.).
Teremos vacadas no Poço d´Além, na Vila do Porto Judeu (F.P.) e na Praça de Santo António, nos Biscoitos (E.R.) e uma tourada na Boa Hora, na Terra Chã (H.F.), no dia 15.
No dia 16, decorre uma vacada na Rua da Igreja, na Ribeirinha (J.G.), para além das touradas no Porto de Pescas, na Vila do Porto Judeu (F.P.), Bairro de São Pedro, nos Biscoitos (E.R.) e nas Beiras, na Casa da Ribeira, em Santa Cruz (J.G.).
Estão agendadas para o dia 17 três touradas: no Porto de Pescas, na Vila do Porto Judeu (M.R.), na Rua Longa, nos Biscoitos (O.T.T.) e na Rua da Igreja, na Ribeirinha (J.G.).
A Estrada Regional, na Vila do Porto Judeu será arraial de tourada no dia 18 (C.A.J.A.F./E.R.).
Para o dia 19, estão previstos eventos taurinos na Estrada Padre João Lourenço da Rocha, nas Cinco Ribeiras (R.S.), no Terreiro, no Porto Judeu (G.R.), na Rua da Igreja, na Ribeirinha (R.B.) e nas Beiras, na Casa da Ribeira, em Santa Cruz (H.F.).
Seguem-se touradas, no dia 20, no Largo de Santo António, na Vila do Porto Judeu (H.F./F.P.), no Largo da Igreja, em Santa Bárbara (H.F.) e na Rua da Igreja, na Ribeirinha (Concurso de Toiros Corridos - CAJAF/R.B./M.R./J.G.).
Está prevista no dia 21 uma vacada na Rua da Fonte, na Vila de São Sebastião (H.F.) e uma tourada, novamente, no Porto de Pescas, na Vila do Porto Judeu (F.P.).
Haverá um evento tauromáquico na Canada do Parada, na Feteira, no dia 22.
A 23 de julho, terá lugar uma tourada na Rua do Guarita, na Conceição, em Angra do Heroísmo (O.T.T.) e na Fonte, na Vila de São Sebastião (G.R.).
A Fonte, na Vila de São Sebastião, ainda é palco de touradas no dia 24 (C.A.J.A.F.), no dia 25 (O.T.T.), e também no dia 26 (H.F.). Ainda no dia 26, irá realizar-se uma tourada no Atalho, na Ribeirinha (M.S./M.R./J.G./E.R.) e uma vacada nos Regatos, em São Bartolomeu (E.R.).
Novamente, a Fonte, na Vila de São Sebastião é arraial de tourada, desta feita, no dia 27 (R.B.).
As seguintes touradas são no dia 28, no Caminho da Vila, na Vila do Porto Judeu (E.R.) e no Bairro Social, na Terra-Chã (O.T.T.).
No dia 29, há lugar uma tourada nos Regatos, em São Bartolomeu (E.R.) e no Largo da Igreja, nas Fontinhas (C.A.J.A.F.).
Decorrerá eventos no dia 30, no Largo da Igreja, nas Fontinhas (Concurso de Ganadarias - C.A.J.A.F./H.F./J.G./E.R – 4 Puros) e na Estrada Regional, nas Doze Ribeiras (H.F./R.B.).
Por fim, o mês de julho termina com um evento taurino, no dia 31, em Santo António, nas Fontinhas (H.F.).
Os espetáculos têm início pelas 18h30, com exceção das vacadas do dia 04, em São Rafael, na Conceição, em Angra do Heroísmo (14h00), do dia 08, na Casa da Ribeira, em Santa Cruz (16h00) e na Serra, na Ribeirinha (17h00), no mesmo dia, do dia 15, no Poço d´Além, na Vila do Porto Judeu (14h00), do dia 16, na Rua da Igreja, na Ribeirinha (18h00), do dia 21, na Rua da Fonte, na Vila de São Sebastião (14h00), do dia 26, nos Regatos, em São Bartolomeu (18h00), para além das touradas do dia 08, na Ribeira Manuel Vieira, em Santa Bárbara (21h00) e do dia 11, na Casa da Ribeira, em Santa Cruz (21h00).
Daniel Nunes | Fábio Meneses | Rogério Costa
Legenda na foto: Touradas á corda: Maior parte dos espetáculos agendados para julho tem início ás 18h30. João Edgardo Vieira


