- Detalhes
- Categoria: Diáspora
- Acessos: 644
Entre os dias 14 e 18 de novembro de 2022 vai realizar-se a 3ª Edição da Cimeira Lusófona de Liderança, o maior evento de partilha de boas práticas de liderança nas Organizações lusófonas e, pela primeira vez, o evento irá acontecer em formato híbrido, com Cabo Verde (São Vicente) como país anfitrião.
A Cimeira Lusófona de Liderança é um evento que reúne Líderes da Lusofonia para debater temas atuais e soluções conjuntas para desafios da Liderança no contexto das empresas e da sociedade em geral.
Pela terceira vez na história do mundo lusófono, líderes organizacionais e da sociedade civil reúnem-se virtualmente e presencialmente para discutir sobre os principais temas que irão ter impacto no desenvolvimento da liderança nos países lusófonos.
Da parte da manhã entre 14 e 18 novembro, teremos as conferências https://seloninaja.com/, com mais de 43 oradores de várias geografias (Portugal, Cabo Verde, Moçambique, Angola, Brasil), do mais elevado nível do mundo corporativo e da sociedade civil.
Este ano, o foco será a Liderança E-mocional, e os temas centrais abordados serão: Pessoas e Cultura Organizacional / Saúde e Bem-estar nas Organizações / Transição digital / Formação e Aprendizagem Organizacional / Grandes Líderes Lusófonos.
O evento é gratuito e convida os executivos a falar sobre os atuais grandes desafios de gestão e de liderança, a partilhar boas práticas e a revelar a sua visão de futuro.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site www.cimeiralusofonadelideranca.com até ao dia 11 de novembro, com um número limitado de vagas.
- Detalhes
- Categoria: Diáspora
- Acessos: 1979
O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, desloca-se, entre hoje e 30 de julho, aos Estados Unidos da América, onde irá contactar com diversas entidades e políticos açor-descendentes, bem como participar na 45.ª Comissão Bilateral Permanente entre Portugal e os Estados Unidos da América.
Artur Lima inicia o seu périplo pela Califórnia reunindo-se com a Cônsul-Geral em São Francisco e estabelecendo contactos com diversas entidades e associações locais, nomeadamente a California Portuguese-American Coalition (CPAC), a Portuguese American Leadership Council of the United States (PALCUS), a Portuguese Fraternal Society of America (PFSA) e a Casa dos Açores de Hilmar. O governante reunirá ainda com o Cônsul-Honorário de Portugal em Tulare, Diniz Borges, e com o Reitor da Universidade California State University Fresno, Saúl Jimenez-Sandoval.
Nesta deslocação aos Estados Unidos da América, Artur Lima tem ainda previstos encontros com políticos e empresários açor-descendentes, a fim de aprofundar as relações políticas e económicas entre a Região Autónoma dos Açores e a diáspora.
No dia 28 de julho, o Vice-Presidente do Governo participará na 45.ª Comissão Bilateral Permanente, que se realiza em Washington. Entre outros pontos da agenda, os trabalhos da reunião incluem a análise de matérias relacionadas com a Base das Lajes ao nível ambiental, laboral e das infraestruturas, assim como um ponto de situação da cooperação com os Açores existente em outros domínios como é o caso da Educação e da Saúde.
Nesta deslocação aos Estados Unidos da América, o Vice-Presidente do Governo, Artur Lima, estará acompanhado pelo Diretor Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, Carlos Amaral.
- Detalhes
- Categoria: Diáspora
- Acessos: 2176
A equipa do Museu de Arte MassArt, de Boston, aproveitou o encerramento durante a pandemia e criou um programa especificamente para a comunidade de língua portuguesa.
Pela primeira vez, estudantes de língua portuguesa na área metropolitana de Boston estarão aprendendo sobre um artista português na sua língua materna, o português.
Quando o MassArt Art Museum (MAAM) fechou em março de 2020 devido à pandemia, a equipa reformulou o seu programa Procurando Aprender, que existe há 25 anos e tradicionalmente atendia escolas da área de Boston para um modelo virtual.
Michaela Blanc, Curatorial Fellow do MAAM e pós-graduação em Museum Education na Universidade Tufts, viu uma nova oportunidade para o programa e adaptou-o para atender escolas de língua portuguesa.
Em parceria com o Consulado Geral de Portugal, o MAAM lançou esta nova oferta no outono para 10 programas pós-escolares em Massachusetts e Rhode Island e agora o programa está sendo oferecido como parte do currículo em aulas de língua portuguesa nas escolas primárias e secundárias. A esperança é tornar este programa nacional.
Michaela enquadrou a conversa em torno de Valkyrie Mumbet, uma instalação no MAAM da mundialmente conhecida artista portuguesa Joana Vasconcelos como uma homenagem a Elizabeth “Mumbet” Freeman, que foi a primeira afro-americana escravizada a entrar com um processo de liberdade em Massachusetts. Com Valkyrie Mumbet como inspiração, Michaela está usando atividades de criação de arte para iniciar conversas sobre racismo sistémico, feminismo e identidade.
Para servir a comunidade mais ampla de língua portuguesa, o MAAM também lançou um novo conteúdo, “Make with MAAM”, no seu site em português e espanhol, para que qualquer pessoa possa criar obras de arte inspiradas nas exposições patentes no museu. in Portuguese Times