Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Decorreu, no passado dia 18 de março, nas instalações da Associação dos Imigrantes nos Açores (AIPA), em Angra do Heroísmo, a entrega dos certificados do curso de Português para Falantes de Outras Línguas. Uma sessão onde estiverem presentes, além dos formandos, o Diretor Regional das Comunidades, a Diretora Regional da Educação, Vice-presidente da AIPA e o Cônsul Honorário de Cabo Verde nos Açores.
A formação de 150 horas, que conta com o apoio do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades e Direção Regional da Educação, foi realizada entre 17 de setembro e 18 de dezembro e participaram 20 formandos.
O curso, criado pela Portaria nº 56/2014, de 19 de agosto, tem por objetivo proporcionar aos cidadãos estrangeiros o conhecimento da língua portuguesa, de forma a corresponder às exigências dos regimes jurídicos para aquisição de nacionalidade portuguesa, concessão de autorização de residência permanente e para o estatuto de residência de longa duração.
O curso de Português para Falantes de Outras Línguas é promovido pela AIPA desde 2014 e, para este ano, as inscrições estão abertas até o dia 31 de março. Os interessados deverão contatar a delegação da AIPA em Angra do Heroísmo.
Segundo os dados dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, os Açores acolhem 3.899 cidadãos estrangeiros, provenientes de 97 países, 15,8% dos quais residem na ilha Terceira.
Para apoiar esses cidadãos nos seus processos de integração, a AIPA tem em funcionamento dois Centros Locais de Apoio às Integração de Migrantes (CLAIM) que funcionam em Angra do Heroísmo e em Ponta Delgada.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante