Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Crónica do tempo que passa (99)

Jornal da Praia 40 anos a despertar consciências para um futuro melhor

Quatro décadas são passadas na vida deste quinzenário, que tem tido uma importância decisiva e determinante, na história da imprensa açoriana e portuguesa.

A sua folha de serviço em prol dos Açores, da Ilha Terceira e do Concelho, onde tem a sua sede e desenvolvido a sua meritória acção, é já demasiado longa. Para enumerar o que foi até agora conseguido, nestas quatro décadas, seria preciso compor um livro com muitas páginas bem recheadas.

Revisitando os seus mais de seiscentos números publicados (614) temos uma visão global dos diversos temas, acontecimentos e anseios que, quinzenalmente, foram tratados por este persistente e destemido órgão de comunicação, quando muitos outros, mais antigos ou mais novos do que o «Jornal da Praia», desapareceram, do mapa da imprensa portuguesa nos últimos 250 anos.

No início do surgimento do Jornal da Praia (JP) muita gente vaticinou a sua morte, a curto prazo. Na Praia da Vitória, as iniciativas culturais  e outros projectos duravam pouco, diziam alguns baseados  em experiências anteriores, e outros em duvidosos fatalismos. Porém, uns e outros enganaram-se e as cassandras do negacionismo e da desgraça vergaram-se, e deram a mão à palmatória, perante os seus 40 anos, preenchidos com tanto desvelo, generosidade e dedicação, até este dia de comemoração.

Assim, e para desmentir esse pendor pessimista, o JP, após a edição dos seus primeiros 197 números, encetava o seu ano XIII, publicando um número especial de 26 páginas. Nele participaram  17 depoentes, que dissertaram sobre a existência, nem sempre fácil, deste quinzenário. Alguns deles livremente exprimiram a sua surpresa e admiração ao JP, por este ter apagado, com o seu exemplo, abnegação e empenhamento, essas previsões derrotistas do passado.

Da lista dos colaboradores desse número especial, seis dos quais entretanto falecidos (António Barroso, Artur Cunha Oliveira, Costa Freitas, Higino de Meneses, José Meneses, Pedro de Merelim), vale a pena lembrar também a lista dos títulos dos trabalhos de todos os convidados:

Um combate de 12 anos, Um espevitador despertador de consciências, Oásis no deserto informativo, 12 número de Perfeição, Liberdade de imprensa e Risco, As dúzias, Significar a Vida, José Agostinho cientista açoriano, No rasto do desenvolvimento, Algumas Notas sobre a comunicação social na Sociedade Açoriana de hoje, Perdi por três a um, Uma questão de Estado, Pragmatismo, Igreja de S. Francisco—o Dono e o Mandão, Parabéns Jornal da Praia.

Não sendo possível referir todos os assuntos, abordados nesses artigos, vou cingir-me àquele que versa sobre a comunicação social, e rematarei com o Editorial do Jornal da Praia do seu nº 198, na altura sendo sua directora Paulina Oliveira, subdirector António Barroso e chefe-de-redacção Heriberto Brasil.

Sobre o contributo do Jornal da Praia, afirmava José Decq Mota, a dado passo do seu artigo sobre a comunicação social: «Pela sua linha editorial afastava-se de submissões limitadoras, sendo um exemplo e um estímulo ao exercício da crítica e ao completo exercício da liberdade de expressão e opinião. O Jornal da Praia ajudou e ajuda a que outros dessem e dêem maior valor à importância fundamental que tem a liberdade e o pluralismo de opinião.

O segundo contributo essencial dado pelo Jornal da Praia é o de ajudar sempre a que fique claramente demonstrado que pluralismo de opinião é uma coisa e opinião bipolar redutora (poder regional versus maior partido da oposição) é outra. O Jornal da Praia pela diversidade dos seus colaboradores, pela oportunidade dos temas, pela profundidade de muitas abordagens e análises, torna bem claro que nos Açores de hoje a pluralidade de opinião com qualidade é um facto indesmentível».

 E prosseguia: «Escrever sobre este tema no Jornal da Praia é certamente escrever num sítio certo, porquanto alguns traços positivos da imprensa açoriana de hoje, se devem, de entre outros, a este jornal».

Editorial

DOZE ANOS…

«Jornal da Praia», com a pertinácia de poucos e a persistente colaboração de muitos, aqui está a comemorar uma dúzia de anos de vida, ultrapassando a expectativa de uns e por certo, frustrando as esperanças de outros tantos. É, porém, um saboroso aniversário para os que apostaram firme neste projecto, lhe deram forma e o conduziram até aqui.

Doze anos de vida de um jornal com os condicionalismos próprios do meio que o viu nascer, é obra! Perdôe-se-nos a vaidade de queremos afirmar que transcendemos a pequenez do meio e nos projectamos para além do espaço físico que o próprio título do nosso jornal sugere. O caminho incómodo e difícil por nós escolhido, afrontando o poder sem complacências nem tibiezas, não pactuando com factos ou acontecimentos lesivos dos interesses da comunidade açoriana, dando voz aos injustiçados e a quem pretenda fazer-se ouvir sobre o nosso destino colectivo, está na razão directa da nossa projecção e da longa e actuante presença.

«Jornal da Praia», hoje é uma referência obrigatória, no conjunto da comunicação social açoriana, é já, poder-se-á afirmar, uma instituição que honra a nossa terra e muito orgulha os seus fundadores e incansáveis continuadores. Para todos uma palavra de gratidão, extensiva ao larguíssimo número de leitores e assinantes, conterrâneos e amigos dos Açores, espalhados por estas Ilhas fora até Macau, passando pela Califórnia até aos confins da Austrália, ao fim e ao cabo todos os que são o suporte deste quinzenário ilhéu e constituem a legítima garantia da nossa linha editorial.

Certamente que o nosso jornal foi deixando pelo caminho alguns protestos e incompreensões, particularmente da parte de arautos das verdades oficiais e dessa plêiade que medra ou procura sobreviver à sombra do poder. Não nos incomodam sobremaneira nem conseguiram até agora travar-nos o passo. O poder, qualquer poder, tem louvaminheiros em demasia e esse nunca poderia ser o espaço deste Jornal.

Doze anos volvidos sobre a publicação do primeiro número, aqui estamos decididos a continuar com a firmeza e frontalidade que nos tem caracterizado, dispostos a manter este espaço de comunicação independente e incorruptível, tal e qual os propósitos da primeira hora.

António das Neves Leal

Praia da Vitória, 29.04.2022

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante