Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Jornal da Praia - No passado dia 22 de Novembro aquando do lançamento do livro “Está Imensa Luz no Quarto”, da sua autoria, foi apresentada a nova editora Vale das Amoras da qual é proprietário. Quais as razões que levaram à criação da editora e o porquê do nome Vale das Amoras?

Mário Duarte - Em 2018 deixei de editar novos títulos (cingindo-me a reedições) pela BLU edições, a minha primeira editora, uma marca registada. Para mim, terminara um ciclo iniciado em 1995.

Foram anos feitos experiência, um somatório de muitos erros e alguns sucessos. Soube,

sempre, que fundaria um novo projecto editorial – este que comecei agora. Como

diria Samuel Beckett: “Vou tentar errar melhor”.

“Vale das Amoras” fui buscá-lo ao nome do lugar onde nasci.

É em memória desse momento, e desse lugar, que o fui colher como se apanhasse um punhado de amoras maduras e as começasse a repartir.

Cada simples objecto, livro ou outro, que venha a editar com este símbolo “Vale das Amoras”, é a comemoração plena da reunião desse detalhe, no tempo, e desse lugar na Freguesia da Ribeira Seca, no concelho da Calheta, na ilha de São Jorge, no arquipélago dos Açores.

Ofereço-vos a primeira amora, que, transformada em livro (“Está Imensa Luz no Quarto – outras histórias, outras iguarias), será uma dádiva – nos seus lucros – que ajudará a Associação Nascer e Crescer Feliz, de Angra do Heroísmo. Cumpro assim uma promessa pensada há muito.

Jornal da Praia - A Vale das Amoras será uma editora generalista ou especializada em determinadas áreas, procurando nichos de mercado e cativando novos públicos?

Mário Duarte - Eu não faço ideia o que será um Vale das Amoras que fará brotar livros. Uma pequena editora não se pode dar ao luxo de muitas ou nenhumas grandezas. Generalista,

naturalmente, mas com critérios que conduzam ao prazer de um editor e dos autores

publicados. Não faz sentido de outra forma. E, naturalmente, com incidência temática nos Açores e em autores açorianos.

Jornal da Praia - Quais as expetativas da editora para 2024. Vamos ter edição de autores açorianos?

Mário Duarte - Depois de cada livro ser posto no mercado, sempre que possível, será anunciado o seguinte. A próxima “Amora” é o livro de Álamo Oliveira “Os Belos Seios da Serpente”. Gostava, e vou trabalhar nesse sentido, sensibilizando, que a apresentação seja uma enormíssima festa e homenagem a este escritor e poeta, feita por todo o povo da Ilha Terceira, e, noutros contextos, por todo o povo dos Açores – para começar.

Jornal da Praia - Como vê atualmente o mercado editorial em Portugal e, em especial, nos Açores?

Mário Duarte - Se eu conseguisse ter uma pequena ideia sobre o panorama editorial nos Açores, já era uma grande coisa. Mas é tudo tão pequeno e complexo, querendo ser grande, e espectacular, que me limito a observar.

Gostaria, contudo, de poder contribuir para clarificar e, se possível, alterar, nos Açores, a lei do Preço Fixo do Livro (Decreto-Lei nº 176/96 de 21 de Setembro). Nas palavras seguintes expresso as ideias que vou defender nos lugares próprios, mas que, ao público, interessa conhecer, como grande beneficiário:

O PVP – Preço de Venda ao Público – dos livros, é o indicativo ou sigla da paz podre do comércio dos livros.

Os Governos Regionais dão um subsídio para o mel, um subsídio para a fruta, um subsídio para a carne, um subsídio para o peixe, etc, etc. Já é um hábito. Tornou-se hábito, também: quando levam um livro (ou livros) para a Feira do Livro de Lisboa, por exemplo – sempre à consignação – exigem ao editor uma taxa de desconto de 40% sobre esse famigerado PVP. É assim, um favor, pago.

A lei do Preço Fixo do livro que estabelece as regras donde aparece o P.V.P. é uma camisa-de-forças do editor, a almofada do livreiro e distribuidor, é o torniquete do comprador (no significado de instrumento destinado a apertar ou, a cingir, apertando).

A quem é que interessa? A quem consegue impor e condicionar as regras das margens de comercialização.

O editor é o mexilhão – que se lixa. (Toda a gente conhece o ditado).

Como editor, e sempre cumprindo a lei, vou sair do meu lugar de conforto e – enquanto vou tentar, junto das entidades próprias, a começar pela Assembleia Regional dos Açores, sensibilizar e contribuir para a alteração dessa lei complexa do Preço Fixo do Livro, apelando a que a autonomia regional possa enquadrar e acomodar outra lei – vou trabalhar para conseguir fazer chegar os livros editados a um preço, mais baixo, ao comprador.

O que é que me proponho, afinal?

Que de Preço Fixo do Livro se passe para Preço Livre do Livro. Que vigore um preço do editor, que já existe, mas encapotado. Que na facturação, a sigla existente PVP, passe a PE (preço do editor). Ganha-se em tudo, até na transparência.

Todos sabem que um artigo tem uma margem de lucro para quem o vende. Compreende-se isso. Não é necessário é que esteja escondida sob a capa de uma agonia para quem o edita. Os “mal-vistos” editores.

E para que haja uma cereja no topo do bolo, a essa alteração da lei (e estou a falar no âmbito das autonomias conquistadas pela Região Açores) deve ser acrescentada a implementação do IVA 0%, no artigo que é o livro, com vantagens para muitas áreas de comercialização, mas também de produção, como é o caso das gráficas existentes na região, que aumentariam a sua exportação.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante