Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Num total improviso, face às restrições do Covid-19, a escola do Clube Juventude Lusitana festejou o Halloween, segundo nos informou Maria João, atual responsável pela escola. 

Os alunos manifestaram interesse em festejar a data que este ano se resumiu ao mínimo, face a situação que se atravessa. 

Deste modo, conta para a história da escola do Clube Juventude Lusitana, a festa do Halloween de 2020, vivida em clima de pandemia e restrições como forma de evitar transmissão do vírus.

Não foram muitas as “bruxinhas” que se arriscaram a aparecer deixando o ímpeto “malino” para o ano, quando as condições forem mais favoráveis.

São Martinho festejado para manter a tradição

Não eram muitos. Eram até muito poucos. Mas havia que celebrar. Um vinhinho da Adega de Penalva do Castelo e umas castanhas, mesmo que sejam italianas, servem muito bem para manter a tradição. Ouvimos um freguês perguntar ao responsável por uma superfície comercial: “Já tem castanhas?” e a resposta surgiu: “Não há quem as apanhe”. Na sexta feira, José Gaipo, do Gaipo’s Meat Market, já lá tinha com fartura. Não perguntamos de onde vinham. Mas vieram a tempo do São Martinho.

Ali pelo Clube Juventude Lusitana o São Martinho tem grande tradição.

No tempo da diretora e orientadora pedagógica da escola portuguesa, Fernanda Silva, no ano passado fez-se um magusto com fogueira e ali se assaram as castanhas.

Teve lugar no campo de futebol. O Clube Juventude Lusitana tem condições para reviver as tradições, o mais possível próximo das origens.  

Fonte: Portuguese Times

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante