Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Cinco aeronaves F-16M “Figting Falcon”, acompanhadas por uma aeronave P-3C CUP+ Orion, da Força Aérea (FA) Portuguesa, aterraram no dia 11 de junho, na Base Aérea N.º 4 (BA4), Ilha Terceira, Açores, após missão na Região Autónoma da Madeira (RAM), no âmbito das comemorações do dia 10 de junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Estiveram destacados na BA4 cinquenta militares, para garantir a operação de cinco aeronaves, pertencentes às duas esquadras da Força Aérea (FA) a operar o sistema de armas F-16M, com a missão de defesa aérea: Esquadra 201 “Falcões” e Esquadra 301 “Jaguares”.
Durante esta quase uma semana de operação, foi possível realizar oito saídas por dia, com várias tipologias de missões, nomeadamente: Defesa Aérea; Policiamento Aéreo e Ataque Convencional. Foram ainda efetuadas missões de proteção a aeronaves de elevado valor (High Value Airborne Asset – HVAA), como o sistema de armas P-3C+, que também esteve destacado durante alguns dias na BA4 e que para além das missões de vigilância na Zona Económica Exclusiva e missões de reconhecimento de alvos e de coleta de informação, fez o acompanhamento dos F-16M, durante a projeção e retração, de e para o continente.
Com este destacamento, a FA demonstrou mais uma vez a sua capacidade para projetar para qualquer área do seu Espaço Estratégico de Interesse Nacional Permanente (EEINP), com a flexibilidade e rapidez que lhe é inerente e com o mínimo de apoio logístico. Um exemplo concreto desta capacidade, foi demonstrada logo no dia 11 de junho, com a missão de treino envolvendo quatro aeronaves F-16M na Região Autónoma dos Açores (RAA), apenas duas horas após a sua aterragem na BA4, vindas da RAM.
No âmbito deste destacamento, o Comandante da Zona Aérea dos Açores (CZAA), convidou várias entidades Terceirenses, para estarem presentes num VIP DAY, no dia 12, sábado, onde tiveram a oportunidade de assistir às descolagens das aeronaves F-16M, receber uma apresentação sobre o CZAA, a BA4, a missão das Esquadras 201 e 301 e as capacidades do F-16M. No final estiveram junto das aeronaves, onde puderam sentar-se no cockpit de uma caça de combate e esclarecer todas as dúvidas sobre este sistema de armas.
No mesmo dia, foram convidados os entusiastas da aviação Terceirenses (conhecidos como Spotters), que “disparando”, incessantemente, as suas máquinas, captaram os melhores momentos das descolagens e aterragens dos F-16M.
De forma a divulgar este evento junto da comunicação social da RAA, os media locais foram convidados a estarem presentes no dia 14 Junho, onde se realizou o treino de uma missão de alerta de defesa aérea (Scramble), seguido de um briefing sobre o F-16M e uma conferência de impressa com o Comandante Aéreo, aproveitando a ocasião da sua visita a este destacamento aéreo.
Após mais esta demonstração, da capacidade de projeção do poder aéreo, para garantir a defesa aérea do território nacional, onde e quando for necessário, os F-16M da Força Aérea regressaram hoje, dia 16 de Junho, à Base Aérea N.º 5, Monte Real, onde estão colocados, prontos para iniciar mais um exercício conjunto e combinado – Hot Blade 2021, na Base Aérea N.º 11, Beja, que se inicia já esta semana.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante