Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

A História tem ensinado, ao longo dos tempos, que as grandes transformações politico- sociais são quase sempre precedidas de uma preparação dos espíritos, a fim de habilitar os povos à aceitação e habituação das mesmas. Não foi isso, porém, que sucedeu com a implantação da autonomia regional dos Açores, nascida numa época de convulsão e sem uma base sólida.

Ela não passou nem por um referendo nem por outra forma de legitimação popular, necessários à sua consciente aceitação. Acresce ainda que ela veio alterar profundamente um regime político-administrativo, com mais de um século de existência nos Açores. Estes formavam anteriormente três distritos criados artificialmente, é certo, mas consolidados por uma prática de mais de um século. E de súbito, tudo isso se esboroa e cai por terra. Sem a população ter sido auscultada, decreta-se, à pressa, um sistema governativo que submete nove ilhas, a um governo centralizador e inexperiente que, com o rolar dos anos, foi-se centralizando ainda mais, roçando, por vezes, as raias do poder absoluto.

A base sem a qual ela não nunca se desenvolverá chama-se “espírito açoriano”. Só com o conhecimento e compreensão das realidades e dos problemas de cada ilha, por parte dos açorianos de todas as ilhas, se poderá falar num todo com iguais deveres e direitos. Para atingir esse desiderato era preciso uma mudança de mentalidades e de atitudes, mas isto não foi então julgado necessário incrementar.

O problema do desconhecimento das nove ilhas levou a pensar-se, ingenuamente, que as populações aceitariam sempre tudo passivamente. Recorde-se que o referido desconhecimento era motivado por uma deficiente rede de transportes necessária para viabilizar o intercâmbio insular. Por via marítima, para se chegar ou sair do arquipélago, só os micaelenses podiam fazê-lo, directamente, em navios ingleses e italianos que paravam o porto de Ponta Delgada. Portanto, não precisavam de ir a outra ilha, o que não acontecia com os açorianos das outras oito, que eram obrigados a deslocar-se a S. Miguel, passando por lá, nas idas e nos regressos das viagens, e permaneciam durante largas horas até partirem para a ilha de residência.

Isto era no tempo da Empresa Insulana de Navegação. E nos nossos dias algo de muito semelhante se torna a passar, quer no transporte marítimo, agora só com mercadorias, quer no aéreo presentemente cada vez mais afunilado para P. Delgada, apesar dos 45 anos de regime «autonómico» destas ilhas, onde nascemos e/ ou residimos. Por isso, muitos habitantes de S. Miguel ignoravam e continuam a ignorar as restantes parcelas dos Açores. E como se já bastavam no essencial, começaram a despontar e a habituar-se à ideia de que o arquipélago era quase só deles, exceptuando o avistamento, raras vezes, de Santa Maria, mas só em dias muito pouco nublados.

O Dr. Cândido Pamplona Forjaz, nas suas «Memórias» (p. 306), dá-nos outra boa achega para o tema que vimos abordando:

«Além disso, uma geração de homens ilustres, verdadeiramente fora de série, imprimira tal rumo à vida micaelense na economia e na política que as outras ilhas se “apagaram” e até não há muitos anos, quando se falava dos Açores apenas se citava S. Miguel».  Infelizmente, essa tendência não diminuiu, mas até se alastrou até aos nossos dias.

Continuando na transcrição, escreve de C.P.F., a dado passo:« quando, após uma campanha autonomista chefiada pelo Dr. José Bruno (que esse sim, defendia a verdadeira unidade açoriana), se chegou com o 25 de Abril de 1974 à criação da Região dos Açores—aquela supremacia económica, financeira e populacional irrompeu com força que se afigurava irreprimível e precisamente porque  muitos daqueles que defendiam a união e unidade dos açorianos, surgiram como arautos de um regime centralizado e concentrado em S. Miguel, que por dispor da supremacia económica e demográfica, aspirava à supremacia política ( V. Encíclica Quadragesimo Anno). E foi preciso uma luta tenaz, porfiada, corajosa para fazer compreender aos srs. dos Açores que como em 1975, viria a lembrar o Dr. Mário Soares em Angra, se não queríamos ser governados do Terreiro do Paço, também não o queríamos ser do Largo da Matriz.» (Memórias, p. 307).

Porque hoje o problema dos bairrismos é de candente actualidade e está na ordem do dia, achamos oportuno recuperar algumas achegas importantes do seu pensamento político sobre a autonomia. Fazemo-lo estribado nas grandes e experientes vivências deste insigne «açoriano da Terceira», como ele muito gostava de ser tratado. E também por estar em plena sintonia com vários dos seus princípios aqui indicados.

Oxalá elas venham aclarar os debates do anunciado” Forum para o aprofundamento da Autonomia”, sonhada e que muitos ambicionaram, em 1976, contribuindo para a eliminação dos aspectos negativos, que têm denegrido, nos últimos tempos, a imagem que dela se acalentava desde os primórdios da sua aparição.

A Força da Razão e do diálogo civilizado

Como sugestão e crente na força da razão e do valor do diálogo, Cândido P. Forjaz faz novamente uma válida e pedagógica proposta com vista à erradicação dos graves desvios e dos nefastos atropelos, a que boquiabertos vínhamos assistindo e suportando as suas desastrosas consequências.

Para sairmos do pântano em que estivemos atolados até há poucos meses, é imperioso estudar e pôr rapidamente em prática as melhores soluções para atingirmos o ambicionado patamar de entendimento e a concretização das ulteriores medidas a tomar. Para tal objectivo urge escutar, atentamente, os especialistas das diferentes áreas e não tornar marginalizar a sociedade civil, como se fez no passado. Todos os açorianos são convocados, como ouvimos recentemente da boca do actual Presidente do Governo. Temos que implementar um novo paradigma de governação, criar um verdadeiro espírito de convivência e incentivar a maior participação de todas as instituições regionais e dos porta-vozes das comunidades das diferentes ilhas.

Para obtermos os melhores resultados para este terceiro ciclo, impõe-se «fazer-se uma análise a esse abstruso fenómeno de rivalidade» e do centralismo hediondo que nos corrompem e nos desacreditam perante idênticos comportamentos, quando amiúde criticamos centralismos externos dos quais depende a autonomia que se apregoa.

Urge reafirmar as causas já conhecidas e, como preconiza C.P.F,« procurar convencer os espíritos mais evoluídos e as pessoas mais responsáveis( pelos cargos que exercem e pela posição social), da necessidade de combater esse “Mal açoriano”, e criar um autêntico espírito de unidade entre todas as ilhas sem com isso afectar o particularismo de cada uma.(Memórias, p. 307). Foi com essa finalidade que apresentou uma exposição em 19.12.1976, à qual estiveram presentes, a seu convite, doze personalidades das mais reconhecidas da sociedade micaelense, capazes de compreender os argumentos da mesma e de retirarem as devidas consequências, algumas hoje sobejamente conhecidas por todos nós.

António das Neves Leal

10.06.2021

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante