Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

“É com tristeza que verificamos que, mais uma vez, o Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande não consta no Cartel da Corrida das Festas da Praia da Vitória do próximo mês de agosto”, lamenta Berto Messias.

Segundo o Vereador do Partido Socialista na Câmara Municipal da Praia da Vitória “esta opção da Presidente da Câmara Municipal é errada. Estes eventos devem servir para valorizar as nossas instituições, sobretudo quando estamos a falar de um Grupo que é o grande responsável pelo regresso dos toiros de praça às nossas Festas”.

“Recordo que as Corridas de Toiros voltaram às Festas da Praia em 2007 no âmbito da fundação e apresentação do Grupo de Forcados do Ramo Grande. Desde essa data que, todos os anos, foi realizado um evento tauromáquico inserido nas Festas da Praia, com grande qualidade, que é hoje uma referência do calendário tauromáquico português, fruto do seu crescimento e consolidação, muito por mérito dos Forcados do Ramo Grande que sempre participaram e até organizaram essa Corrida”, refere Messias.

Para o dirigente socialista, “ver hoje que o Grupo do Ramo Grande, o grupo da casa, fica de fora por uma teimosia da Presidente da Câmara que diz que não quer pagar o caché que este grupo sempre recebeu, fundamental para as suas despesas e compromissos, dizendo que não pode pagar ao grupo da Praia “porque tem de tratar todos os grupos por igual” é algo muito triste de quem não promove uma postura de consenso e de parceria entre todas as instituições tauromáquicas do Concelho, fundamentais para a elevação desta nossa identidade cultural”.

“Nada temos contra as entidades envolvidas nesta Corrida, pelo contrário, muito menos contra os grupos de forcados convidados e confirmados que fazem o seu trabalho engrandecendo este espetáculo a quem desejamos muita sorte, mas haver uma Corrida de Toiros nas Festas da Praia sem a presença do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande, pelo facto de a Presidente da Câmara se recusar a pagar 2500 euros de caché, o que sempre foi pago a este grupo, por ser o grupo da casa e por terem neste caché um importante apoio para as suas despesas anuais da época tauromáquica, é algo incompreensível, que desmerece um grupo que tanto fez pela tauromaquia terceirense e que é o grande responsável pelo regresso da tauromaquia às Festas da Praia, há 16 anos”, refere o autarca.

“Esperamos outra postura e outra capacidade de promoção de consensos por parte da Câmara Municipal e de valorização de todas as instituições do Concelho da Praia da Vitória”.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante