Sejamos embaixadores da Esperança e da Solidariedade
Caras e Caros Praienses,
Comemoramos mais um Natal.
Esta é, por excelência, a festa da Família, onde o Amor, a Compreensão, a Solidariedade e a Esperança imperam e se renovam para mais um ano de momentos bons e momentos menos bons.
Nesta única mensagem que seu endereço, sublinho com especial enfase a importância de que a Esperança e a Solidariedade devem ter no nosso cotidiano; devendo cada um de nós, neste momento, renovar esses sentimentos.
Tenhamos Esperança em que todos os sonhos sejam cumpridos e todos os obstáculos sejam ultrapassáveis.
Esperança na paz pessoal, familiar, comunitária e mundial.
Esperança em que um mundo depende melhor da ação de cada um de nós e que todos nós, em conjunto, sejamos capazes de construir um cotidiano de amizade e bem-estar.
E isso é Solidariedade.
Desejo que todos, sem exceção, sejamos solidários.
Solidários com o nosso pai que precisa de um sorriso;
Solidários com o nosso vizinho que precisa de uma palavra de ânimo;
Solidários com o Outro, que, mesmo sorrindo, merece a nossa atenção.
Sejamos solidários com quem sofre na solidão; com quem luta sozinho contra as adversidades da vida e da mente; com quem precisa de um simples afeto, encontrando nele o conforto e a força para avançar e superar.
Sejamos, portanto, esperançosos e solidários; construímos a nossa paz e a paz dos outros; renovemos o amor que o Jesus Menino nos trouxe.
Sejamos embaixadores da Esperança e da Solidariedade.
Que a Esperança e a Solidariedade norteiem a nossa ação e sejam a nossa alma nesse 2024 que chega dentro de dias. Mas começamos essa caminhada já, em família, comemorando esta quadra que nos é tão querida.
Obtenha estes dados sobre quaisquer conflitos; Podemos que o bem-estar e a amizade sejam maiores do que quaisquer querelas.
Celebremos a Família como elemento estruturante e estrutural do nosso cotidiano. E, ao fazê-lo, celebramos o nosso espírito comunitário, porque a família é o seu núcleo basilar.
Sejamos capazes de renovar nosso compromisso com o presente e com o futuro, colocando nossos esforços na harmonia de nossas famílias; construam-se pontes; pavimentem-se rumores; celebre-se a Concórdia.
Começamos esse trabalho pelo nosso seio familiar, ampliando-o a quem nos rodeia.
Sejamos Solidários. Alimentemos a Esperança nessa atitude.
Sejamos solidários com os que estão por vir.
Mas seja-o também como os que estão longe. Aqueles que, por vários motivos e razões, deixaram a terra-mãe e rumaram para outras paragens.
Sendo nossos irmãos, tenhamos o cuidado de lhes endereçar palavras de carinho e amizade, para que nunca se retirem da sua terra natal do pensamento.
Cuidemos para a Saudade não seja um tormento, mas uma luz de esperança no regresso, mesmo que breve.
Sejamos embaixadores da Esperança e da Solidariedade.
A todos e todos, renova o compromisso do Município da Praia da Vitória com o serviço e proximidade a todos os praienses, dos Biscoitos ao Porto Martins, em defesa da nossa comunidade e da nossa identidade.
A todos, faço votos de um Natal Santo e Feliz. E que em 2024, todos os seus sonhos e anseios se concretizarem.
Vânia Ferreira, Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória