Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

A candidata à presidência da Câmara Municipal da Praia da Vitória pela coligação PSD/CSD-PP, Vânia Ferreira, apoia a criação de “um Museu dedicado ao Toiro e à Tauromaquia na cidade”, disse, à margem de uma reunião realizada com a Tertúlia Tauromáquica Praiense, que propôs a iniciativa.
“Queremos criar um espaço dedicado à nossa tradição taurina, com a finalidade de transportar no tempo as suas origens e a sua evolução na Terceira, para que quem nos visite perceba o nosso respeito pelos toiros, como também toda a dinâmica sociocultural que se desenvolveu em torno desta paixão muito terceirense, nomeadamente na tourada à corda”, referiu.
Esse Museu dedicado ao Touro e à Tauromaquia seria então “o lugar de, na Praia da Vitória, compilar histórias, espólio, e homenagear aqueles que dedicam a sua vida às várias tradições taurinas”, avançou a candidata praiense.
Para Vânia Ferreira “a autarquia deve ser um parceiro das entidades que visem promover a tauromaquia, enquanto elemento fundamental da cultura popular do nosso concelho, como é o caso do trabalho desenvolvido pela Tertúlia Tauromáquica Praiense”.
“Com esta reunião, percebemos que é necessário rever o protocolo existente entre a Câmara e esta associação. Não só para que a já famosa Corrida de Toiros das Festas da Praia possa continuar a ser organizada com qualidade, como também para que se possam levar avante a anual Gala Tauromáquica e, ainda desenvolver iniciativas junto dos mais novos, de cariz intergeracional, que permitam a partilha de legado e a promoção desta nossa tradição”, defende a social democrata.
Vânia Ferreira aproveitou ainda a ocasião para fazer referência ao atual Regulamento do Cooperar e Desenvolver na Praia da Vitória, “uma boa ferramenta destinada ao associativismo no nosso concelho, que merecerá também a nossa melhor atenção, para que, por um lado, possa satisfazer de forma transparente, equitativa e eficaz as pretensões das associações na promoção da nossa cultura, e por outro, corresponder aquele que é o caminho que queremos trilhar no município”, concluiu.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante