Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

O Outsiders – Cinema Independente Americano decorre entre 31 de março e 3 de abril, no Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória, e entre 7 e 10 de abril, no Centro Cultural e de Congressos, em Angra do Heroísmo. É a oportunidade para conhecer 11 realizadores com filmes de produção independente. Dar destaque a um outro tipo de filmes americanos, diferentes dos blockbusters, é o objetivo da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) com a primeira edição na Ilha Terceira, Açores, do ciclo Outsiders – Cinema Independente Americano, que apresenta uma seleção de 11 filmes de realizadores independentes, produzidos nos EUA entre 2010 e 2019, alguns deles premiados e nunca antes exibidos em Portugal. O Outsiders – uma iniciativa da FLAD que conta com a coprodução do Cine-Clube da Ilha Terceira – irá exibir 11 filmes, na sua maioria, produções de baixo custo, gravação em vídeo digital ou diálogos improvisados, apresentando um olhar diferenciado sobre a vida contemporânea dos jovens adultos americanos.

Outsiders – Cinema Independente Americano compreende géneros e narrativas clássicas, filmes estreados (e alguns premiados) em festivais como Sundance, SXSW, Tribeca ou Berlim e que, por diversas razões, passaram ao lado da programação e dos circuitos de distribuição em Portugal. O ciclo abre a 31 de março no Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória, com a exibição de Tiny Furniture, de Lena Dunham, realizadora, produtora e atriz, autora da série da HBO, “Girls”, da qual o filme parece ter sido a matriz, onde estará a decorrer até 3 de abril. A 7 de abril, será a vez da estreia no Centro Cultural e de Congressos, em Angra do Heroísmo, com The Rider, o filme de Chloe Zhao, imediatamente anterior à sua consagração nos óscares de 2021. Pelo meio, serão exibidos filmes marcantes (várias primeiras obras) de realizadores — Robert Greene, Eliza Hittman, Amy Seimetz — com outros projetos já conhecidos no nosso país. Alguns dos nomes são totalmente inéditos em Portugal, como os casos de Frank V. Ross, Patrick Wang, John Magary e dos irmãos Bill e Turner Ross, autores de obras cuja divulgação se impunha. Não podemos deixar de destacar ainda a exibição do filme All The Light in The Sky de Joe Swanberg, um dos realizadores mais prolíficos destes últimos anos e mais mal conhecidos desconhecidos em Portugal. Considera-se que o trabalho de divulgação desta geração de cineastas independentes, cujos filmes são representativos da terceira vaga indie do cinema americano, está em grande parte por fazer. A exibição, pela primeira vez em Portugal, deste conjunto de obras procura preencher lacunas e destacar os realizadores outsiders, permitindo-lhes ocupar um lugar no circuito de programação de cinema. O Outsiders – Cinema Independente Americano realizou a sua primeira edição em Lisboa entre 30 de novembro e 8 de dezembro de 2021, e a sua primeira edição nos Açores decorrerá na ilha Terceira, nos Açores, entre 31 de março e 10 de abril de 2022.

O programa Outsiders – Cinema Independente Americano é uma coprodução: FLAD e Cine-Clube Ilha Terceira

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante