Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, preside, no próximo dia 3 de Novembro de 2025, à cerimónia de entrega do Prémio Literário Vitorino Nemésio, a ter lugar pelas 18h00, no foyer do Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória, integrando o programa do Festival Literário Outono Vivo.
A sessão inicia-se com as boas-vindas da Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, seguindo-se o anúncio do vencedor da primeira edição do prémio, a cargo do Presidente do Júri, Professor Doutor Eduardo Ferraz da Rosa, que fará uma breve nota de enquadramento sobre o mérito literário da obra distinguida.
Segue-se o momento da entrega do prémio ao vencedor, pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e pelos membros do júri, os quais serão também reconhecidos pela ALRAA pelo contributo prestado nesta primeira edição.
A cerimónia termina com um momento musical protagonizado por João da Ilha (voz e guitarra), que interpretará temas inspirados em poemas de Vitorino Nemésio, evocando o legado literário e afetivo do autor.
O livro Irma, obra vencedora do Prémio Literário Vitorino Nemésio, será apresentado publicamente logo após a cerimónia, no bar da Academia de Juventude e das Artes, ficando a apresentação da obra a cargo da Professora Doutora Leonor Almeida.
Recorde-se que o Prémio Literário Vitorino Nemésio, criado pela Resolução da ALRAA n.º 12/2024/A, pretende homenagear o poeta e escritor açoriano, perpetuando o seu nome e elevando a cultura da Região Autónoma dos Açores, valorizando a açorianidade na cultura portuguesa e incentivando a criação literária e o gosto pela leitura e pela escrita.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante