Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Decorreu dia 08 de fevereiro de 2021 a entrega de mais uma medalha de reconhecimento, a uma criança do Hospital de Dia Pediátrico, ao abrigo do projeto “Grupo dos Duros”, promovido pela equipa daquele Serviço, em colaboração com a Comissão de Humanização e o Conselho de Administração do HSEIT.
O Projeto consiste na entrega de uma lembrança a cada criança que termina o seu tratamento oncológico e que, com muita força e perseverança, venceu a batalha contra a doença. A lembrança é uma medalha onde está gravado o nome da criança e, no verso da mesma, a data fim do tratamento e o grupo de sangue. É, desta forma, uma recordação da passagem pelo HSEIT, representando o final de uma experiência sofrida, mas vitoriosa.
O Hospital de Dia Pediátrico do HSEIT destina-se a crianças e adolescentes que necessitam de tratamento ou procedimentos em meio hospitalar, melhorando a qualidade de vida e reduzindo os custos inerentes a um internamento. Paralelamente, permite uma maior aproximação da criança/adolescente à sua família, diminuindo o absentismo escolar que muitas vezes é causa do insucesso escolar destas crianças e jovens, e reduz a ausência ao trabalho por parte dos pais.
Enquanto esperam, pelos tratamentos ou procedimentos, as crianças e jovens podem escolher atividades lúdicas ou pedagógicas, proporcionadas pelas Educadoras de Infância, de modo a reduzir a ansiedade, a facilitar as intervenções clinicas e de enfermagem que a doença exige e, assim, ajudar a passar o tempo. Esta forma de humanização que o HSEIT vem preconizando tem contribuído para uma nova visão sobre tratamentos em hospital de dia, elevando a qualidade dos serviços prestados a estes utentes.
Não é demais enaltecer a bravura destas crianças, que passam por experiências verdadeiramente traumatizantes, bem como o empenho, dedicação e a iniciativa, dos Profissionais de Saúde deste Serviço, que referem que “fruto da passagem frequente e prolongada, é criado um laço como uma amizade familiar para a vida toda”, mais vincado neste grupo "Grupo dos Duros", que são as crianças da oncologia pediátrica.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante