Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

ZONA FRANCA

Siga a Festa

Em época natalícia, são cada vez menos os que acreditam no Pai Natal. A informação flui livremente, mesmo que isso não se traduza, necessariamente, em formação. A magia e o estado de graça duram cada vez menos.

Os açorianos estão cada vez mais descrentes nos políticos que elegem e na forma de fazer política. A transmissão televisiva das sessões da Assembleia Legislativa Regional em muito contribui para esse descrédito, gerando até um sentimento de vergonha pelo comportamento dos deputados.

Na próxima noite eleitoral, de 4 de Fevereiro, não faltarão as explicações dadas pelos comentadores para a elevada abstenção. Nenhum dos políticos convidados terá coragem de referir a postura degradante dos políticos como sendo um elemento que muito contribui para os eleitores ficarem em casa.

As próximas eleições destinam-se a escolher os deputados que preencherão o hemiciclo na Horta, não o Presidente do Governo. Em cada ilha, quantos serão os eleitores que sabem o nome dos deputados do seu círculo eleitoral? A escolha que os Partidos fazem para o preenchimento dos 57 assentos parlamentares tem por base fidelidades partidárias e tachismos, em claro detrimento da competência.

Sabendo-se da incapacidade de vários deputados em redigir um simples discurso, para que a sua presença na Assembleia fique registada, era de esperar que ao menos conseguissem ler correctamente o que alguém lhes escreveu. Há que explicar aos eleitos que o seu papel não consiste em apupar e fazer apartes enquanto os outros falam. Há que ensinar o Presidente da Assembleia a forma de tratar quem é mal-educado.

Se dúvidas houvesse acerca do alheamento dos políticos em relação à sociedade, muito em particular às empresas que são a base da nossa economia, estas teriam ficado dissipadas com todos os comportamentos que levaram à necessidade da convocação de eleições antecipadas. Em boa verdade, tanto quem governa como quem está na oposição preocupa-se exclusivamente com tricas partidárias e com os momentos que julgam mais adequados a lançar os dados para novo jogo.

A esta hora, o Pai Natal já tem a saca praticamente completa com os nomes que comporão as listas eleitorais. Serão premiados aqueles que se comportaram bem, dizendo sempre que sim ao chefe, serão castigados os desalinhados e ficarão de fora aqueles que são inconvenientes, por pensarem pela sua cabeça.

Terminada a música de Natal, lá teremos de virar o disco e continuar a tocar o mesmo. Continuaremos a ter Conselhos de Ilha que não servem rigorosamente para nada, Visitas Estatutárias que não são mais do que meros cumprimentos formais de obrigações, e governantes e deputados completamente alheados das populações que os elegeram.

Está difícil de acreditar que o Pai Natal nos vai trazer algo de positivo, por mais optimistas que pretendamos ser. É bastante mais fácil acreditar que temos aquilo que merecemos e que não fazemos o necessário e suficiente para alterar o rumo das coisas. Enquanto isso, aproveitemos a quadra festiva.

A todos um bom Natal.

Luís Vasco Cunha

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

*ZONA FRANCA discorda ortograficamente

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante