Diretor: Sebastião Lima
Diretor Adjunto: Luís Moniz
Últimas Notícias

As inscrições nas formações culturais em piano, dança, guitarra elétrica, bandolim, viola-da-terra e yoga e meditação, inseridas na estratégia da Câmara Municipal da Praia da Vitória para a captação do interesse dos jovens pelas mais diversas artes e cultura, e a decorrer na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, encontram-se disponíveis.
Ainda integradas neste plano formativo, estão as formações de desenvolvimento pessoal em “Gerir Conflitos” (com inscrição disponível até ao dia 10 de maio), que se realiza nos dias 11, 12 e 14 de maio das 19h30 às 21h30 e a 15 de maio das 14h00 às 16h30, e a de “Comunicar em Público” (tendo como data limite para se inscrever o dia 23 de maio), que acontece nos dias 24 e 25 de maio das 19h00 às 21h00 e a 26 e 28 de maio das 19h00 às 22h00.
Os interessados podem inscrever-se ligando para o 295 545 701, enviando um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou dirigindo-se à Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, que se encontra a funcionar das 09h00 às 17h00. Podem inscrever-se também acedendo ao link: www.linktr.ee/praiacultural. Depois deverá selecionar qual a formação pretendida e, finalmente, deve proceder ao preenchimento dos dados que lhe são pedidos.

Agenda Cultural da Praia da Vitória

No dia 08 de maio, pelas 21h30, sobe então ao palco do Auditório do Ramo Grande o grupo musical “Fado Bravo” para um concerto.
Os bilhetes neste concerto têm um custo de cinco euros, e estão disponíveis para aquisição na bilheteira da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, que se encontra a funcionar de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h00, ou ligando para o 295 545 700. Os bilhetes podem ser adquiridos também online, através da Ticketline. No próprio dia, a bilheteira do Auditório do Ramo Grande abre duas horas antes do início do evento.
Aquando da realização dos espetáculos e sessões de cinema, mantém-se a obrigação do cumprimento de todas as normas de proteção e salvaguarda da saúde pública, havendo uma redução do público presente na sala (para um terço da respetiva lotação, ou seja, um máximo de 140 espetadores), garantindo-se as regras de distanciamento social, para além do uso obrigatório de máscara e higienização frequente das mãos.
Para o dia 09, está prevista a sessão de cinema infantil do filme “Spycies – Agentes Especiais”, agendada para as 15h00.
Os bilhetes para as sessões de cinema têm um custo de três euros e meio, e podem ser adquiridos nos lugares habituais - bilheteira da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, Ticketline e Auditório do Ramo Grande nas duas horas antes que antecedem o espetáculo.
Já a 16, domingo, às 15h00, decorre uma nova sessão de cinema, desta feita, com o filme infantil “Salma e o Grande Sonho”.
Nos dias 21 e 22, sexta-feira e sábado, respetivamente, haverá duas sessões de cinema do filme “NOMADLAND”, ambas marcadas para as 21h00.
Já a 23, sucede-se a sessão de cinema do filme infantil “Raya e o Último Dragão”, às 15h00, também no Auditório do Ramo Grande.
No dia 29, pelas 21h30, é a vez da Filarmónica União Praiense atuar no Auditório do Ramo Grande. A entrada para este concerto é gratuita.
O último filme de maio será o de “Tom & Jerry”, no dia 30, com sessão marcada para as 15h00, sendo este filme direcionado para crianças.
Inaugurada a 20 de abril, encontra-se patente no foyer do Auditório do Ramo Grande até 30 de maio a exposição de arte “Conhecer os Pintores”, promovida pelos alunos do 6º ano da disciplina de Educação Visual da Escola Básica 1,2,3/J.I Francisco Ornelas da Câmara. Esta mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 09h00 às 17h00, e nos dias em que ocorram espetáculos no Auditório do Ramo Grande.
Está também patente na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira até 24 de maio, a exposição de pinturas “Açores, Riqueza Minha” de Diana Gomes. Esta pode ser visitada durante o horário de funcionamento da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira (de segunda a sexta-feira das 09h00 às 17h00).
Ainda no dia 24 deste mês, será inaugurada uma exposição de azulejos sob o tema “Açores e Astúrias, um mar de poesia”, onde várias crianças irão selecionar poemas ou excertos de poetas açorianos para a posterior criação de vários azulejos, patentes na galeria da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira. Esta mostra, que futuramente irá ser colocada no mural existente entre o acesso pedonal entre a Rua de Jesus e o Parque de Estacionamento Urbano, resulta de uma colaboração com a Biblioteca Pública Municipal “Antón de la Brana” de Pravia, com os Marinheiros da Esperança e com os Centros de Atividades de Tempos Livres do Concelho da Praia da Vitória para se celebrar o Dia da Poesia, ao mesmo tempo que se associa ao Dia da Criança.
Por sua vez, a exposição do estendal de t-shirts alusivo ao mês de abril como mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, inaugurada a 30 de abril, na Praça Francisco Ornelas da Câmara, passa a estar instalada na galeria da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira. Esta mostra trata-se de uma iniciativa da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Praia da Vitória, em articulação com o Município da Praia da Vitória.

O Tribunal Judicial da Comarca dos Açores, através de Senhora juiz de instrução criminal, declarou ontem (dia 4 de Maio de 2021) extinto, por supervenientemente inútil, um pedido de habeas corpus apresentado por uma cidadã em seu nome e em nome de um filho menor. O pedido foi apresentado na sequência de ter sido determinado pela Direcção Regional de Saúde obrigatório isolamento, por 14 dias, a título profilático, sob cominação de detenção por crime de desobediência, com adiamento da viagem de regresso ao território continental, com custos pela requerente da providência – tudo sob fundamento de que as pessoas em causa provinham, via território continental, de outro país e não obstante terem entrado em Portugal continental munidos de teste negativo para a Covid 19 e dias depois terem entrado na Região Autónoma dos Açores igualmente munidos de teste negativo para aquela doença. Marcada, em 3 de Maio de 2021, inquirição da requerente, nos termos e para os efeitos previstos na lei, a Direcção Regional de Saúde, naquele mesmo dia, restituiu-a, e ao filho menor, à liberdade, em razão do que o procedimento foi declarado extinto por inútil, uma vez que se destina exclusivamente à apreciação da manifesta ilegalidade de privação actual da liberdade

A escola “O Gu e a Tita” venceu o concurso “A Tua Escola é a Mais Amarela?”, promovido pela empresa municipal Praia Ambiente, visando sensibilizar a população escolar para a correta separação e reciclagem de embalagens no ecoponto amarelo.
O concurso, realizado em parceria com a Tetra Pak Portugal, teve como segundo classificada a escola da Base Aérea nº4 e, como terceiro classificada, a escola da Fonte Bastardo.
“Mais do que o pódio, o que importa sublinhar nesta iniciativa é a participação dos mais de 1300 alunos da comunidade escolar no Concelho, os quais reforçaram a sua sensibilidade para a separação e reciclagem de resíduos e, por essa via, tornaram-se embaixadores desta preocupação junto das suas famílias e amigos. É essa a importância e relevância destas iniciativas. Nos dois meses em que decorreu o concurso, foram recolhidas quase duas toneladas de embalagens”, sublinha Tiago Ormonde, presidente do conselho de administração da Praia Ambiente e vereador da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
“As crianças perceberam a importância da correta separação destes resíduos e levaram essa boa prática até às suas casas e às suas famílias, de uma forma didática e divertida, criando uma cadeia de reciclagem mais eficaz e eficiente, fundamental para conseguirmos alcançar a sustentabilidade ambiental”, releva o autarca.
As três escolas vencedoras foram contempladas com prémios atribuídos pela Tetra Pak Portugal. Ao primeiro lugar foram atribuídos 500 euros, o segundo lugar ficou com 400 euros e o terceiro classificado obteve 300. Todos estes valores terão de ser gastos em materiais sustentáveis.
As três escolas vencedoras alcançaram o pódio após registarem 5,8 quilos/aluno, 4,32 quilos/aluno e 4,17quilos/aluno, respetivamente.
O concurso envolveu 12 escolas, nomeadamente a Escola Francisco Ornelas da Câmara, com os 1º, 2º e 3º ciclos, a Escola Secundária Vitorino Nemésio, com o 3º ciclo, a Santa Casa da Misericórdia Praia da Vitória, com São Lázaro e Santa Rita, a Divertiláxia, O Gu e a Tita e as Escolas Primárias da Vila Nova, da Base Aérea nº4, da Fonte do Bastardo e do Porto Martins.
“A comunidade escolar desempenha um papel fundamental na missão de sensibilização para a separação de resíduos e a sua reciclagem, sendo que iniciativas como “A Tua Escola é a Mais Amarela?” permitem transmitir as melhores práticas de reciclagem de uma maneira cativante e lúdica, totalmente adaptada a estas faixas etárias”, refere Ingrid Falcão, responsável de sustentabilidade da Tetra Pak Ibéria, empresa parceira no concurso.
O concurso conseguiu recolher cerca de 1 900 quilos de Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos (ECAL), o correspondente a 228 525 caixas de leite/sumo pequenas.

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante