Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

De há uns anos a esta parte, a culinária e os seus chefs viraram verdadeiras estrelas mundiais. Esta fama, acabou por ser aproveitada pelas televisões e grandes estúdios de cinema para criarem e produzirem programas, concursos, filmes e séries de grande sucesso.

A última grande produção deste género dá pelo nome de The Bear, série que não só se tornou um verdadeiro fenómeno de audiências, como também uma verdadeira fábrica de galardões e nomeações para os mais prestigiados prémios da televisão.

O sucesso de The Bear é inequívoco, mas o que terá esta série de tão especial?

O enredo/argumento

Criada por Christopher Storer, The Bear segue a vida de um renomeado chef de alta cozinha que decide regressar à sua cidade natal para gerir o caótico The Beef, restaurante italiano de sandwichs do seu falecido irmão.

Vindo de um restaurante com uma estrela Michelin, o chef, interpretado por Jeremy Allen White, vai encontrar uma realidade bem longe do elitismo e glamour do seu anterior trabalho, onde terá de lidar em jeito trágico-cómico com um mar de dívidas, uma equipa de trabalho anárquico e uma cozinha a precisar de uma verdadeira revolução, uma revolução que já conta com duas temporadas.

As personagens e atores

Como já referimos, a personagem principal é responsabilidade de Jeremy Allen White, ator que nasce para o estrelato com a versão americana da galardoada série Shameless, encontra em The Bear o papel da sua vida até à data no papel do chef Carmen “Carmy” Berzatto que, por norma, se encontra sempre à beira de um ataque de nervos.

Jeremy Allen White é acompanhado nesta aventura por Ebon Moss-Bachrach, ator que cumpre o papel de Richard "Richie" Jerimovich, melhor amigo do chef e de facto manager do restaurante.

Tal como acontece em qualquer cozinha, o chef faz-se acompanhar por personagens interpretadas por um elenco de luxo. Entre estes destacam-se o jovem e talentoso aspirante de nome Sydney Adamu (representado por Ayo Edebiri), o padeiro feito chef pasteleiro pela mentoria de Carmy chamado Marcus Brooks (representado por Lionel Boyce) e a teimosa e assertiva cozinheira veterana Tina Marrero (representada por Liza Colón-Zayas).

Para além destas personagens, o elenco recorrente conta ainda com Abby Elliott no papel de Natalie "Sugar" Berzatto, irmã de Carmy e relutante dona do The Beef e Matty Matheson como Neil Fak, uma criança amiga dos Berzattos e também ocasionalmente empregado do restaurante.

Os prémios

O verdadeiro sucesso que The Bear tem experimentado, já valeu à série quarenta, sim, leu bem, quarenta prémios (coletivos e individuais), entre os quais 4 Emmys e 3 Globos de Ouro em que se inclui o galardão de série de Comédia do Ano.

Para além dos prémios, a série acumula ainda 89 nomeações. Como se percebe, um verdadeiro sucesso.

Onde assistir?

Os 18 episódios que compõem as duas primeiras temporadas de The Bear e a futura terceira temporada (já confirmada) podem ser acompanhadas através da subscrição do serviço de streaming Disney +.

Como sublinhamos, para poder assistir às venturas e desventuras de Carmy Berzatto será necessário subscrever o serviço Disney +, algo que vai exigir a um meio de pagamento digital que, por norma, é um cartão de crédito.

Assim, para não perder a série sensação do momento e poupar de permeio, aposte num cartão de crédito com a funcionalidade cashback que, na prática, permite que receba de volta uma percentagem mensal daquilo que gastou com as compras com o cartão.

Por norma, esta percentagem situa-se entre os 1% e os 3% e é sempre pré-estabelecida pelo banco emissor do cartão que utiliza para fazer as compras.

Deste modo, ao utilizar um cartão de crédito com cashback, quanto maior for a quantia que gastar, maior será também o valor do reembolso mensal.

Em termos específicos, a funcionalidade cashback do cartão UNIBANCO vai permitir-lhe receber até 200 euros durante os primeiros 12 meses daquilo que gastar de forma mensal. Isto significa que se gastar entre 100 e 299 euros irá acumular 5 euros de cashback mensal, caso gaste entre 300 e 499 euros a poupança será de 10 euros e gastar-se mais de 500 euros, a poupança será de 20 euros mensais.

Para além da funcionalidade cashback que o ajuda a potenciar a poupança na subscrição de plataformas de streaming, o cartão de crédito com cashback sem anuidade do UNIBANCO vai ainda mais longe e oferece-lhe fracionamento dos pagamentos em 3x sem juros (acima dos 150€, caso pague os fracionamentos na totalidade), e acesso a entre 20 a 50 dias de crédito sem juros.

Fernando Gonçalves, 39 anos, filósofo embrulhado em papel de jornalista com um laço de professor de mandarim. Escrevo umas coisas, digo outras tantas e quero fazer mais, muito mais.https://www.linkedin.com/in/fernando-gon%C3%A7alves-18887680/

A obra de Natália Correia, as Faz Acontecer Talks, ou os autores Tarantini, Sofia Castro Fernandes, Fátima Campos Ferreira, José Milhazes, Miguel Monjardino, Rita da Nova, ou Fátima Lopes são alguns dos destaques no programa do festival literário e cultural Outono Vivo, que a Câmara Municipal da Praia da Vitória e a Cooperativa Praia Cultural organizam de 27 de outubro a 12 de novembro, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira e no Auditório do Ramo Grande.

“Este é o grande evento cultural no calendário da ilha e da Região no outono, tendo como centro a feira do livro que, tal como em anos transatos, coloca à disposição milhares de títulos das principais editoras e chancelas portuguesas. É um encontro de grande dimensão, cujo programa preparado para este ano continua a primar pela qualidade, pela diversidade e pela vontade em atrair sempre mais público, das mais variadas idades”, sublinha Paula Sousa, vereadora da Câmara Municipal com o pelouro da Cultura.

A abertura do Outono Vivo 2023 está agendada para as 20h00 de sexta-feira, dia 27, seguindo-se a inauguração da exposição “Rostos de Vidas”, de Maria Pinho e Melo, na Academia de Juventude. Nessa noite, a partir das 22h00, no bar da Academia, há café-concerto com Cristóvam.

No sábado, dia 28, a partir das 12h30, decorrerá a Faz Acontecer Talks, organizadas por André Leonardo, e que tem como convidados Miguel Pinto Ferreira, Tarantini, Sandra Ribeiro, Jorge Pessoa e Jorge Sequeira.

A partir das 18h00, no bar da Academia de Juventude, é apresentado por Ângela Almeida e Carlos Bessa, o livro “Violinos Ocultos sob a Relva, de Madalena Férin. A noite – dedicada à escritora Natália Correia - ficará ainda marcada pela apresentação da biografia da escritora açoriana “O Dever de Deslumbrar”, por Filipa Martins (que estará disponível para autógrafos), sendo recriado, no local da apresentação – o bar da Academia – o famoso Botequim de Natália Correia, pelo grupo de teatro A Sala.

No domingo, dia 29, às 14h00, é apresentado o livro de António Neves Leal “Memórias – percurso variado e empenhado de um professor. 1º volume”. A obra é apresentada no bar da Academia, contando com Joana Leal, Luis Cota Moniz e Paulo Gonçalves.

Às 15h00, há cinema infantil “Os Super Fixes” (versão portuguesa) no Auditório do Ramo Grande; às 16h00, o antigo jogador de futebol Tarantini apresenta o seu livro “O Caçador de Sonhos” (bar da Academia de Juventude); às 18h00, no mesmo local, Sofia Castro Fernandes apresenta o seu livro “Mereces (muito) mais do que aquilo que sonhas”; e, a partir das 20h00, decorrerá uma mesa-redonda sobre “O poder da palavra escrita”, moderada por Emanuel Sousa, com Diogo Ourique, Marta Silva, Cláudia Cardoso e Pedro Mackay.

Na segunda-feira, dia 30, às 20h00, Ana Catarina Branco apresenta o seu livro “Escolho ser eu”, e, na terça-feira, dia 31, às 17h00, na sala de formação da Academia de Juventude, decorre uma oficina de escrita criativa com Elisabete Oliveira; às 20h00, a autora apresenta, no bar da Academia, o seu livro “Um muro e uma cerca”; e às 21h00, é exibido, no Auditório do Ramo Grande, o filme “O Exorcista. Crente”, assinalando a noite de Halloween.

No feriado de 01 de novembro, o programa do Outono Vivo inicia-se às 14h00, com a apresentação do livro “O vento escreve de viagem” – poesia reunida de J.H.Borges Martins, pelo escritor Álamo Oliveira e Carlos Bessa.

O bar da Academia, neste dia, é palco ainda da apresentação dos livros “Sou cuidador, e agora?”, de Rodrigo Maia da Silva, por Jorge Silva (16h00); “Como um marinheiro eu partirei”, de Nuno Costa Santos (18h00); e “A guerra prometida”, de Marco Pacheco, peplos padres Teodoro Medeiros e José Júlia Rocha (20h00).

A noite termina, no Auditório do Ramo Grande, com o filme “The Nothingness Club – Não sou nada” (versão original em português), baseado na obra de Fernando Pessoa.

Na quinta-feira, dia 02, às 20h30, ocorre a conferência “Reinventar o museu: o futuro do passado”, organizada em parceria com a Direção Regional dos Assuntos Culturais, tendo como oradores Duarte Nuno Chaves, João neto e Manuel Costa Jr.; e na sexta-feira, dia 03, às 20h00, são apresentados os livros “As coisas que faltam”, de Rita da Nova, e “Deve ser, deve”, de Guilherme Fonseca. Ambas as atividades decorrem no bar da Academia de Juventude.

No sábado, dia 04, o programa inicia-se às 10h30, no foyer do Auditório do Ramo Grande, com uma oficina de ilustração digital protagonizada por Vanessa Caeiro Namora; seguindo-se, às 14h00, a apresentação do livro “Nini Andrade Silva”, de José Manuel das Neves, pela própria Nini Andrade Silva. Neste evento, o grupo Urban Sketchers da Ilha Terceira estará a desenhar no local.

A partir das 15h00, na feira do livro, a jornalista Fátima Campos Ferreira estará disponível para autógrafos, e terá apresentado o seu livro “O infinito está nos olhos do outro” por Alexandre Sá, às 19h30, no bar da Academia.

Mas antes desta apresentação, no mesmo local, ainda merecerão destaque os livros “A aranha Antonieta”, de Vanessa Caeiro Namora (16h00), e “Bordercrossings – leituras transatlânticas 7”, de Vamberto Freitas, por Pilar Damião Medeiros.

A partir das 21h30, no Auditório do Ramo Grande, e resultante da parceria com a Direção Regional dos Assuntos Culturais e com a Sons do Terreiro – Associação Cultural, decorrerá o concerto “Viola (s) dos Açores”, com os alunos do curso de viola da terra do professor Lázaro Silva, da Orquestra de Violas da Ilha Terceira, de Bruno Bettencourt, Evandro Meneses, Jerry Sousa, Orlando Martins, Renato Cordeiro e Tiago Toste.

O filme infantil “Corrida Maluca (versão portuguesa)” está agendado para o domingo, dia 05, no Auditório do Ramo Grande, seguindo-se, às 16h00, a apresentação do livro “A mais breve história da Ucrânia”, do jornalista José Milhazes”, no bar da Academia.

No mesmo local, às 18h00, é apresentado o livro “Crime na quinta das lágrimas”, de Lourenço Seruya, e, às 20h00, “Por onde irá a História”, de Miguel Monjardino.

Segunda-feira, dia 06, Francisco Maduro Dias apresentará o livro “Mosteiros Franciscanos nos Açores do século XXI – memórias da religiosidade no feminino”, de Duarte Nuno Chaves.

Na terça-feira, dia 07, a partir das 15h30, no Auditório do Ramo Grande, Fátima Lopes protagoniza uma tarde Sénior, estando disponível para autógrafos e apresentando seu livro “Simply Flow”; o escrito estará novamente em destaque às 20h00, no bar da Academia de Juventude.

Na quarta-feira, dia 08, às 20h00, no bar da Academia, haverá mesa-redonda sobre “Uma noite, um livro”, com moderação de Paulo Matos e participação de Maria Graça Silveira, Vasco Pernes, Sara Leal e Paulo Freitas; na quinta-feira, dia 09, no mesmo horário e local, decorrerá a apresentação do livro “Filhos da Alma”, de Carla Félix, por Ana Príncipe e Diana Gomes, seguindo-se um sarau de poesia com a participação de poetas locais e animação musical de Joel Moura; e na sexta-feira, dia 10, às 20h00 no mesmo local, é apresentado o livro “Angra em Festa” de Maria Manuel Velasquez.

Sábado, dia 11, às 14h00, decorrerá uma roteiro turístico-literário “Praia da Vitória: Cidade de Nemésio”, com concentração para início do passeio pela cidade na rotunda junto ao Tribunal.

Às 16h00, no bar da Academia, Nuno Caravela apresenta o seu livro “O bando das cavernas”, seguindo-se, às 18h00, o projeto Conversas da Diásporra, com apresentação dos livros “Into the Azorean Sea”, de Diniz Borges, e “Transatlântico – as migrações nos Açores”, de José Andrade.

Às 20h00, é apresentado o número 6 da revista A Grotta, com Nuno Costa Santos, Diogo Ourique e Antóni Manuel Sousa, seguindo-se a interpretação da “Chamateia”, por Bruno Walter Ferreira e Pedro Cravo.

A penúltima noite do Outono Vivo 2023 termina no Auditório do Ramo Grande, com a peça de teatro “Lusíadas, por mares nunca dantes navegados?!”, pelo Talvez às Quatro – grupo de teatro.

No último dia do Outono Vivo 2023, o programa reserva, às 15h00, cinema infantil no Auditório do Ramo Grande (“Patrulha Pata: o super filme”, versão portuguesa); às 16h00, a apresentação da revista Atlântida 2023 do Instituto Açoriano de Cultura, por Timothy Lima e Carlos Bessa; às 18h00, a apresentação do livro “Tourada à Corda – a bandeira de um povo”, de José Paulo Lima e Edgardo Vieira; e às 20h00, a apresentação do livro “A boneca despida”, de Paulo M. Morais, por Isabel Rio Novo e Paulo Matos.

Todas as novidades sobre o Outono Vivo 2023 estão atualizadas nas redes sociais da Agenda Praia Cultural e da Câmara Municipal.

Decarregue o prgrama aqui.

O Museu do Parlamento açoriano vai ser inaugurado hoje, dia 13 de Julho, pelas 20h00, na cidade da Horta, numa cerimónia presidida pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, que terá lugar no edifício que já alberga a Biblioteca Álvaro Monjardino, na Rua Marcelino Lima.

A sessão inaugural contará ainda com a presença de antigos Presidentes da Assembleia Legislativa, dos atuais Deputados à Assembleia Legislativa dos Açores e de membros do Governo Regional dos Açores.

Criado através da Resolução da ALRAA n.º 24/2015/A, o Museu do Parlamento pretende “celebrar a memória do Parlamento dos Açores, reconhecendo e registando figuras e factos da sua implantação e evolução, e de fazer a pedagogia da Autonomia política, para as novas e futuras gerações açorianas e para quantos nos visitam na sede autonómica”.

O Museu do Parlamento foi desenvolvido a partir das indicações deixadas no diploma da ALRAA, que passavam pela criação de uma exposição permanente de caráter documental sobre a organização da Região Autónoma dos Açores, os seus símbolos heráldicos, os seus órgãos de governo próprio, uma síntese das competências e atribuições da Assembleia Legislativa, bem como uma galeria fotográfica e biográfica dos seus Presidentes.

O novo espaço acolhe também as obras de artes que se encontravam dispersas nas instalações do edifício sede da ALRAA, na Horta, e inclui duas salas para exposições temporárias.

A partir desta sexta-feira, 14 de Julho, o Museu do Parlamento, passa a estar aberto ao público das 10 às 17 horas, nos dias úteis, e das 14 às 17 horas ao fim-de-semana.

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante