Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

O executivo municipal da Praia da Vitória, no âmbito do ciclo de visitas às freguesias e vila do concelho, marcou presença, na sexta-feira, dia 13, na freguesia do Porto Martins, no sentido de avaliar as necessidades e as reivindicações da Junta de Freguesia, a fim de reforçar as dinâmicas locais.

Com o intuito de envolver a comunidade e trabalhar a proximidade com as forças vivas, o encontro, que decorreu na sede da Junta de Freguesia, contou com a presença da presidente Raquel Mendonça, a fim de serem determinadas prioridades no que concerne à segurança, avaliação de zonas balneares, potencialidades locais e questões relacionadas com a manutenção de espaços municipais e dinâmicas de freguesia.

Após este encontro, o executivo municipal, acompanhado pela responsável da Junta de Freguesia do Porto Martins, deslocou-se aos caminhos de Santo António e de São Vicente, assim como à canada do Pico do Capitão, no sentido de avaliar as condições de asfaltagem. A visita culminou com uma reunião com os representantes do grupo de escuteiros, da Casa do Povo, da comissão fabriqueira da igreja, e do Centro de Convívio de Idosos.

“A cooperação com as entidades é fundamental ao desenvolvimento local, pelo que envolver a comunidade do Porto Martins, através das instituições que apoiam de forma direta a comunidade, é algo que consideramos fulcral. Esta, que é a nossa primeira visita enquanto executivo, foi muito profícua. Permitiu-nos ter uma noção mais real das necessidades, definir e alavancar potencialidades e determinar o rumo na direção que entendemos ser a mais correta, considerando as particularidades desta freguesia”, sublinha a presidente da Câmara Municipal Vânia Ferreira.

“Foram abordadas diversas temáticas, no entanto gostaria de ressalvar a importância que pretendemos dar às zonas balneares no que concerne ao reforço das acessibilidades, nomeadamente ao nível das pessoas com mobilidade reduzida. Esta é uma preocupação de todos nós, até porque a segurança não pode ser descurada em momento algum”, refere a responsável municipal.

“Este encontro foi pautado pela visita a algumas vias que integram a freguesia e que necessitam da nossa especial atenção ao nível de asfaltagem e construção de muros, considerando a proximidade com a orla costeira. Naturalmente, este terá de ser um trabalho conjunto com o Governo Regional e demais entidades, algo que iremos avaliar com maior proximidade, alertando as entidades competentes”, explica a autarca.

Projetos futuros

Do encontro resultaram ainda considerações relativamente à cultura da vinha e da oliveira, dois dos ex-líbris desta freguesia, envolvendo a aposta no trabalho desenvolvido nestas vertentes, assim como na partilha de conhecimentos junto das novas gerações.

“Ao considerarmos o conhecimento que distingue as gentes do Porto Martins, reconhecemos a importância da cultura da vinha e, particularmente, da oliveira, uma arte que deve ser potenciada junto das atuais e futuras gerações, enaltecendo a cultural local. Contribuir para esta tradição é um dever e pretendemos unir esforços neste sentido”, adianta.

“Ir ao encontro das necessidades locais, reforçar a coesão social de cada freguesia e vila, destacar as particulares de cada uma delas, e enaltecer a sua cultura é essencial à coesão social do concelho da Praia da Vitória. Este é o nosso objetivo central enquanto executivo municipal. Neste sentido, apoiar e alavancar ações que promovam a cidade e o concelho é a nossa bandeira enquanto autarquia”, refere.

O executivo municipal marcará presença na próxima sexta-feira, dia 20, na freguesia da Fonte do Bastardo, estando previstas nas próximas semanas visitas às restantes freguesias e vila que integram o concelho. Fonte: CMPV

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante