Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

O Deputado da Iniciativa Liberal (IL) no Parlamento dos Açores, Nuno Barata, lamentou, esta quarta-feira, que “o socialismo sobreviva na cabeça de quem governa esta Região”, apontando que o Programa do Governo da coligação PSD/CDS/PPM apresente medidas “que caminham para a venezuelização da economia açoriana, ao invés da sua liberalização”.

Na sua primeira intervenção no âmbito do debate do Programa do Governo Regional, Nuno Barata reconheceu que “existem medidas inscritas” com as quais a IL “até simpatiza”, apesar de criticar o facto de o Governo ter “tentado condicionar os partidos” da oposição, incluindo, “sem qualquer diálogo” prévio, medidas de outros partidos no Programa do Governo da coligação.

“Senhor Presidente do Governo, o diálogo não tem uma via só. Aquilo que foi feito com a apresentação deste Programa de Governo foi tudo menos diálogo. O que fizeram foi tentar condicionar o voto de algumas bancadas parlamentares, incluindo no Programa de Governo algumas das medidas que estavam nos programas eleitorais de outros partidos, nomeadamente da IL”, disse o Deputado liberal.

Quanto às preocupações, Nuno Barata apontou a principal: “O PS não é um alvo a abater. O PS já é um alvo abatido. No entanto, existe algo que nos preocupa bastante neste Programa do Governo. É que o socialismo não é um alvo abatido. Preocupa-nos a sobrevivência do socialismo na cabeça de quem governa esta Região”.

Para justificar esta preocupação, o parlamentar liberal solicitou esclarecimentos ao Presidente do Governo sobre uma medida inscrita no programa da governação que se prende com um sistema de controlo de preços, designado por “Preço Açores”: “explorar a criação do ‘Preço Açores’ deixa-me enormes preocupações, porque revela que o socialismo não saiu da vossa cabeça e das vossas intenções e que o Governo Regional entende que devemos caminhar para uma venezuelização da economia açoriana, ao invés da sua liberalização”.

Ao longos dos próximos três dias, na cidade da Horta, ilha do Faial, o Parlamento Açoriano debaterá e votará o Programa do XIV Governo dos Açores.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante