Diretor: Sebastião Lima
Diretor Adjunto: Luís Moniz
Últimas Notícias

O Grupo de cidadãos eleitores “Esta é a nossa Praia” entregou hoje de manhã no Tribunal de Praia da Vitória as listas candidatas à Câmara e Assembleia Municipais da Praia da Vitória.
José Adriano Borges Carvalho, advogado reformado, é o mandatário das listas.
A lista da Câmara Municipal da Praia da Vitória é encabeçada por Tiago Ormonde,
economista.
A lista da Assembleia Municipal da Praia da Vitória é encabeçada por Rita Bettencourt,
arquiteta. A mandatária para a Juventude é Renata Mendes, uma jovem dinâmica natural da Vila Nova.
Grupo de cidadãos eleitores “Esta é a nossa Praia" é um movimento independente, livre e abrangente. Surge como resposta às disputas políticas, aos interesses político-partidários que ultimamente têm denegrido a imagem da nossa cidade. Surge como opção ao medo, oportunismo e conservadorismo instalados, que muito têm contribuído para a separação e resignação dos praienses.
A 9 Junho de 2021 os vereadores do elenco camarário decidem não avançar para eleições com o Partido Socialista por falta de projecto deste partido para o concelho. Perante esta decisão um grande número de praienses incentivou-os a iniciaram um movimento apartidário, que acabou por gerar uma onda de apoio e entusiasmo, culminando na ida a eleições.
É um movimento de cidadania, com pessoas de esquerda, direita, com partido ou sem partido, de todas as origens, de todas as idades. O que nos une é a Praia da Vitória. Apresentámo-nos a eleições para a Câmara Municipal e Assembleia Municipal com um projeto para a cidade. Fazemo-lo com ideias para ganhar e cumprir. Com a vontade e a confiança dos Praienses, ganhamos e cumprimos.
A Praia da Vitória, como um dia conhecemos, passou a ser uma miragem, deixou de ser cosmopolita, deixou de ser popular. E para ser mais popular, mais livre e genuína, precisamos de uma Praia unida, mais aberta ao mundo e mais independente. Cultura, Coesão Social e Economia são os três pilares do nosso movimento e do projeto que levamos a eleições. Queremos o envolvimento e a participação de todos. Tornar a cidade mais justa, mais equilibrada, mais dinâmica e mais rica. Cultural, social e economicamente. O nosso partido é a Praia da Vitória.

A candidata à presidência da Câmara Municipal da Praia da Vitória pela coligação PSD/CSD-PP, Vânia Ferreira, apoia a criação de “um Museu dedicado ao Toiro e à Tauromaquia na cidade”, disse, à margem de uma reunião realizada com a Tertúlia Tauromáquica Praiense, que propôs a iniciativa.
“Queremos criar um espaço dedicado à nossa tradição taurina, com a finalidade de transportar no tempo as suas origens e a sua evolução na Terceira, para que quem nos visite perceba o nosso respeito pelos toiros, como também toda a dinâmica sociocultural que se desenvolveu em torno desta paixão muito terceirense, nomeadamente na tourada à corda”, referiu.
Esse Museu dedicado ao Touro e à Tauromaquia seria então “o lugar de, na Praia da Vitória, compilar histórias, espólio, e homenagear aqueles que dedicam a sua vida às várias tradições taurinas”, avançou a candidata praiense.
Para Vânia Ferreira “a autarquia deve ser um parceiro das entidades que visem promover a tauromaquia, enquanto elemento fundamental da cultura popular do nosso concelho, como é o caso do trabalho desenvolvido pela Tertúlia Tauromáquica Praiense”.
“Com esta reunião, percebemos que é necessário rever o protocolo existente entre a Câmara e esta associação. Não só para que a já famosa Corrida de Toiros das Festas da Praia possa continuar a ser organizada com qualidade, como também para que se possam levar avante a anual Gala Tauromáquica e, ainda desenvolver iniciativas junto dos mais novos, de cariz intergeracional, que permitam a partilha de legado e a promoção desta nossa tradição”, defende a social democrata.
Vânia Ferreira aproveitou ainda a ocasião para fazer referência ao atual Regulamento do Cooperar e Desenvolver na Praia da Vitória, “uma boa ferramenta destinada ao associativismo no nosso concelho, que merecerá também a nossa melhor atenção, para que, por um lado, possa satisfazer de forma transparente, equitativa e eficaz as pretensões das associações na promoção da nossa cultura, e por outro, corresponder aquele que é o caminho que queremos trilhar no município”, concluiu.

O jovem praiense José Francisco Martins Dias, enfermeiro, de 26 anos de idade, é o mandatário para a juventude da candidatura liderada por Berto Messias à Câmara Municipal da Praia da Vitória, nas eleições autárquicas de 2021.
José Dias é natural da freguesia das Fontinhas e reside atualmente em Santa Cruz, concelho da Praia da Vitória.
Licenciado em enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo (agora designada de Escola Superior de Saúde), finalizou o curso superior em 2016 e exerce, atualmente, a sua atividade profissional no Lar Recolhimento Jesus Maria José. No período de outubro de 2016 a março de 2021, foi enfermeiro na Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo.
Do seu percurso pessoal e associativo destaque para a ligação com o futebol da Ilha Terceira, considerando que o início da sua atividade desportiva ocorreu com apenas 8 anos, nos escalões de formação do Grupo Desportivo das Fontinhas, emblema que envergou ao peito durante 10 anos.
Com 18 anos, ingressou ao serviço do Sport Clube Lusitânia, onde permaneceu durante quatro épocas, das quais três na então liga MEO e uma no Campeonato de Portugal.
Já em 2017, regressou ao Grupo Desportivo das Fontinhas, então no Campeonato de Futebol dos Açores, para ajudar a coletividade de berço a escrever a mais brilhante página do seu vasto historial desportivo, nomeadamente, conseguir acender ao Campeonato de Portugal na época 2019/2020.
Mais recentemente, na época 2020/2021, ainda ao serviço do Grupo Desportivo das Fontinhas, foi obrigado a sair do clube, numa atitude altruísta e de contributo para a defesa da saúde pública, perante a incompatibilidade das suas funções profissionais e a exigida disponibilidade dos profissionais de saúde da linha da frente na resposta à pandemia de Covid-19. Ainda assim, dando continuidade ao gosto pelo futebol, ingressou na restante época no Sport Clube Vilanovense, sagrando-se campeão da Ilha Terceira e da Associação de Futebol da Angra do Heroísmo, com consequente ascensão ao Campeonato de Futebol dos Açores.
A escolha de Berto Messias para representar a juventude praiense, advém de José Dias ser um jovem de reconhecidas competências pessoais e profissionais, assim como, um claro exemplo de resiliência, coragem e solidariedade – valores que devem nortear todos os jovens praienses.
José Dias assume o papel de mandatário para a juventude pela confiança no trabalho desenvolvido pelo Partido Socialista no Concelho e pela firme convicção que a participação ativa dos jovens na vida pública é fundamental para ultrapassar os desafios impostos pela pandemia e construir uma Praia da Vitória mais solidária e coesa.

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante