Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, mostrou-se hoje, um ano após a entrada em vigor da Tarifa Açores, satisfeito pelo sucesso da medida, que tem vindo a beneficiar os açorianos e o conceito de açorianidade.

“Foi uma medida de sucesso e que beneficiou, sobretudo, o açoriano e a açorianidade, termos a imagem de que os Açores são nove ilhas é vantajoso para cada família, para cada açoriano poder conhecer os Açores, a sua terra”, considerou o governante, falando em Ponta Delgada precisamente no dia em que se assinala o primeiro aniversário da entrada em vigor da medida.

O Presidente do Governo adiantou que, até ao momento, mais de 267 mil residentes beneficiaram da Tarifa Açores, tendo havido um investimento no apoio ao passageiro de 5,7 milhões de euros.

“Tivemos um compromisso de pagamento apoiado ao passageiro de 5,7 milhões de euros para um ano de funcionamento, bem como também uma previsão de número superior a 267 mil passageiros beneficiários da Tarifa Açores”, realçou José Manuel Bolieiro.

O Executivo açoriano, acrescentou o governante, tem feito o pagamento “a tempo e horas” à SATA: “ao colocarmos o pagamento do apoio ao passageiro ao operador prestador do serviço, enquanto Estado, enquanto região, nós assumimos prontidão no pagamento. Claro que é preciso estabelecer esse nível de confiança e liquidez para garantir estabilidade ao processo”, sublinhou.

Reconhecendo que implementar a medida “não foi fácil”, e lembrando as dúvidas de alguns da concretização da mesma, José Manuel Bolieiro reitera que a Tarifa Açores “é uma vantagem para a mobilidade, foi um sucesso” no primeiro ano de atividade “e é para continuar”.

A acompanhar o Presidente do Governo no encontro tido esta manhã com a imprensa esteve o presidente da SATA, Luís Rodrigues, e a delegada nos Açores da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, Catarina Cymbron.

A Tarifa Açores, medida aceleradora de criação do mercado interno, representa um importante contributo para a mobilidade dos açorianos, para um melhor conhecimento dos Açores pelos residentes nas nove ilhas e para o aprofundamento do conceito de Autonomia.

A compra de viagens consiste num processo simples e automático, onde se evitam ações suplementares por parte dos passageiros, que pagam um preço máximo pela sua viagem de até 60 euros. Fonte: GRA

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante