Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

MiratecArts marca o Dia Internacional da Animação, 28 de outubro, a noticiar os planos para a quinta edição do festival de animação na ilha do Pico, AnimaPIX, a acontecer em dezembro.

"Este ano de 2020, a comemoração do Dia Internacional da Animação é ainda mais especial" admite Terry Costa, o diretor artístico da MiratecArts, entidade organizadora do AnimaPIX. "A madrinha do nosso festival, Regina Pessoa, concebeu o cartaz da celebração internacional, que também marca os 60 anos da Association Internationale du Film d’Animation." 

 Regina Pessoa obtém a sua inspiração visual da pintura, que estudou antes de conhecer a animação, as histórias alternativas em quadrinhos e da literatura. A artista explicou que estava "fascinada com a possibilidade de adicionar movimento aos ricos visuais e texturas que desenvolvia na pintura, e continuo a explorar esse caminho, inspirando-me na minha própria infância e nas pessoas ao meu redor”, como o excêntrico Tio Tomás, cujo chapéu seu parceiro Abi Feijó segura no cartaz. Os artistas participaram na quarta edição do AnimaPIX.  

 Devido às restrições que a pandemia veio causar aos eventos, a MiratecArts não consegue apresentar este ano o programa com centenas de crianças e jovens. Mesmo assim, a entidade organizadora decidiu avançar com exposições e eventos para pequenos grupos, para os quais será necessário registo para participar. Atividades para os mais pequenos, durante o horário escolar, não vão faltar — desde construir monstrinhos com areia moldável, passando pela sala de banda-desenhada e livros ilustrados e, ainda, a já conhecida personagem "Néveda" terá os seus momentos. 

 Para a audiência em geral está aberto ao público, durante o mês de dezembro, no horário do expediente, a sala de exposições na Biblioteca Auditório da Madalena. Em memória do grande criador da Mafalda, Quino, que faleceu este ano, podem visitar uma exposição sobre esse tema. Aqui também se destaca a exposição comemorativa dos 10 anos do Concurso Internacional de Banda Desenhada "Avenida Marginal". Esta trienal de BD, com génese na ilha do Faial, é organizada por Marco Fraga Silva. ,

Sendo assim, MiratecArts convida a visitarem, a partir do dia 4 de dezembro, a Biblioteca Auditório da Madalena para um cheirinho de AnimaPIX. www.mirateca.com

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante