- Detalhes
- Categoria: Tecnologia
- Acessos: 362
O AIR Centre – Atlantic International Research Centre e o TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da ilha Terceira, em parceria com a Câmara Municipal da Praia da Vitória, promovem, entre 20 e 23 de março, a 2.ª edição do Atlantic Innovation Week (AIW), na Academia de Juventude e das Artes da ilha Terceira.
O Atlantic Innovation Week trata-se de uma conferência internacional com o objetivo de promover a procura de soluções para os desafios que a sociedade enfrenta, decorrentes de desequilíbrios dos ecossistemas naturais, mudanças climáticas e degradação ambiental, mudanças demográficas, disrupção tecnológica e os seus consequentes impactos. Nesta segunda edição, as sessões temáticas do AIW estarão alinhadas com as áreas prioritárias e objetivos definidos pelos Açores na nova Estratégia de Especialização Inteligente (RIS3), mais especificamente, nas áreas da Agricultura e agroindústria, Mar e crescimento azul, Turismo e património, Espaço e ciência e dados, e Saúde.
Os Açores beneficiam de uma localização excecional para a exploração novas ideias e soluções arrojadas, escaláveis ao nível global e com impacto relevante na sociedade. Durante o AIW 2023, o pensamento coletivo de representantes de centros de investigação e inovação, empresas, startups, governos e indivíduos de renome contribuirá para abordar e debater soluções inovadoras para os desafios urgentes impostos ao nosso planeta, apelando a ações efetivas e resilientes que contribuam para um futuro mais brilhante das gerações mais jovens.
A 2.ª edição do AIW também tem como objetivo divulgar as iniciativas que o AIR Centre e o TERINOV estão a coordenar e a desenvolver com parceiros regionais, nacionais e internacionais, procurando, ainda, discutir e debater novas ideias e soluções que contribuam para um futuro mais sustentável.
Mais informações sobre a 2.ª edição do Atlantic Innovation Week em https://www.atlanticinnovationweek.org/
.
- Detalhes
- Categoria: Tecnologia
- Acessos: 423
Numa organização conjunta dos Centros Locais de Aprendizagem da Ribeira Grande, Praia da Vitória e Madalena, da Universidade Aberta, realiza-se no próximo dia 17 de março de 2023, o evento “Educação digital em rede Açores”, sessão online em plataforma Zoo/Colibri e que surge na sequência da criação de uma rede internacional de educação – a RIEOnLIFE (rieonlife.com) , concebida e organizada pelo Grupo de Pesquisa Educação Digital GPe-dU UNISINOS/CNPq, em parceria com a Universidade Aberta de Portugal – UAb-PT.
A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia, até dia 15/03, através de formulário disponível em: https://forms.gle/yo7pVgN8kpsjDRAFA
- Detalhes
- Categoria: Tecnologia
- Acessos: 635
O Instituto de Investigação em Ciências do Mar – OKEANOS realiza o 1º Encontro de Biotecnologia Marinha nos Açores, nos dias 5 e 6 de dezembro, no auditório do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, na cidade da Horta.
Dada a sua localização geográfica e intensa atividade geotérmica, os Açores estão na origem de ambientes marinhos e terrestres únicos, que servem de habitat a uma grande diversidade de organismos. Por todo o arquipélago encontram-se espécies de flora e fauna cuja atividade metabólica representa uma fonte para a descoberta de compostos bioativos, com potencial interesse biotecnológico.
Alguns exemplos são moléculas e bioprodutos com aplicações nas indústrias farmacêutica, cosmecêutica, agro-alimentar, bio-energética e de bioremediação, ou ainda novos biomateriais com aplicações na engenharia de tecidos. Estes compostos têm vindo a despertar um interesse crescente na comunidade científica nacional e internacional, como evidencia o desenvolvimento dos trabalhos de bioprospecção e investigação na área da biotecnologia marinha a nível regional, quer por parte da Universidade dos Açores, quer por empresas sediadas na região.
Gui Menezes, Diretor do OKEANOS considera que “o potencial biotecnológico dos recursos marinhos dos Açores ainda está, em grande parte, por descobrir e, por isso, essa é uma área que queremos alavancar na investigação da nossa instituição”.
O 1º encontro de Biotecnologia Marinha nos Açores foi organizado com o objetivo de divulgar os trabalhos científicos que estão a ser desenvolvidos nesta área, numa perspetiva de promover a convergência de interesses entre os pares, assim como o desenvolvimento de soluções inovadoras para a valorização e uso eficiente dos recursos naturais do Mar dos Açores.