Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Jornal da Praia (JP) - Segundo dados estatísticos do Serviço Regional de Estatísticas dos Açores, entre Janeiro e Setembro de 2020, comparativamente a 2019, a hotelaria tradicional nos Açores sofreu uma quebra de 73,3% no número de dormidas. Qual a análise que faz sobre o panorama atual do setor hoteleiro nos Açores e em especial no concelho da Praia da Vitória?
Orlando Cabral (OC) - Segundo os dados estatísticos mais recentes, os Açores foram em 2020 a segunda região do país com a maior queda no setor turístico nacional provocada pela pandemia, logo a seguir à área Metropolitana de Lisboa. Nos Açores, a queda registada na ilha Terceira foi ligeiramente inferior à registada em S. Miguel, por exemplo. Mas estamos a falar sempre em quedas na ordem dos 70%, comparativamente com os períodos homólogos de 2019. É preciso recuar a 1993 para se encontrar por exemplo um número de dormidas mais reduzido. É disto que estamos a falar, um recuo de 27 anos, um autêntico “tsunami” que atingiu em cheio principalmente o setor turístico nacional e regional. Se não fossem os apoios governamentais, primeiramente com o lay-off simplificado, complementado com os apoios regionais, teria sido o colapso generalizado deste setor, quer a nível das empresas quer a nível de perda de postos de trabalho.
A maioria das empresas ainda se encontram “ligadas às máquinas”, porque os efeitos do “tsunami” ainda se fazem sentir e de que maneira com esta nova vaga, por isso é fundamental não “desligar as máquinas” às empresas, ou seja, a manutenção dos apoios por parte dos governos é tão importante agora como foi no início da pandemia para que empresas e empregos possam sobreviver a este pesadelo.

JP - …e relativamente a 2021 quais as expectativas? Vamos voltar a valores de 2019 ou manter-se-ão os valores de 2020, ou seja, quebra continua acentuada nas dormidas?
OC - Tudo vai depender da evolução da pandemia: se os governos tomarem as medidas acertadas em termos sanitários para conter a pandemia, se as pessoas respeitarem essas medidas e também fizerem a sua parte, se houver acesso rápido em maior quantidade às vacinas, se estas surtirem os efeitos anunciados às novas variantes que vão sendo conhecidas, se a situação pandémica também melhorar nos principais países emissores de turistas para a região, então é expectável que o próximo Verão nos traga boas notícias comparativamente com 2020, mas ainda muito longe dos valores de 2019; se, pelo contrário, algum ou alguns desses pressupostos falharem, vamos voltar a ter um 2021 muito sombrio e idêntico a 2020.

JP - Relativamente a apoios governamentais, têm sido suficientes para fazer face a esta crise?
OC - Por muitos apoios que existam (e tem existido uns quantos desde o início da pandemia) nunca serão suficientes para compensar os enormes prejuízos causados pela pandemia. Lamentavelmente os apoios que têm sido colocados à disposição das empresas, quer para a manutenção do emprego, quer para apoio à tesouraria, tem na generalidade demorado a chegar às empresas e alguns são extremamente burocráticos, sendo exceções estes últimos apoios regionais (o “Apoiar.PT Açores” e o “Apoio Imediato à Liquidez”) que são muito simples de aderir. Contudo, verificamos que uma das medidas regionais mais recentes, o “Apoiat.PT Açores - 4ºT 2020” é menos favorável pelo menos para algumas empresas dos Açores, que a medida nacional correspondente para as empresas do continente, nomeadamente ao não comparar a diminuição da faturação de todo o ano de 2020 com o período homólogo de 2019, e também por não incluir o apoio extraordinário à manutenção da atividade no 1.º trimestre de 2021, situações que estão comtempladas no programa nacional.
Outra questão incompreensível neste labirinto de apoios e de legislação, é o porquê das empresas que recorreram anteriormente à Linha específica "COVID-19: Apoio a empresas do Turismo", de âmbito nacional, estarem agora impedidas de recorrerem à Linha Específica “COVID 19 – Apoio às Empresas dos Açores”, impossibilitando assim o acesso ao Programa de Manutenção do Emprego II!
Mas temos a esperança que estas e outras situações sejam revistas e melhoradas, porque compreendemos a dificuldade que é gerir todas estas questões e sentimos que tem existido vontade dos governos em apoiar o emprego e a economia dos Açores.

JP – Passados cerca de um ano desde o início desta pandemia, como é que o Atlântida Mar Hotel tem vindo a adaptar-se a esta nova realidade?
OC - Não tem sido fácil. Foi muito duro, vermos em Março passado serem canceladas em poucos dias as centenas de reservas que tínhamos para a Primavera e Verão de 2020. Foi muito duro ter de encerrar o hotel durante três meses e meio por falta de hóspedes. Durante esse período adaptámos o hotel com as medidas que, entretanto, foram sendo publicadas para contenção da propagação da pandemia, obtivemos as certificações nacional e regional do Selo “Clean&Safe”, demos formação sobre as novas normas de segurança a todo o staff, reajustámos tarifas à nova realidade e reabrimos em finais de Julho ainda com muito poucos hóspedes, que foram lentamente aumentando ao longo dos meses que se seguiram, voltando a baixar com a chegada do Outono e Inverno. Os próximos meses voltarão a ser muito difíceis, novamente com cancelamentos das poucas reservas que já tínhamos para os tempos mais próximos devido ao surgimento de uma 3ª vaga de Covid 19; apesar disso, não está nos nossos horizontes imediatos voltar a encerrar. Mas todos os cenários são possíveis, atendendo à imprevisibilidade da evolução da pandemia.

JP – Em Setembro de 2020, a empresa Atlântida Mar – Empreendimentos Turísticos, Lda, proprietária do Atlântida Mar Hotel, voltou a ser reconhecida pelo Turismo de Portugal e IAPMEI pela “Qualidade do Seu Desempenho e Perfil de Risco” e em Julho de 2020 o Tripadvisor atribui o prêmio Travelers Choice colocando o Atlântida Mar Hotel entre os 25 melhores hotéis em Portugal. Para si o que representam estes prémios?
OC - Representam a recompensa pela dedicação e trabalho, por vezes árduo, de todo o staff do hotel, que dia a dia dão o seu melhor, esforçando-se para que cada hóspede se sinta em casa, longe de casa. Não existem milagres, e tudo o que temos conseguido de prémios e distinções nestes 10 anos, quer a nível da hospitalidade (7 prémios Traveller’s Choice) quer a nível da gestão empresarial (3 prémios do Turismo de Portugal e IAPMEI - PME Líder) são fruto da abnegação e do não virar a cara à luta aos desafios e adversidades que tem surgido ao longo deste percurso e que se tem agravado sobremaneira neste último ano.
Por isso, estes prémios que refere, tiveram um sabor ainda mais especial, atendendo a que, apesar de respeitarem ao desempenho de 2019, foram-nos atribuídos já em plena crise pandémica, fazendo-nos recordar o sucesso que tinha sido o ano de 2019 e dando-nos a esperança de que possamos voltar a termos anos de sucesso, quando este pesadelo tiver passado.

JP – Quais os projetos futuros que tem para a sua empresa turística?
OC - Não é altura de fazermos projetos a médio ou longo prazo, porque a incerteza no futuro ainda é mais do que muita e a atividade turística é muito volátil. O único projeto que temos de momento é para o futuro imediato – sobreviver a esta enorme crise que afeta o turismo, mantendo a empresa saudável financeiramente e salvaguardando todos os postos de trabalho que mantemos desde Março de 2020, pois foi com este capital humano que alcançámos o sucesso até finais de 2019, de que são prova as distinções referidas anteriormente.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante