Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

A maior consciencialização para a necessidade de alterarmos o nosso padrão de consumo e o preço cada vez mais proibitivo da energia, são dois dos fatores que estão a contribuir, decisivamente, para a aposta em tecnologias que tornem a casa mais amiga do ambiente e da poupança.

Se a colocação de painéis solares é uma das tecnologias que mais adeptos tem captado, a verdade é que existem muitas outras coisas que poderá incluir na “renovação ecológica” da sua habitação.

Renovações ecológicas: práticas sustentáveis

Painéis fotovoltaicos

Apesar de ser obrigado a vender a energia gerada à rede, a poupança que consegue com a colocação de painéis fotovoltaicos em sua casa é assinalável.

Como, por norma, cada painel de um sistema de painéis fotovoltaicos tem um preço médio de 200 euros ao qual se somam 150 euros para um micro-inversor e mais uns quantos euros para o pagamento da instalação, o orçamento de um sistema deste tipo pode gerar uma fatura avultada.

Se não quer dar cabo do seu orçamento mensal neste tipo de renovação ecológica da sua habitação, aconselhamos a que recorra a um crédito para obras, solução que lhe oferece montantes, prazos de reembolso e taxas de juro mais adequadas às suas necessidades de renovação da casa.

Por exemplo, no caso do crédito para obras do Credibom, vai poder usufruir de um financiamento para renovações que lhe oferece entre 5 mil e 50 mil euros, prazos de reembolso que vão dos 24 aos 84 meses, TAN desde 12,25% e TAEG desde 15,17%. Tudo isto sem despesas de abertura do contrato e de forma simples e rápida.

Para isso, basta abrir um motor de pesquisa no seu smartphone ou PC e digitar as expressões “crédito para obras”, “empréstimo para melhorias na casa” ou “crédito para construção” e escolher a solução do Credibom.

Depois de fazer uma simulação de crédito, basta clicar na barra “Fazer Pedido” que acompanha o simulador de crédito para obras do Credibom, preencher um formulário online, anexar os documentos necessários e submeter o pedido.

A resposta chega em 24 horas e o dinheiro do financiamento, em caso de o pedido ser aceite, entrará na sua conta em apenas 48 horas.

Lâmpadas Led

Para além de durarem mais tempo do que uma lâmpada tradicional, as lâmpadas LED são mais amigas do ambiente e consomem até menos 90% em energia elétrica do que as suas congéneres mais antigas.

A tudo isto, junta-se ainda uma outra vantagem: as lâmpadas LED não têm mercúrio na sua composição, o que evita a contaminação do meio-ambiente.

Redutores de caudal nas torneiras

Se quer evitar o desperdício e conseguir faturas de água mais baixas, o nosso conselho passa pela colocação de redutores caudal nas torneiras que, na prática, reduzem a quantidade de água que sai misturando-a com oxigénio.

Isto é, a pressão da água mantém-se a mesma, mas a quantidade de água que sai da torneira é menor.

Janelas com vidros duplos

As janelas são uma das principais responsáveis pela perda de calor em sua casa. De modo a reverter esta situação e poupar na utilização de aquecedores e caloríferos, aposte em janelas com vidros duplos ou triplos.

Capoto nas paredes exteriores

As deficiências na construção das casas portuguesas estão bem à mostra de todos na diminuta espessura das paredes dos edifícios. Entre outras coisas, isto leva à perda de calor com muita facilidade e gastos excessivos com dispositivos alternativos de aquecimento.

De modo a melhorar a eficiência energética da sua habitação e diminuir a sua pegada ambiental, aposte na colocação de capoto nas paredes exteriores da casa, um trabalho que deverá ser realizado por profissionais qualificados.

Pela dimensão do investimento (dependendo da dimensão da empreitada, poderá custar, em média, cerca de 10 mil euros), utilize o seu crédito para a renovação arquitetónica da sua casa para investir neste projeto de renovação ecológica.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante