Diretor: Sebastião Lima
Diretor Adjunto: Luís Moniz
Últimas Notícias

É já logo à noite que se inicia as Festas de Santa Margarida do Porto Martins. Um concerto musical do cantor Saúl, uma das figuras de cartaz das festas, dá o mote para um programa recheado que terminará no dia 24 de setembro, sábado, com uma grandiosa tourada à corda, na Estrada de Santa Margarida.

Depois de uma comissão interregno de dois anos, a das festas André Martins, Gonçalo Lima, Hugo Branco, Leandro Fernandes, Luís Silveira, Luiz Carvalho, Lucas Ornelas, Jorge Nogueira, Paulo Pereira e Tiago Miranda constituído em 2020 num post publicado na página do Facebook Festa Margarida do Porto Martins 2022, dá que “A de desafiou-se conta e nossas belas festas, com apoio de todos os que nos ajudaram e fizeram festas, melhor possível para ser um regresso inesquecível.

A partir do dia 16 todos os caminhos vão dar ao Porto Martins.”

Do programa destaca-se a vinda de dois artistas continentais, o Saúl e Némanus, a afamada “Cantoria do Porto Marins” e ainda como tradicional largada de toiros para o touril.

Programa

Sexta | 16 de setembro

21H30 | TDMMY G

22H30 | Concerto SAÚL

23H30 | DJ PEDRO ALVES

Sábado | 17 de setembro

15H00 | TARDE INFANTIL - infláveis ​​e pinturas pintadas

21H30 | TRADICIONAL CANTORIA - Bruno Silveira, Fábio Ourique, John Branco, José Eliseu, José Esteres, José Fernando, Roberto Toledo e Samuel Borges

Domingo | 18 de setembro

17H00 | MISSA CAMPAL seguida de PROCISSÃO

22H00 | Concerto UZOHMS

00H00 | SERENATAS À FREGUESIA

Segunda | 19 de setembro

18H00 | MISSA SOLENE seguida de PROCISSÃO

22H00 | Concerto ART´FADO – Noite de fados com caldo verde

Terça | 20 de setembro

11H30 | BODO DE LEITE – concentração nas Piscinas Naturais

17H30 | CONCURSO DE GANADARIAS 4 TOUROS PUROS – Manuel João, Eliseu Gomes, Francisco Pereira e Francisco Sousa

21H30 | TRIBUTO À NOITE DE S. JOÃO – Desfile de marchas, sardinhada e caldo de peixe

22H30 | Concerto OS MOSTARDAS

Quarta | 21 de setembro

10H00 | EXCURSÃO AO TENTADERO EZEQUIEL RODRIGUES

10H30 | TRADICIONAL LARGADA

17H30 | TOURADA À CORDA GANDARIA EZEBUIEL RODRIGUES

22H00 | Concerto FRANCISCO DURIQUE – com leitão no espeto

Quinta | 22 de setembro

10H00 | EXCURSÃO AO TENTADERO CASA AGRICOLA JOSÉ ALBINO FERNANDES

16H30 | TRADICIONAL LARGADA

17H30 | TOURADA À CORDA CASA AGRÍCOLA JOSÉ ALBINO FERNANDES

22H00 | Concerto NÉMANUS

00H00 | ENCERRAMENTO DAS FESTAS DE SANTA MARGARIDA 2022

Sábado | 24 de setembro

17H30 | TOURADA À CORDA GANADARIA FILHO HUMBERTO FILIPE – Estrada Santa Margarida

Mais informações sobre as Festas consulte a página oficial da comissão no Facebook em https://www.facebook.com/FestasPortoMartins2022/

A Canada dos Guardanapos, na Vila Nova, vai ser alvo de uma intervenção que visa a sua pavimentação e substituição da rede de águas e pluviais. A informação foi confirmada pela presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, no âmbito da visita, na tarde de quarta-feira, dia 14, aquela freguesia.

A autarca adiantou que, neste momento, os serviços municipais aguardam os orçamentos para a substituição das redes de águas. Após essa informação, avançará a calendarização da empreitada.

Na mesma visita, que decorre no âmbito do ciclo de visitas “Aproximar o Poder Local”, foi dada a garantia de intervenção na ribeira da zona da Ribeira da Areia da Vila Nova de modo a resolver problemas de acumulação de água, devolvendo uma melhor segurança aos moradores e a quem circula naquela zona.

“Durante o dia de hoje visitamos vários locais e arruamentos da Vila Nova que foram intervencionados recentemente, mas também outros que terão de o ser, mediante antigas reivindicações quer dos munícipes quer por parte da Junta de Freguesia. De todos estes apontamentos, destaco a prioridade na intervenção de pavimentação na Canada dos Guardanapos e na zona da Ribeira da Areia, que era uma zona que já vinha a sofrer de problemas com a acumulação de águas, pondo em causa a segurança de quem circula naquela zona, estas são preocupações que entendemos serem prioritárias mediante as fortes chuvadas ocorridas no passado mês de agosto mas com o intuito de responder ao aproximar de mais um inverno”, refere a autarca praiense.

A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória marcou presença também no Campo Municipal da Vila Nova, onde deu a garantia de que melhoria da iluminação do campo vai avançar, onde e ficou a conhecer vários problemas estruturais da zona dos balneários e do sistema de rega.

“O Campo Municipal da Vila Nova apresenta, neste momento, falta de condições para a prática desportiva. A obra da melhoria da iluminação do campo vem resolver um dos problemas, no entanto, há problemas estruturantes no edifício dos balneários e que em nada abonam a prática da atividade desportiva, cabendo-nos a nós tomar medidas no verdadeiro sentido de dignificar quem se dedica para que a prática desportiva, nomeadamente o futebol, possa continuar a crescer no concelho”, frisou a responsável municipal.

O executivo camarário visitou também a Escola, o Bar das Escaleiras e zona balnear, bem como o edifício multiusos e o centro comunitário.

O executivo praiense reuniu em conjunto com a Junta da Freguesia da Vila Nova, com todas as instituições e forças vivas da freguesia. Deste encontro salientaram e enalteceram a dedicação voluntária e envolvimento, para que, em conjunto se encontrem as melhores soluções para os problemas da Freguesia.

Vânia Ferreira terminou agradecendo à Junta de Freguesia da Vila Nova, pelo acompanhamento e identificação dos problemas, que no fundo, “são um contributo pertinente para a atuação da Câmara Municipal que se quer cada vez mais próxima”, mas também, servem de “linhas orientadoras para o traçar do novo orçamento”.

Na próxima sexta-feira, dia 16, o Executivo Municipal visita a freguesia dos Biscoitos. Fonte: CMPV

A Câmara Municipal da Praia da Vitória garante estar disponível para apoiar as diversas entidades, forças vivas e empresas do concelho mediante as suas as necessidades e reivindicações, mas sempre sem comprometer a estabilidade financeira do município. A informação foi transmitida pela Presidente da autarquia praiense, Vânia Ferreira, durante uma visita à freguesia das Quatro Ribeiras, realizada esta sexta-feira, dia 09 de setembro, no âmbito da iniciativa “Aproximar o Poder Local”.

Segundo a edil praiense, todo o executivo municipal está “sensibilizado” para ouvir os objetivos e pretensões de todos aqueles que procuram a Câmara Municipal, e deixa também um apelo de “respeito e sensibilidade” para com o município, afirmando que não há “má vontade” quando nega algum pedido, e que estas só acontecem devido a “limitações financeiras e logísticas”.

Durante a reunião com a Junta de Freguesia das Quatro Ribeiras, a responsável municipal tomou conhecimento das várias ideias e problemas que a Junta de Freguesia tem a seu cargo, e, para além de garantir um apoio, dentro daquelas que são as competências municipais, incentivando a Junta de Freguesia a apresentar candidaturas que se enquadrem no âmbito dos apoios da GRATER ou projetos que possam integrar o próximo quadro comunitário.

“Falando a respeito da Junta de Freguesia das Quatro Ribeiras, o que sempre defendo é que esta Câmara Municipal está aqui, através da prestação de apoio técnico, para suportar projetos relevantes e também para fazer parte da solução para os problemas que a nossa população enfrenta”, frisou a responsável municipal.

“Ficamos também a conhecer as ideias que o executivo das Quatro Ribeiras tem para a freguesia. Reconheço a pertinência e o impacto positivo que estas podem ter na freguesia, e cabe-nos agora incentivar a Junta de Freguesia a formular o respetivo projeto, apoiando esta entidade no que for necessário”, afirmou Vânia Ferreira.

A Presidente da Câmara Municipal refere ainda que uma das vantagens destes projetos serem apresentados à autarquia passa também pelo encaminhamento que estes podem ter.

“A Câmara Municipal muitas vezes é a primeira entidade a que as pessoas recorrem para resolverem algum problema ou pedir algum apoio, e ainda bem que o fazem. Isto porque nos casos em que se trata de uma situação que não é da nossa competência, nós aconselhamos a encaminhar o pedido para a respetiva entidade. Saliento o exemplo da GRATER, em que esta tem apoios disponíveis para as Juntas de Freguesia, mas que estão vedados à Câmara Municipal”, disse a edil praiense

A autarca destacou também a “qualidade e beleza” da zona balnear das Quatro Ribeiras, admitindo que “dentro das dinâmicas turísticas pretendidas para as zonas balneares do concelho”, também a zona das Quatro Ribeiras merece ser alvo de “investimento e valorização”.

O executivo municipal tomou nota também de vários problemas existentes na freguesia a nível de proteção civil, da limpeza e manutenção de ribeiras, da rede viária, de iluminação pública e de infraestruturas de grande pertinência no quotidiano da população que carecem de reabilitação e manutenção.

No final do dia, realizou-se a habitual reunião com as empresas e instituições da freguesia.

Concluída a visita às Quatro Ribeiras, a iniciativa “Aproximar o Poder Local” segue na próxima semana para a freguesia da Vila Nova. Fonte: CMPV

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante