Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

No passado dia 19 de janeiro, na sessão de trabalho que decorreu no Restaurante QB, em Angra do Heroísmo, e na presença de 67 Comadres e Compadres e Convidados, tomaram posse os novos Órgãos Sociais da ABIT para o biénio 2024/2025.

A Direção, agora presidida pelo Compadre Rui Castro, tem como Vice-presidentes os Compadres Nuno Azevedo e Valentim Fagundes, as Comadres Pilar Belerique e Carla Abano, Secretária e Tesoureira, respetivamente, e como vogais os Compadres Diamantino Borges e Bruno Veloso.

A Assembleia Geral tem como presidente o Compadre Francisco Pereira e as Comadres Madalena Rocha e Rosa Costa, vice-presidente e Secretária, respetivamente.

Preside ao Conselho Fiscal o Compadre Fernando Rocha, sendo vice-presidente o Compadre Luís Godinho e como secretária a Comadre Rosa Godinho.

A Academia Bacalhau da Ilha Terceira – Instituição de Utilidade Pública, (ABIT), foi oficialmente fundada em 22 de abril de 2003.

Desde a data da sua fundação que a ABIT honra os valores da Amizade, Solidariedade e Portugalidade, valores estes que estiveram na base da criação da primeira Academia do Bacalhau em Joanesburgo, na Africa do Sul, no dia 10 de Junho de 1968, nascendo assim o movimento associativo das Academias do Bacalhau, que conta atualmente com 62 Academias espalhadas por 4 continentes (Europa, América, África e Oceânia).

As Academias do Bacalhau têm um papel solidário muito importante, pois dedicam-se à recolha de fundos entre os seus Compadres e Comadres, com o propósito de atender a situações pontuais de necessidade de pessoas particulares ou instituições.

Portugalidade, Amizade e Solidariedade são os valores que regem as Academias do Bacalhau.

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante