- Detalhes
- Categoria: Desporto
- Acessos: 3460
No passado dia 25 de outubro de 2022, na zona de surf “Riviera”, Praia da Vitória, os alunos do ensino básico inscritos nas Atividades Desportivas Escolares da Escola Vitorino Nemésio, fizeram uma aula de iniciação ao surf.
De acordo com os professores de Educação Física Alexandre Jacinto e Leonardo Gonçalves Departamento de Educação Física e Desporto da Escola Secundária Vitorino Nemésio, “a Escola Vitorino Nemésio tem-se empenhado em organizar os horários dos alunos, de forma a terem as tardes das terças-feiras, sem aulas, de forma a possibilitar aos seus alunos a prática de atividade desportiva na escola, orientada por professores de educação física, entre as 15h15 e às 16h45.
Este ano decidimos realizar algumas atividades “fora da escola” e surgiu a ideia de realizar uma aula de iniciação ao surf. Apresentamos a nossa ideia à Associação de Surf da Ilha Terceira, a qual se mostrou de imediato disponível para colaborar connosco e organizar uma aula de introdução com os nossos alunos. A aula teve lugar na zona de surf da “Riviera”, zona de excelência para a pratica surf, zona que deve ser preservada e cuidada por todos nós.
A Associação de Surf da Ilha Terceira têm tido um papel muito importante na dinamização e desenvolvimento do surf, possibilitando a prática de surf a todos, desde os mais jovens aos adultos, quer no âmbito recreativo e de competição.
A atividade contou com cerca de 20 alunos desta escola, a quem agradecemos a fantástica participação, agradecendo também aos seus Encarregados de Educação pela autorização de participação na mesma.
A Escola Secundária Vitorino Nemésio gostaria ainda de agradecer a disponibilidade da Associação de Surf da Ilha Terceira e ao seu professor André Xarepe pela disponibilidade e pela simpatia, proporcionando um momento inesquecível aos nossos alunos.”.
- Detalhes
- Categoria: Desporto
- Acessos: 3271
Bruno Grilo é atleta e responsável técnico da Escola de Surf da Associação de Surf da Terceira (AST), que sendo Campeão Regional de Surf Open 2022 ganhou um wild-card para a participar no Azores Pro, prova que faz parte do circuito de Qualificação Europeu da World Surf League e que decorre nos areais de Santa Bárbara, Ribeira Grande, de 18 a 23 de outubro.
Nesta prova QS3000 participam os atletas que procuram a qualificação para subir para o patamar Challenge Series (CS) e posteriormente o Circuito Mundial (CT).
Assim, o atleta terceirense representará os Açores junto com Jácome Correia, Peter Healion e Francisco Benjamin num total de 32 portugueses. Frederico Morais, que saiu do CT aquando do corte a meio da época, a encabeçar nos masculinos e Yolanda Hopkins, nos femininos, esta que procura ainda o apuramento para o Circuito Mundial através do CS.
Sobre o atleta
Bruno Grilo é natural da Nazaré tendo iniciado a prática da modalidade de surf aos 13 anos e a partir daí a sua vida passou a organizar-se em função das previsões e tabelas de marés.
Aos 15 anos participou nas primeiras competições, onde se destaca um 4º lugar no Nacional de Esperanças no escalão sub-16. Posteriormente representou o Clube da Nazaré nas competições por equipa, onde alcançaram a vitória na Taça de Portugal e vice-campeões nacionais de clubes, ambos em 2006.
Participou também no circuito de intersócios de várias localidades, universitários, nacional open e em etapas do antigo circuito europeu pró-júnior, onde chegou a competir com nomes como Jeremy Flores.
A chegada aos Açores aconteceu em 2008, para realizar o Estágio Pedagógico da Licenciatura em Educação Física, e nesse ano participou no circuito organizado pela Associação de Surf de São Miguel e na 1ª etapa do Nacional de Surf realizado nos Açores. Em 2010 vem viver para a ilha Terceira para trabalhar como Professor de Educação Física. Pelo caminho ainda representa a comunidade local de surf da Nazaré nas edições de 2016 e 2017 do Capítulo Perfeito.
A formação técnica no surf surgiu em 2006, com o Curso de Treinadores de Surf nível I. No verão trabalhou em várias escolas. Recentemente, em 2021, ficou responsável pela escola de surf da AST (Associação de Surf da Terceira) e treinador de um núcleo de atletas que competem no Circuito Regional de Surf dos Açores. Tem desenvolvido um trabalho dedicado à evolução técnica dos jovens surfistas, em que tem sido notória a evolução dos mesmos.
Para Bruno Grilo, a participação no AZORES PRO 2022 é uma oportunidade de representar não só a comunidade de surf da ilha Terceira e a AST, mas o surf que se pratica nos Açores, uma modalidade que cada vez mais se destaca no panorama desportivo da região.
A Associação de Surf de Terceira tem por isso um enorme orgulho de ver o nome do atleta a figurar na lista de inscritos, desejando ao atleta boas ondas e que aproveite ao máximo esta internacionalização!
- Detalhes
- Categoria: Desporto
- Acessos: 3640
Entre os dias 09 e 11 de setembro, a Associação de Futebol de Angra Heroísmo (AFAH) irá participar num Torneio Internacional de Futebol, no escalão sub-16, que decorrerá no Campo José Silva Calisto, Pico da Pedra, em São Miguel.
Como é habitual nos torneios regionais interassociações, estarão representadas as três associações de futebol dos Açores. No entanto, esta edição contará também com a presença da Seleção Regional da Ilha do Sal. O que lhe confere o estatuto de torneio internacional.
A seleção da AFAH, orientada pelo Selecionador Paulo Meneses, inicia a sua participação frente à seleção da Ilha do Sal, no dia 09, às 15h00. No dia seguinte medirá forças com a seleção anfitriã, AF Ponta Delgada, num encontro agendado para as 10h00. Já no terceiro e último dia da prova termina a sua participação perante a congénere da Horta, em partida agendada para as 11h00. Nos restantes jogos, no dia 09, às 10h00, medem forças as seleções da Horta e de Ponta Delgada. No dia 10, às 16h00, teremos a partida entre a seleção da AF Horta e a Seleção Regional da Ilha do Sal. E ainda o jogo entre a seleção da AF Horta e a Seleção Regional da Ilha do Sal, no dia 11, às 09h00.
A prova será disputada em formato de todos contra todos, a uma volta, a pontos.
Na convocatória constam atletas de seis clubes filiados da AFAH, sendo estes os eleitos de Paulo Meneses: Lourenço Leal, do Boavista CR; Rodrigo Silva do GD Mocidade Praiense; Francisco Meneses e João Janeiro, do JD Lajense; Rafael Sousa e Tiago Teixeira, do SC Angrense; Gustavo Ribeiro, Rafael Silva, Renato Pires, Rodrigo Rico, Santiago Carvalho e Santiago Ferreira, do SC Lusitânia; Arthur Castro, João Santos, Manuel Ribeiro, Octávio Machado, Tiago Espínola e Vítor Freitas, do SC Praiense.

