Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

O Presidente do PS Açores alertou, esta terça-feira, para os impactos negativos das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre os produtos europeus, e criticou o apoio do partido Chega a medidas que colocam em risco a competitividade dos produtos açorianos, como o queijo de São Jorge.

“Nós sabemos que os Estados Unidos aumentaram as tarifas em relação aos produtos europeus exportados para os Estados Unidos, o que afetará, também, os produtos açorianos, nomeadamente o queijo de São Jorge”, afirmou o líder socialista, para salientar a incongruência do partido Chega que “se diz o partido dos agricultores, mas, ao mesmo tempo, apoia as tarifas do Presidente Trump”.

Para o candidato socialista às eleições legislativas de 18 de maio, estas tarifas prejudicam duplamente os Açores, encarecendo os produtos regionais nos mercados internacionais e aumentando a concorrência interna.

“Todos os produtos concorrentes ao queijo de São Jorge e aos laticínios dos Açores que entram nos Estados Unidos vão ter que procurar outros mercados, procurando outros mercados vão entrar em mercados que são concorrenciais aos produtos dos Açores”, afirmou.

De acordo com o socialista, que falava à margem de uma reunião com a União de Cooperativas Agrícolas de Lacticínios de São Jorge, o Chega é também o partido “que acha que a União Europeia deve impor barreiras à entrada de produtos”, uma medida que “acabaria por prejudicar os lavradores açorianos”, uma vez que “o único produto que iria subir com essas tarifas seriam os combustíveis”.

Na ocasião, e além da questão tarifária, o Presidente do PS Açores identificou outros dois riscos graves para o setor agrícola: os rateios no programa POSEI já a partir do próximo ano e o sistema de transporte de mercadorias na Região, que compromete a capacidade de exportação e abastecimento das ilhas.

“É muito difícil prever quando é que os navios chegam para que as mercadorias possam ser recebidas ou exportadas”, afirmou Francisco César, para defender “uma alteração do sistema de transportes de carga e mercadorias em relação ao continente”.

Para o Presidente do PS/Açores e candidato às eleições legislativas de 18 de maio, estes são riscos que preocupam, atualmente, “a economia açoriana e, em particular, o setor agrícola”.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante