Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

As eleições autárquicas realizam-se no dia 26 de Setembro de 2021, por isso, já se vive num ambiente de plena campanha eleitoral, as listas dos candidatos autárquicos priorizam programas de investimentos inteligentes, e de desenvolvimentos sustentáveis, a fim de convencerem os eleitores a votarem nas suas listas.

Apresentam-se ao eleitorado terceirense 8 partidos políticos e um grupo de cidadãos - 5 candidaturas para a Câmara Municipal de Angra de Heroísmo e 6 candidaturas para a Câmara Municipal da Praia da Vitória.

À Câmara Municipal da Praia da Vitória, um grupo de cidadãos candidata-se, e para candidato à Câmara Municipal da Cidade Berço de Vitorino Nemésio, apresenta Tiago Ormonde, e a lista para a Assembleia Municipal candidata-se em primeiro lugar Rita Borges Bettencourt.

O Partido Socialista candidata na sua lista às próximas eleições autárquicas, Berto Messias, para a Câmara Municipal da Praia da Vitória, e para cabeça de lista à Assembleia Municipal, apresenta Fátima Homem.

Por sua vez, Vânia Ferreira é candidata da lista da coligação PSD/CDS-PP à Câmara Municipal da Praia da Vitória, e Paulo Luís encabeça a lista para a Assembleia Municipal.

O Bloco de Esquerda - BE - apresenta como candidato à Câmara Municipal da Praia da Vitória, Joana Bettencourt, e Ana Oliveira encabeça a lista para a Assembleia Municipal.

O CH (CHEGA) tem como candidato à Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tiago Azevedo, e a lista para a Assembleia Municipal é liderada por Cecília Ferreira.

Finalmente a coligação PCP-PEV tem como primeiro elemento para a Câmara Municipal da Praia da Vitória, António Fonseca, e quem lidera a lista para a Assembleia Municipal é Bruno Santos.

Os tempos actuais são tempos difíceis onde a mediocridade e a diferença têm rédeas soltas de paixões e ignorâncias onde não abundem ideias viáveis, onde o dinheiro pretende igualizar as desigualdades, e sem dinheiro não há desenvolvimento económico, pouca gente medita, e é raro ter-se ideias, tudo fruto duma sociedade consumista e comodista onde o sistema político está construído não para o mérito, mas para os amigos, por isso, receio que muito dos vícios inerentes ao governo das autarquias não são fáceis de se ultrapassar, basta estarmos atentos para observarmos as criticas que o povo trás a lume nestas alturas e relativas à corrupção, que infelizmente grassa em alguns políticos ao longo da nossa democracia, e que em nada abonam a favor de que os políticos trabalhem para o bem comum, porque a cidade é muito mais do que a soma dos cidadãos e ninguém deve ficar para trás, devemos trabalhar juntos, dialogar e partilhar ideias de modo a suavizar a polidez social.

A nossa capacidade natural de acomodação à realidade política e social, deve ser surpreendida, deve ser mudada e cabe aos candidatos autárquicos apresentar propostas e ou programas realizáveis que desemboquem em metas justas, porque os candidatos eleitos para a governação ou oposição das autarquias "não devem tratar-se a si com consideração desmedida, salvaguardando os seus interesses pessoais e familiares em detrimento dos verdadeiros interesses sociais, porque os homens sem coração sensível, não servem para ocupar cargos políticos e públicos."

É facto notório, que a forma de ser governar mal, tem como causa principal a falta de bons colaboradores e conselheiros, pois por vezes pode acontecer infelizmente ao político eleito não se rodear dos mais dignos, dos mais capazes, porque estes não são parentes, não são amigos, e assim ficam de fora para prejuízo de tudo e de todos, adiando-se a construção de uma sociedade que se quer justa, solidária e promotora da igualdade.

A democracia não é, nem pode ser cinismo de exercício de uma tirania partidária e para quem chega ao poder não há caminhos feitos, mas, apenas caminhos a construir para o bem das comunidades, por isso, louvamos a brilhante iniciativa do aparecimento da uma lista de cidadãos independentes nas próximas eleições autárquicas para a Câmara Municipal da Praia da Vitória, exemplo a seguir com maior intensidade.

Sebastião Lima, Diretor

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante