Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

A Plataforma ODSlocal conta com a participação dos municípios dos Açores para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Este compromisso com a sustentabilidade é demonstrado através dos diversos projetos submetidos na plataforma, impulsionados por iniciativas da sociedade civil, incluindo instituições de solidariedade social (IPSS), organizações não governamentais (ONG), startups, escolas, associações e outras entidades.

Ao todo, os Açores apresentaram 186 projetos distribuídos por várias dimensões da sustentabilidade e que estão situados em 14 municípios. Este número reflete uma tendência de crescimento de projetos inovadores na região, observada nos anos anteriores e reforçada em 2025.

Destacam-se, entre os municípios com maior número de candidaturas, Horta (116), Praia da Vitória (22) e Ponta Delgada (15) projetos. Além disso, merecem destaque as iniciativas inovadoras sediadas em Angra do Heroísmo (9) e São Roque do Pico (7).

A Plataforma ODSlocal é uma iniciativa pioneira ao nível mundial, que tem como objetivo ajudar os municípios portugueses a atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Desde o seu lançamento, em 2020, já foram mobilizados 139 municípios de todo o país e mapeados 1.961 projetos locais, desenvolvidos por vários tipos de entidades, e 5.509 boas práticas desenvolvidas pelas autarquias. Estes números evidenciam o forte compromisso dos municípios em colocar as várias dimensões da sustentabilidade no centro das suas políticas e ações diárias, para cumprir os 17 ODS e as 169 metas propostas pela ONU. Entre as ações destacam-se iniciativas de carácter ambiental, de transformação digital, medidas com impacto social e incentivos à educação para a reflorestação, entre outras.

Entre os vários projetos da Região dos Açores que foram registados no portal ODSlocal em 2025, a título exemplificativo, encontram-se:

Horta:

Programa educativo AMar-Aprender o mar dos Açores: Esta iniciativa, desenvolvida pelo Observatório do Mar dos Açores, é resultado de um trabalho continuado, que se iniciou em 2012, e tem como objetivo promover a literacia do oceano junto do público escolar dos Açores, integrando-se nos currículos escolares regionais e adaptando-se a todos os níveis de ensino, envolvendo milhares de alunos.
Ao longo dos anos o projeto evoluiu e consolidou-se como um programa de referência na Região, estando neste momento totalmente implementado na ilha do Faial. O Programa Educativo "AMar" proporciona uma experiência de aprendizagem informal, que aproxima as crianças e jovens do mar, formando cidadãos informados e ativos na defesa e preservação dos ecossistemas marinhos dos Açores.

Exposição Permanente do Museu da Fábrica da Baleia de Porto Pim - Da Caça à Conservação: Um projeto que visa a valorização da identidade açoriana, através da interpretação e divulgação da forte relação entre as comunidades e o mar, e sensibilizar para a exploração sustentável dos recursos marinhos. Uma viagem desde a baleação até ao presente, que tem como público principal os turistas que visitam a ilha do Faial, sendo um dos locais de visita mais procurados, recebendo anualmente uma média de 12 mil visitantes. Em 2023, a exposição permanente foi alvo de uma renovação profunda, procurando uma melhoria da experiência de visitação. Atualmente, pode encontrar-se um testemunho da indústria baleeira açoriana, essencial à sua compreensão histórica, económica e social. Partindo da Baleação americana, a exposição acompanha a História até ao presente, evidenciando a importância da conservação do oceano, com especial enfoque na espécie caçada nos Açores – o Cachalote.

Ponta Delgada:

Centro de Atividades de Natureza, Bem-Estar e Cultura (CANBEC) – Fenais da Luz: Localizado na Casa do Dízimo, um edifício do século XVI, e integrado na agência para o turismo inclusivo Azores For All, o CANBEC desenvolve atividades e experiências que promovem e valorizam o património natural e cultural da freguesia dos Fenais da Luz. Um espaço dedicado à história da baleação na ilha de São Miguel e que promove o património cultural, natural e social das freguesias de Fenais da Luz, Rabo de Peixe, Maia e Fenais da Ajuda, promovendo um turismo cultural e de natureza, além da marca territorial “Terras de Azorina”, ligada ao ecoturismo e à valorização do património local.

Praia da Vitória:

Semear para crescer: Um projeto que tem como missão "aproximar as crianças da agricultura, desenvolvendo a curiosidade e gosto de saber sobre a terra, os animais e o que estes nos dão"., desenvolvido em contexto prático, com empresários agrícolas locais, na área da horticultura, fruticultura e pecuária. O ambiente, a forma sustentável de explorar o solo, os animais e a produção de alimentos é o palco de aprendizagem. Para além de eventos abertos à comunidade desenvolvidos nas várias explorações agrícolas parceiras, associação a uma escola local (Fontinhas), e uma rede de mais de 20 parceiros, este projeto promove a igualdade de oportunidades, a sustentabilidade ambiental e alimentação saudável, para além de fazer crescer crianças em ambientes saudáveis e propícios ao desenvolvimento de competências que farão uma comunidade mais consciente e amiga do ambiente.

São Roque do Pico:

Oficinas de Teatro - Infantil, Juvenil e de Adultos: A Associação Cultural de São Roque do Pico promove oficinas de teatro para várias idades, focadas em educação, desenvolvimento pessoal e envolvimento comunitário. As oficinas exploram técnicas teatrais, dinâmicas de grupo e criação de cenas, visando melhorar a expressão, criatividade e comunicação dos participantes.

O Prémio ODSlocal na categoria Projetos vai ser entregue no decorrer da Conferência      ODSlocal 2025, no dia 21 de novembro, a partir das 14h00, no Pavilhão Municipal João Francisco Ribeiro Corrêa, no Cadaval, onde serão também apresentadas diversas iniciativas das autarquias e agentes da sociedade que se destacam pelo seu contributo para o desenvolvimento sustentável.

Sobre a Plataforma ODSlocal:

A Plataforma ODSlocal é uma iniciativa que visa mobilizar os municípios e outras entidades relevantes para a concretização, ao nível local, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030 das Nações Unidas. Nasceu de uma parceria entre o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), o OBSERVA (ICS-Universidade de Lisboa), o MARE (Universidade Nova de Lisboa), e a 2adapt, e é apoiada pela Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI. Integra um portal online dinâmico que permite visualizar e acompanhar os progressos e contributos de cada município em relação aos ODS.

Mais informações em: www.odslocal.pt.

Sobre os promotores:

Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável

O Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS) é um órgão consultivo independente, criado pelo Decreto-Lei nº 221/97, de 20 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 136/2004, que tem por missão proporcionar a participação das várias forças sociais, culturais e económicas na procura de consensos alargados relativamente às políticas de ambiente e de desenvolvimento sustentável.

Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

O ICS-ULisboa é uma instituição universitária dedicada à investigação e à formação avançada em ciências sociais. A sua missão é estudar as sociedades contemporâneas, com ênfase em Portugal e nas sociedades e culturas com as quais temos relações históricas, no espaço europeu e noutros espaços geográficos. A equipa de investigação integra o Grupo de Investigação Shift e o novo observatório OSEM – Observatório Sociedade em Mudança, dando continuidade ao legado do OBSERVA – Observatório de Ambiente, Território e Sociedade (1996-2024) de promover a disseminação de informação sobre a dimensão social das questões ambientais.

MARE-Universidade Nova de Lisboa

O MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente - é um centro de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação, com uma abordagem integradora e holística, concentrando grande diversidade de valências, capacidades e meios, e tendo uma implantação territorial de âmbito nacional, que desenvolve as suas atividades de investigação orientadas para os problemas e desafios da sociedade, em estreita parceria com centros de investigação nacionais e internacionais.

2adapt

A 2adapt é uma empresa de serviços de adaptação às alterações climáticas, spinoff do grupo de investigação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Desenvolve produtos tecnológicos com base científica e presta serviços de consultoria, visando aumentar o conhecimento e a compreensão dos impactos do clima, para uma melhor gestão e planeamento das organizações que desejam adaptar-se aos riscos associados às mudanças climáticas, promovendo a sua resiliência e a sustentabilidade.

Sobre a Fundação ”la Caixa”

A Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no grupo CaixaBank. Em 2025, destina 50 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante