A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera o programa Eco-Escolas um exemplo de formação para a preservação ambiental e a cidadania que deve ser replicado no maior número de estabelecimentos de ensino possível.
Falando na inauguração da VI Feira do Ambiente da Praia da Vitória, que decorre até quinta-feira, dia 06, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, Vânia Ferreira sublinha que as atividades, no âmbito do programa, espelham uma forma de ensino por via da participação.
“São, acima de tudo, exemplo de uma educação preocupada com o meio onde se inserem, olhando a aprendizagem não apenas como mera transmissão de conhecimento, mas também como espaço de formação para a cidadania ativa”, frisou, enfatizando, depois, a continuidade do programa em várias escolas do Concelho.
“São exemplo do empenho e resiliência no desenvolvimento deste projeto”, expressou a autarca, destacando a Escola Básica Integrada dos Biscoitos, inscrita no programa desde 2002; a Escola Secundária Vitorino Nemésio, inscrita no programa desde 2006; a Creche e Jardim de Infância Divertiláxia, inscrita no programa desde 2017; o Jardim de Infância O Gu e a Tita, inscrito no programa desde 2019; a EB1,2,3/JI Francisco Ornelas da Câmara, inscrita no programa desde 2022; e a Academia Olhar Poente, inscrita no programa desde 2023.
Na quarta-feira, dia 05, a Autarquia, no âmbito da Feira do Ambiente, homenageia publicamente as escolas praienses envolvidas no programa.
Quanto à Feira do Ambiente, a Presidente da edilidade destaca o compromisso da Autarquia na organização do certame, “pela urgência de mantermos a consciencialização para a salvaguarda e preservação do ambiente”.
“É justo também que enalteça o trabalho das Juntas de Freguesia do Concelho neste âmbito, muito dele galardoado sucessivamente com o prémio Eco-Freguesia, o qual reconhece o trabalho realizado ao longo do ano na defesa e sensibilização ambiental
“Neste particular momento, permitam-me uma referência pública a todas as Juntas de Freguesia do Concelho que este ano ostentam o galardão Eco Freguesia, nomeadamente Fonte do Bastardo, Porto Martins, Fontinhas, Vila das Lajes, São Brás, Vila Nova e Agualva. Entre as 135 freguesias dos Açores inscritas, 44 foram distinguidas, sendo 7 do concelho da Praia da Vitória”, realçou.
No final da sua intervenção, Vânia Ferreira desafiou todas as entidades a promoverem medidas e ações enquadradas na circularidade e regeneração do uso dos recursos, da eficiência energética e na investigação de novas tecnologias que preservem o ambiente.
A VI Feira do Ambiente da Praia da Vitória decorre até quinta-feira, dia 06, podendo ser visitada na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira entre as 09h00 e as 16h00. Fonte: CMPV