Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

O Jornal da Praia, a verdadeira voz do Ramo Grande, nasceu no dia 29 de Abril de 1982, fruto da prestigiosa iniciativa do Grupo de Amigos da Praia da Vitória, Associação Recreativa e Cultural, sem fins lucrativos que na sua génese pretendia “promover e difundir a cultura, sob todas as formas de actividades, incluindo acções de índole sócio-económica com incidência nas comunidades, visando melhorar a qualidade de vida das mesmas, alheia às convicções políticas e credo religioso de cada qual, desde que respeitadoras da dignidade humana”.

Este Grupo de Amigos da Praia da Vitória, proprietário do Jornal da Praia, foi uma iniciativa de proeminentes figuras, seus associados e fundadores, que de forma alguma não podemos deixar de destacar, tão briosa iniciativa, e que nos cabe sinceramente agradecer e homenagear tais ilustres pessoas, que são: Dr. Alvarino de Meneses Pinheiro, António Alves Barroso, Dr. João Dinis Ornelas Rego, Dr. Eduardo Manuel Ferraz da Rosa, Dr. Luís Filipe Cota Moniz, Francisco Mateus da Silva Mendes, Jorge Leonel Ávila Pamplona Ázera, Dulberto Silveira Alves da Silva, Francisco Jorge da Silva Ferreira, José Ernesto Santos Meneses Ávila, Luís Alberto Ferraz Pinheiro e Thieres Ávila da Cunha.

Foi um passo importante para que o Jornal da Praia figurasse em lugar de destaque na imprensa local regional, pela sua coragem e dinamismo que sempre manteve na luta pela autonomia democrática e progressiva, que se quer perene para a nossa Região Autónoma.

O Jornal da Praia nasceu para ser um espaço de debate de ideias, aceitando a crítica “de bom grado”, ainda que tenha um longo caminho a percorrer, porque a divulgação da verdade, doí sempre ao infractor.

O jornal deve estar aberto a todos, principalmente para aqueles com quem não concorda, e é desta pluralidade de opiniões que se precisa, para sermos sérios, honestos e competentes, e preservarmos os princípios básicos do jornalismo democrático e livre, porque “o jornalismo é o último reduto da liberdade abafada em várias partes do mundo”.

É obrigação da Direcção deste Jornal saber lidar, aprofundar e apresentar todos os novos pontos de vista dos seus colaboradores, prestigiando toda a liberdade de informação, pilar fundamental do sistema democrático, enorme desafio, a preservar no lugar que ocupa na sociedade, sem por em causa a sua história, a sua autonomia, a sua independência, porque este jornal desde os seus primórdios defendeu sempre a liberdade de informação perante o poder político e o poder económico.

Esperamos, e agradecemos a todas as mulheres e homens, nomeadamente leitores, anunciantes e colaboradores, que com entusiasmo continuam a ajudar este jornal e seu Conselho Directivo a prosseguir os seus objectivos, por muitos e largos anos, pois o Jornal da Praia singrou e continuará a singrar, apesar de todos os obstáculos, escolhos, correntes e marés adversas, que enfrentou e continuará a enfrentar, por isso jamais podemos dar o nosso tempo por perdido.

Muito obrigado a todos.

O Director,

Sebastião Lima

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante