Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Jornal da Praia – A Cooperativa de Produtos de Agricultura Biológica - Bio Azórica C.R.L. surgiu da empresa Bio Azórica fundada em Março de 2001. Com sede na freguesia das Fontinhas quais os propósitos que levaram à criação da empresa em 2001?

Miguel Garcia - A Bio Azórica foi criada em 2001, já como Cooperativa, por um grupo de 17 pessoas que, para a realidade açoriana da altura, foram bastante ambiciosas e visionárias, tendo lançado a primeira semente para o crescimento da Cooperativa que se quer continuo, sólido e sustentável. Na altura, a sua sede ficou registada na Quinta do Martelo, em S. Mateus da Calheta, até que em 2016, com a abertura da nossa sede, na Vinha Brava, em Angra do Heroísmo, atualizámos os estatutos e o registo da nossa morada oficial. É neste espaço da sede que temos o nosso serviço administrativo, sala de reuniões e de formações. 

O propósito desta Cooperativa está plasmado, de forma resumida, no artigo 3º dos seus Estatutos que indica como o seu objetivo principal, o incentivo da "produção e consumo de produtos biológicos, respeitando o Ambiente e promovendo, assim, a conservação da Natureza e a biodiversidade, através da utilização integrada, durável e racional dos recursos naturais".

O gradual aumento do seu número de cooperadores e da produção em Modo de Produção Biológico (MPB) levou a que em 2008 a Bio Azórica iniciasse a sua atividade comercial com dois pontos de venda semanais, um no Forte de São Mateus e outro na Biofontinhas. Dado o seu carácter temporário, foram entretanto inaugurados dois espaços permanentes, o Mercado de Produtos Biológicos, na Praia da Vitória, e o restaurante Casa do Jardim, em Angra do Heroísmo, em Outubro de 2012 e Agosto de 2014, respectivamente. Mais recentemente foram criados novos canais de escoamento regulares para as principais superfícies comerciais da ilha Terceira e para alguns clientes de outras ilhas açorianas.

Jornal da Praia – A passagem do formato de empresa para cooperativa foi uma mais valia para a divulgação dos produtos biológicos?

Miguel Garcia - Como disse anteriormente, a Bio Azórica sempre foi uma cooperativa desde a sua fundação. Este formato é adequado para o seu objetivo pois permite conjugar duas vertentes essenciais para a promoção destes produtos: a produção e a comercialização. Por um lado, permite um envolvimento com a produção, através do vínculo e do apoio que existe para com os nossos cooperadores produtores e, por outro lado, permite desenvolver uma atividade comercial no sentido de escoar os produtos provenientes dessa produção, que necessitam obviamente de mercado. Ao fim ao cabo, produção sem escoamento não faz sentido e para haver comercialização é necessário haver produto. Paralelamente a isto, a Cooperativa desenvolve diversas ações de sensibilização da comunidade para as vantagens e benefícios que o MPB traz para a Natureza, para o ambiente e para o Homem, visando o crescimento dos mercados e justificando os investimentos da produção.

Jornal da Praia – A par da produção agrícola, a Bio Azórica C.R.L tem vindo a dedicar-se à divulgação dos produtos biológicos através de diversas iniciativas e eventos. Como tem decorrido e em relação ao público qual é o feed back?

Miguel Garcia - Sim, é verdade. Além da emblemática Bio Feira anual, cuja realização foi interrompida pelo COVID, existem diversas iniciativas e eventos que realizamos para promover os produtos biológicos. Há alguns mais simples como palestras, showscooking, formações, workshops e há outros mais complexos como o I Fórum Regional da Agricultura Biológica, em que fomos um dos coorganizadores, que levou, durante vários meses de 2021, vários eventos a todas as ilhas dos Açores, com transmissões online e cobertura da RTP Açores. Estas iniciativas têm corrido bem, embora existam sempre melhorias a implementar para o futuro, e o feedback tem sido bastante positivo, de modo geral. Notamos que há cada vez mais pessoas muito esclarecidas, informadas e preocupadas com a sua saúde, com as questões ecológicas e com as próprias alterações climáticas. Há, contudo, nesta vertente da promoção, alguns trabalhos e parcerias que estamos a preparar para o futuro e que virão reforçar o marketing e a divulgação dos produtos biológicos junto da comunidade para que esta mensagem chegue cada vez a mais pessoas.

Jornal da Praia -  Para os leitores que não sabem ou pouco conhecem o que são produtos biológicos e como são produzidos, pode falar um pouco sobre este tipo de produção? E onde o público pode adquiri-los?

Miguel Garcia - Claro que sim. Resumidamente, os produtos em MPB, vulgarmente chamados produtos biológicos, podem ser de origem animal ou vegetal. São produzidos de forma mais sustentável, sem químicos de síntese, aditivos e com recursos naturais. Assim, preserva-se a biodiversidade, protege-se os solos e respeita-se o ambiente e a Natureza. Uma vez que este modo de produção não utiliza pesticidas nem fertilizantes químicos, estes alimentos potenciam a rotação e consociação de culturas e de plantas benéficas. Há estudos que demonstram que os produtos biológicos têm níveis mais baixos de metais pesados e maiores níveis de antioxidantes, por exemplo, o que os tornam alimentos potencialmente mais saudáveis.

Já agora, qualquer produto biológico tem que estar certificado por um Organismo de Controle. Quando se adquire um produto biológico, é importante verificar que, no caso dos produtos embalados, existe no seu rótulo o logótipo biológico da União Europeia e, nos produtos a granel, o espaço comercial possui o certificado de conformidade válido de cada produto.

Cá, na ilha Terceira, os espaços especializados nesta área são o Mercado de Produtos Biológicos, À Volta do Paul da Praia, e o restaurante Casa do Jardim, dentro do Jardim Duque da Terceira, que possui 5 estrelas no referencial BioTur, ou seja, só utiliza produtos biológicos na confeção dos seus pratos, da sua pastelaria e da sua padaria. Outra forma das pessoas receberem todos estes produtos em suas casas, é através do nosso sistema de entrega de Bio Cabazes semanal.

Jornal da Praia -  No inicio deste mês, a Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, anunciou um inquérito ao consumo de produtos biológicos, para "melhorar o conhecimento do mercado existente, o perfil do consumidor e identificar as oportunidades existentes" para estas produções.? A própria Comunidade Europeia tem vindo a incentivar a produção e consumo de produtos biológicos. Estas iniciativas são uma mais valia para que os produtos biológicos integram cada vez mais a nossa alimentação?

Miguel Garcia - Sem dúvida. Aliás, o inquérito ao consumo de produtos biológicos é um dos trabalhos resultantes do grupo de trabalho do Plano de Ação para Promoção e Produção de Produtos Biológicos na Região Autónoma dos Açores, do qual a Bio Azórica faz parte. Os resultados do inquérito darão indicações para implementação, ou aprofundamento, das estratégias para o desenvolvimento da Agricultura Biológica nos Açores. Mas este é apenas um dos instrumentos que estão a ser desenvolvidos por este grupo de trabalho que envolve vários parceiros como instituições de natureza agrícola, a Universidade e o Governo dos Açores.

Os incentivos e orientações da Comunidade Europeia são também determinantes pois direcionam para o MPB, muitos investimentos dentro da agricultura. Desta forma, o natural crescimento da agricultura biológica vai-se tornando, também, uma inevitabilidade. Entendo que o desenvolvimento da agricultura biológica é tanto uma solução económica face à escassez de recursos naturais e ao aumento dos fatores de produção, como uma responsabilidade ambiental que temos para com o Planeta e para com as gerações futuras.

Jornal da Praia – Quando ao futuro quais os projetos que a cooperativa tem para o concelho?

Miguel Garcia - Apesar da Cooperativa estar sedeada em Angra do Heroísmo, o concelho da Praia da Vitória tem sido um concelho muito querido para a Bio Azórica. Foi na Praia da Vitória que construímos o nosso primeiro espaço comercial e foi na Praia da Vitória que realizámos as 6 edições da Bio Feira dos Açores. Neste momento, há muitas ideias e possibilidades em relação a projetos e ao futuro da Cooperativa. Perceber aquilo que poderá ser, ou não, exequível, será determinante, para rapidamente definirmos os passos do nosso futuro próximo. Em todo o caso, sem que os projetos estejam confirmados, preferimos não falar sobre eles, mas o que é certo é que queremos estender a nossa presença comercial pela ilha Terceira, sem deixar de aprofundar a ligação ao concelho da Praia da Vitória.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante