Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Abriu recentemente no Porto Martins, uma nova aposta na restauração. Trata-se do Vista Grill & Lounge, um novo conceito de casa de grelhados e bar, localizado bem no centro da freguesia, ao lado da Casa do Povo e Igreja, sobranceiro à baia do Porto Martins.

Jornal da Praia falou com o proprietário John Rego, filho de pais da Fonte do Bastardo, que a viver no Canadá, não deixou de explicar como surgiu o Vista Grill & Lounge.

O projeto nasceu motivado pelas ligações que John Rego tem à ilha Terceira e pelos verões que passou entre a Fonte do Bastardo e o Porto Martins. John Rego não quis deixar de referir as suas raízes luso descendentes:

“Como um canadense nascido, criado e educado com 4 filhos e minha esposa, Cindy, que também é canadense, filha de pais da Lituânia, passávamos grande parte das férias de verão no Porto Martins.

Os meus pais eram ambos Fonte do Bastardo tendo emigrado para o Canadá em 1963.

Quando eu era jovem, como família, tínhamos o privilégio de passar todo o verão na Terceira, primeiro na terra natal dos meus pais. No início dos anos 80 meu pai comprou uma casa pequena à beira-mar no Porto Martins. Este refúgio relaxante foi apreciado ao longo dos anos por minha família, meus filhos e muitos amigos visitantes.”

Continuando, John Rego refere que “embora eu tenha passado a maior parte do tempo em meu país natal, o Canadá, criando minha própria família, sempre ansiamos por visitar a Terceira no verão, onde criamos muitas memórias com parentes e amigos ao longo dos anos e passamos a amar este lugar especial junto com as pessoas que moravam lá.”.

Com o Covid-19, o pai doente e a mãe a necessitar de apoio, John Rego e a família vieram algum tempo para a Terceira para apoiarem os pais. É neste período de pausa que John Rego começa a “grelhar em lume brando” a ideia de construir algo no Porto Martins:

“Também durante esse tempo, eu costumava relaxar à noite com alguns dos meus amigos na Casa do Povo do Porto Martins, tomando uma ou duas cervejas, mantendo a distância social que o Covid-19 implicava, víamos futebol, o Benfica a jogar e ao ar livre fazíamos churrasco e apreciávamos a baía. Sempre tive paixão por entreter e cozinhar para amigos…”

“Num desses convívios, conheci o Bruno que veio ajudar e também tinha uma paixão por grelhar alimentos. Entre conversas e churrascos descobri que ele trabalhava na área da churrascaria e que nossos pais se conheciam e que em tempos chegaram mesmo a fazer churrascos juntos durante as festas de freguesia”.

Ao conhecer o Bruno e a sua paixão pelo churrasco, John Rego numa noite em que regressava a casa depois de ter ido ao bar da Casa do Povo do Porto Martins, surge a ideia de criar o Vista Grill & Lounge, num espaço vago na Casa do Povo.

“Numa noite especial, quando saía da Casa do Povo para voltar para casa, fiquei maravilhado com a lua que estava pendurada no céu da baía que estava totalmente iluminada como se alguém tivesse acendido as luzes do oceano. Percebi então que a vista era simplesmente deslumbrante e especial. Enquanto caminhava, notei também que a maior parte da Casa do Povo não estava sendo utilizada e que mais da metade estava vazio e parecia abandonado.

Meu primo que fazia parte da direção da Casa do Povo na altura, disse-me que o espaço era ocupado por um gabinete utilizado pelas enfermeiras que semanalmente iam ao Porto Martins para prestarem cuidados de saúde. Minha mente começou a girar e perguntei se podia ver o espaço, ele concordou com uma cara confusa. Na semana seguinte, mais ou menos, pensei na possibilidade de converter este espaço num ótimo lugar para amigos, família e pessoas para desfrutar de uma excelente refeição grelhada juntamente com alguns bons vinhos e com uma vista espetacular única sob o céu de luar, daí o nome VISTA.”.

O projeto concretizou-se então com a ajuda do amigo Bruno, de vários amigos e do primo:

“Com tempo livre, procurei o Bruno e conversei sobre a minha ideia, o que eu acreditava que seria uma ótima ideia de criar uma churrasqueira fabulosa naquele espaço da Casa do Povo do Porto Martins. Comecei a trabalhar junto com meu primo e vários órgãos sociais da direção da Casa do Povo, para concretizar o projeto. Pensaram que eu era louco, mas depois da direção da Casa do Povo ter conhecido o meu projeto para aquele local, foi então decidido por unanimidade a instalação de um projeto de restauração naquele lugar, nascendo assim o Vista Grill & Lounge.

A partir desse momento, com a ajuda de várias pessoas, tornamos minha visão, Vista, realidade à beira mar na baía do Porto Martins.”.

Aberto das 12h00 às 15h00 e das 18h00 às 23h00, o Vista Grill & Lounge encerra às quartas feiras para descanso semanal.

Mais sobre este restaurante em https://www.facebook.com/vistagrilllounge

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante