A Câmara Municipal da Praia da Vitória, a Cooperativa Praia Cultural e a Associação de Estudantes da Escola Secundária Vitorino Nemésio assinaram, na segunda-feira, dia 06, um protocolo de parceria que visa reforçar o apoio municipal às atividades formativas e lúdicas promovidas por esta associação.
Para a presidente da Autarquia, Vânia Ferreira, o acordo espelha a aposta do atual executivo em políticas de juventude que tenham impacto concreto na vida dos jovens e no seu envolvimento e literacia para a cidadania.
“Em 2022, promovemos a instalação do Conselho Municipal de Juventude, garantindo que os nossos jovens tenham uma palavra a dizer neste Concelho. Hoje, celebramos esta parceria com a Associação de Estudantes da Escola Secundária Vitorino Nemésio, conferindo-lhe apoios e vantagens nos meios e eventos municipais. Mas é importante frisar que estas vantagens têm, como moeda de troca, o envolvimento, por exemplo, dos estudantes em ações de voluntariado em atividades desenvolvidas pela Autarquia”, sublinhou a autarca praiense após a assinatura do documento, que decorreu na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira.
“Destaco ainda que este protocolo coloca enfoque nas questões formativas e no acesso à cultura. Entendemos tratarem-se de duas componentes fundamentais no crescimento pessoal dos nossos jovens. Por exemplo, este protocolo garante que os alunos da escola tenham acesso a um programa de orientação vocacional adequado à sua realidade, o que nos parece uma excelente ferramenta para se prepararem para o futuro”, enfatiza Vânia Ferreira.
O protocolo assinado garante também aos alunos da Escola Secundária Vitorino Nemésio desconto de 50 por cento no acesso aos eventos culturais organizados pela Câmara Municipal. Confere ainda o acesso gratuito às instalações da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira e do Auditório do Ramo Grande em eventos formativos organizados pela associação de estudantes. E garante também o desconto de 25 por cento no aluguer destas infraestruturas para eventos de natureza lúdica, assim como apoio logístico e material em atividades da associação.
Por outro lado, o protocolo atribui à Associação de Estudantes da Escola Secundária Vitorino Nemésio a prestação de voluntariado e apoio em atividades desenvolvidas pela Autarquia e Cooperativa Praia Cultural e a divulgação em meios próprios dos eventos culturais de iniciativa municipal
O protocolo tem a validade de 12 meses, renovando-se automaticamente.