Diretor: Sebastião Lima
Diretor Adjunto: Luís Moniz
Últimas Notícias

O Grupo Parlamentar do CDS-PP visitou as instalações da Creche da Cáritas da Ilha Terceira e reuniu com o Presidente da Direção desta instituição, visando acompanhar a ação do Governo Regional na cooperação com as instituições de solidariedade social, designadamente no apoio à infância.

Na ocasião, a líder parlamentar Catarina Cabeceiras colocou em destaque “a gratuitidade das creches para todas as crianças nos Açores, a vigorar a partir de 1 de janeiro de 2023”, conforme previsto na proposta de Orçamento e Plano Regional de investimentos para 2023, delineada pelo Governo de coligação PSD/CDS-PP/PPM.

A deputada do CDS-PP afirmou que “com a garantia das creches gratuitas, a coligação antecipa o cumprimento de uma promessa inscrita no Programa do Governo”.

Catarina Cabeceiras deu nota da “adequação desta medida face às dificuldades que muitas famílias têm enfrentado, em virtude da atual crise inflacionista e do aumento do custo de vida”.

“Ao contrário do que a oposição muitas vezes alega, este Governo tem estado sempre atento à evolução do cenário macroeconómico, ajustando as medidas em conformidade”, afirmou.

A líder parlamentar repudiou “as tentativas do Partido Socialista de desmerecer a medida do Governo Regional”, referindo-se à proposta feita por Vasco Cordeiro de fazer transitar, para os jardins-de-infância, a verba destinada às creches gratuitas no Plano Regional, por conta de uma medida do Governo socialista da República.

“Importa esclarecer o PS que o que propõe apenas garantiria a gratuitidade da creche para as crianças nascidas a partir de setembro de 2021, excluindo assim as crianças nascidas anteriormente a essa data”, explicou. “Vasco Cordeiro quer que milhares de crianças, que atualmente serão abrangidas, passem a pagar?”

“O que o Governo Regional dos Açores está a fazer, e bem, é promover a gratuitidade da creche a partir de 1 de janeiro de 2023 a todas as crianças na nossa Região, independentemente da data em que nasceram”, frisou a deputada, recordando que, “neste momento, a creche já é gratuita para todas as crianças de agregados familiares abrangidos até ao 13.º escalão”.

Este é um exemplo de como o Governo de coligação PSD/CDS-PP/PPM está “um passo à frente no apoio às famílias”.

Catarina Cabeceiras aproveitou a ocasião para salientar que “a medida das creches gratuitas nos Açores será também aplicável à rede de amas, conforme a proposta de Orçamento e Plano Regional para 2023”, afirmando tratar-se de “uma iniciativa inovadora no nosso país”.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante