Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

O período de candidaturas à organização dos Cursos de Português para Falantes de Outras Línguas já se encontra aberto - as entidades interessadas têm até 31 de março para formalizarem as respetivas candidaturas junta da Direção Regional das Comunidades.

Os Cursos de Português para Falantes de Outras Línguas são uma iniciativa promovida pelo Governo dos Açores, através das direções regionais das Comunidades e da Educação, que visam contribuir para a plena integração dos cidadãos estrangeiros residentes no arquipélago, através da sua valorização pessoal e profissional.

São elegíveis para entidades formadoras os estabelecimentos de ensino público e as entidades de natureza pública, privada ou cooperativa, nomeadamente autarquias, empresas ou associações empresariais, sindicatos e associações de âmbito local, regional ou nacional.

Estas formações são destinadas a cidadãos de nacionalidade estrangeira, residentes na Região Autónoma dos Açores, com idade igual ou superior a 18 anos, que comprovem não possuírem nacionalidade portuguesa, e que possuam um título válido de residência permanente em Portugal ou comprovativo de que iniciaram o procedimento para a sua obtenção, renovação ou prorrogação.

A aprovação destes cursos certifica os formandos com conhecimentos de português do nível A2 de proficiência linguística do utilizador elementar ou superior, fazendo prova do conhecimento de língua portuguesa, nos termos do disposto no Regulamento da Nacionalidade Portuguesa e do regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território nacional e respetiva regulamentação.

Em 2023 foi registado um recorde de inscrições nesta iniciativa, com três entidades organizadoras (a Associação dos Imigrantes nos Açores, o Gabinete de Apoio a Migrantes da Cresaçor e a Câmara Municipal da Horta), num total de seis cursos, dois por entidade, nos quais se inscreveram 111 formandos de 29 nacionalidades.

Desde o seu início, em 2013, foram realizados 31 cursos, ministrados por seis entidades das ilhas do Faial, Flores, Pico, São Miguel e Terceira, que contaram com cerca de 600 formandos inscritos, de um total de 62 nacionalidades.

Os Cursos de Português para Falantes de Outras Línguas estão regulamentados pela portaria n.º 49/2012, de 27 de abril, alterada e republicada pela portaria n.º 56/2014, de 19 de agosto.

Para esclarecimentos adicionais entre em contato com a Direção Regional das Comunidades, através do telefone 296 204 700 e do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., ou consulte as informações sobre estas formações no Portal do Governo dos Açores, através da ligação https://bit.ly/3ZQhXDQ.

Os dois cursos organizados pela Cresaçor o ano passado na ilha de São Miguel, em regime laboral e pós-laboral, encerraram formalmente este mês com a entrega dos certificados de aproveitamento final.

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, desafiou ontem os Deputados açorianos a fazerem “uma reflexão mais aprofundada” sobre a representatividade da Diáspora no Parlamento Regional.

“Julgo que é tempo de mostrar que os açorianos que vivem além-fronteiras não são menos do que os outros, garantindo-lhes direitos de representatividade semelhantes aos já consagrados para a Assembleia da República”, afirmou o Presidente da Assembleia no discurso que proferiu na Sessão Solene Comemorativa do Dia da Região Autónoma dos Açores 2023, realizada ontem no concelho das Lajes do Pico.

Na ocasião, o Presidente do Parlamento açoriano apelou à necessidade de se reconhecer o trabalho e o contributo dos emigrantes açorianos, tendo defendido a criação de um programa de intercâmbio sociocultural juvenil entre a Região e a Diáspora, para que “os jovens de cá e de lá, se conheçam melhor” e intensifiquem “esse relacionamento”.

Durante o discurso, o Presidente da Assembleia Legislativa evidenciou a sustentabilidade como marca comum do desenvolvimento da Região, reclamando mais união e coesão territorial: “A verdadeira sustentabilidade não se constrói sem coesão. A tal coesão que tem sido a maior falha da nossa Autonomia ao longo destes quase 47 anos”.

“Queremos todos uma Região mais unida e mais coesa, que garanta as necessidades básicas de todas as suas ilhas”, afirmou o Presidente da Assembleia.

Para o Presidente Luís Garcia, o arquipélago é como "um comboio de nove locomotivas perfeitas, ainda que com diferentes tamanhos e necessidades”, por isso “só temos de continuar a alimentar e a cuidar de cada uma delas, para que o todo não perca velocidade nem intensidade”.

“Queremos todos uma Região mais unida e mais coesa, que garanta as necessidades básicas de todas as suas ilhas”, sublinhou o Presidente da Assembleia,

Criticando o “ostracismo” da República “em relação aos Açores”, assente num centralismo que “está bem acordado” e que coloca a Região de fora “em matérias fundamentais, como aconteceu com a lei da eutanásia ou o IVA zero”, o Presidente da Assembleia fez questão de lembrar os presentes na sessão que “a Autonomia não desresponsabiliza ninguém. Muito menos o Estado”.

A sessão solene, em que foram também atribuídas 27 Insígnias Honoríficas Autonómicas, decorreu no concelho das Lajes do Pico, encerrando uma primeira ronda de comemorações do Dia da Região pelos 19 concelhos do arquipélago, tendo o dia já sido comemorado também na Diáspora, nomeadamente nos Estados Unidos da América e Canadá.

Entre os dias 14 e 18 de novembro de 2022 vai realizar-se a 3ª Edição da Cimeira Lusófona de Liderança, o maior evento de partilha de boas práticas de liderança nas Organizações lusófonas e, pela primeira vez, o evento irá acontecer em formato híbrido, com Cabo Verde (São Vicente) como país anfitrião.

A Cimeira Lusófona de Liderança é um evento que reúne Líderes da Lusofonia para debater temas atuais e soluções conjuntas para desafios da Liderança no contexto das empresas e da sociedade em geral.
 

Pela terceira vez na história do mundo lusófono, líderes organizacionais e da sociedade civil reúnem-se virtualmente e presencialmente para discutir sobre os principais temas que irão ter impacto no desenvolvimento da liderança nos países lusófonos.

Da parte da manhã entre 14 e 18 novembro, teremos as conferências https://seloninaja.com/, com mais de 43 oradores de várias geografias (Portugal, Cabo Verde, Moçambique, Angola, Brasil), do mais elevado nível do mundo corporativo e da sociedade civil.

Este ano, o foco será a Liderança E-mocional, e os temas centrais abordados serão: Pessoas e Cultura Organizacional / Saúde e Bem-estar nas Organizações / Transição digital / Formação e Aprendizagem Organizacional / Grandes Líderes Lusófonos.

O evento é gratuito e convida os executivos a falar sobre os atuais grandes desafios de gestão e de liderança, a partilhar boas práticas e a revelar a sua visão de futuro.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site   www.cimeiralusofonadelideranca.com até ao dia 11 de novembro, com um número limitado de vagas.

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante