Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Crónica do tempo que passa (75)
O desabrochar de novos sonhos

Dentro de poucos dias, completa-se um ano que os açorianos começaram a pressentir algo de renovador que iria acontecer. O tom e o discurso proferido por José Manuel Bolieiro no Congresso do PSD, realizado na Madalena do Pico, já vaticinava uma possível mudança política nos destinos dos Açores e na forma de a vir a concretizar.
Por essa altura estava internado no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT), após uma grande e delicada cirurgia ao intestino, a que nos referimos numa série de escritos designados por «Aerogramas Hospitalares-Radioscopias», espelho do quotidiano dos doentes e dos seus cuidadores.
Esse discurso foi decisivo para apagar os efeitos dos medos, da prepotência e regressão que se vinha a observar, após 24 anos de governação do consulado socialista. Eu próprio, sentia-me coagido a escrever em plena liberdade, como vinha fazendo desde 1976, isto é, durante as várias etapas por que tem passado a Autonomia Regional dos Açores.
Em pleno Verão de 2020, ao lembrar-me do discurso-APELO de 22 de Junho de 1940, de Charles De Gaulle aos microfones da BBC, escrevi uma crónica que não cheguei a publicar. Ela tinha como título «Autonomia ultrajada, traída, usurpada», e na qual em sublinhado escrevíamos:
«A honra, o bom-senso e o superior da Pátria e do Arquipélago, obrigam-nos a não depor as armas. E isso só compete ao próprio povo se não quiser ser escravo, mas sim ter a sua liberdade».
Ora o conteúdo da intervenção e os recursos oratórios utilizados pelo então eleito presidente do PSD-A, no seu discurso do dia 17.01.2020, cativaram-me e contribuírão, para os numerosos descontentes da governação anterior um elixir, o melhor bálsamo para as suas e nossas dores morais e físicas.
Para que alguns detractores arrogantes e manhosos sabichões comentadores, de avença paga, e privilegiados recebedores de escandalosas subvenções vitalícias ou de comendas imerecidas, não tenham pesadelos ou nos venham fazer malévolas insinuações, transcrevemos o que publicámos na nossa página do Facebook, no dia 6 de Fevereiro de 2020, então de convalescença já em casa.
«Só hoje pude escutar as intervenções, que abriram o 24º Congresso Regional do PSD-A, e o discurso do novo Presidente do PSD-A, devido ao meu recente internamento hospitalar.
Como primeira impressão, devo felicitar o Dr. José Manuel Bolieiro desde já, folgando muito pelo que foi dito, não só pela sinceridade e pela forma clara e simples utilizada, mas também pela correcta enumeração dos principais problemas, que têm afectado a vida dos açorianos, sobretudo, nas duas últimas décadas.
Foi seguida, com atenção e agrado, como se viu nas imagens, a sua bem elaborada exposição, à qual eu próprio me rendi com facilidade e satisfação. Agradeço ao seu autor os momentos de entusiasmo, que através dela me proporcionou, bem como a confiança que ele próprio com a sua postura me incutiu.
Parabéns ao PSD-A e boa sorte para o futuro que já vem chegando.
E para confirmar se a mesma opinião se mantinha, voltamos a escutar na íntegra, há poucos dias, desta vez através da internet, a intervenção de José Manuel Bolieiro, apresentada na sessão de encerramento do referido congresso ouvida, a primeira vez, nas condições acústicas próprias de um quarto de hospital público.
Efectivamente, não só a mesma opinião se manteve, como aumentou a minha adesão e apreço pelo que escutei num ambiente mais favorável.
Uma observação final para uns poucos que, incomodados pelas nossas críticas, gostariam que terminássemos, a nossa colaboração, no Jornal da Praia, até hoje graciosa e despida de ambições partidárias, ou de mesquinhos interesses pessoais. A eles reafirmamos a continuação da nossa postura de permanente participação social, na defesa da sociedade civil de que somos parte, tal como vimos fazendo desde 1976, em vários jornais, e outras publicações. E desde 1990, mormente neste quinzenário Jornal da Praia, imprescindível baluarte da liberdade, da defesa da Terceira, das demais ilhas açorianas e do nosso País. Post-Scriptum:
Apesar de contar com bons amigos, que muito prezo e admiro, a exercer funções no novo governo, eles sabem quão avessos somos a dogmatismos, arrogâncias, partidarismos, prepotências, manigâncias, corrupções, censuras inquisitoriais, revanchismos e críticas pessoais. A nossa atitude foi e será sempre a mesma. Não será, pois, na minha idade agora avançada, que irei mudar o rumo da já longa caminhada de serviço prestado à comunidade.
Aprendemos nesse percurso o valor insubstituível da amizade. Essa ficará sempre intacta contra ventos e marés. O que não me impede de desejar a eles e a todos os seus amigos, quer na Assembleia Legislativa Regional, quer no novo Elenco Governativo, os maiores sucessos no desempenho das suas exigentes e nobres funções em prol de uma melhor representação e governabilidade dos Açores, «ad multos annos».

António Neves Leal
10.01.2021

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante