Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Jornal da Praia (JP) - Fundado a 7 de Agosto de 2007, o Grupo de Forcados Amadores de Ramo Grande ao longo destes 14 anos o grupo tem vindo a conquistar o seu lugar na “praça”. Pode-nos falar um pouco sobre o percurso do grupo e o porquê da constituição deste grupo no concelho da Praia da Vitória?

Manuel Pires (MP) - O GFA do Ramo Grande surge em 2007 por um grupo de amigos com uma grande afición e gosto pela tauromaquia. Para além de todos os valores que compõem um grupo de forcados, como a amizade, camaradagem, respeito, união, etc…, está na génese deste grupo uma clara atitude de pro atividade e defesa da tauromaquia e da figura do Forcado Amador.

Estes 14 anos de história têm sido bordados a ouro por todos os elementos que integram ou já integraram o grupo. Tem sido um percurso marcado por obstáculos e por dificuldades, mas que tem sido conquistado por mérito próprio, onde já conseguimos pisar as mais importantes praças a nível nacional, dignificando a figura do Forcado Amador e honrando indiscutivelmente a jaqueta do Ramo Grande e a tauromaquia açoriana.

Nesta fase o grupo está numa clara renovação, com muitas caras novas, onde a falta de experiência por vezes faz-se sentir, mas temos de conseguir evoluir e garantir a continuidade do grupo no futuro.

JP - Quantos elementos compõem o grupo e média de idades?

MP - Neste momento o G.F.A. do Ramo Grande conta com 28 elementos no grupo sénior, com idades compreendidas entre os 18 e 43 anos, e com cerca de 8 jovens no grupo de formação com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos.

JP - Existem vários tipos de pegas, técnicas e mesmo o vestuário e rituais fazem parte dos grupos e como se apresentam em praça. Como é que o grupo se prepara para as épocas taurinas?

MP - A preparação de uma época começa logo após o término das corridas agendadas na presente temporada. Começamos desde logo a promover eventos para angariação de fundos, de modo a colmatar as despesas inerentes à nossa atividade. Realizamos alguns convívios durante o inverno com os elementos do grupo e amigos de modo a promover o espírito de amizade e união. Por norma, iniciamos os nossos treinos de tourinha no mês de janeiro, e logo que possível treinamos com gado. Considerando que não existem muitas corridas nos Açores numa temporada taurina dita normal, e quase todas as corridas são de grande compromisso, procuramos treinar com alguma regularidade com gado de forma a dar oportunidade aos mais novos de poderem evoluir e estarem preparados para pegar um toiro quando este momento surgir.

JP - Um dos momentos que marcou muito o grupo foi o falecimento prematuro do saudoso Luis Fagundes, da Fonte do Bastardo. O Festival Luis Fagundes foi uma forma do GFARG homenageá-lo)

MP - Sim, a partida do nosso amigo Luís de forma prematura foi um momento muito duro e difícil para o grupo. O Luís era um moço de grande valor e com uma personalidade muito forte, sendo um dos elementos fundadores deste grupo. O Festival Luís Fagundes foi a forma que encontramos para o podermos homenagear e para que o seu nome continuasse bem vivo junto de todos nós.

JP - Finalizada a época taurina qual é o balanço que o grupo faz do ano 2021? Foi positivo para o grupo?

MP - A temporada Taurina 2021 foi provavelmente a nossa pior temporada desde 2007. Se por um lado tivemos apenas 2 corridas de toiros, sendo pouco para o que são as aspirações de qualquer grupo de forcados, por outro não tivemos ao nosso melhor nível. Foi uma época com lesões graves para alguns elementos, o que é sempre de lamentar. Contudo, foi mais uma época de aprendizagem, foi mais uma etapa na nossa caminhada que nos ajudará certamente a evoluir e a melhorar enquanto forcados, enquanto pessoas e enquanto aficionados.

JP - … e para 2022 quais as “ganas” que o Grupo de Forcados Amadores de Ramo Grande, vai valer-se e projetos?

MP - Em 2022 o Grupo completa 15 anos. É uma data importante para nós e certamente que iremos comemorar esta data com o devido significado e protagonismo que ela merece. Já existem alguns convites para participarmos em algumas corridas, quer sejam em Portugal Continental, como no estrangeiro. De uma forma geral o nosso grande objetivo é podermos voltar e a pisar as arenas e o grupo apresentar-se a um bom nível como é seu apanágio. Esperemos sinceramente que a situação pandémica não prejudique novamente o desenrolar da temporada taurina e que possamos voltar a ter praças cheias de público e com muita emoção nas arenas.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante