Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

A situação do arquipélago açoriano no Atlântico Norte confere importância especial à imagem das nuvens que figuram nalguns poemas deste livro, apresentando diversas formas, algumas surpreendentes e de geometria variada durante o mesmo dia (as chamadas 4 estações que se formam, nos Açores), mas não constituem um exclusivo das nossas ilhas. Também, ocorrem situações semelhantes noutras ilhas atlânticas, nas anglo-normandas, e também nas costas francesas do norte: Normandia, Pas de Calais e Bretanha, como já escrevi noutro lugar.

Todos nós, miúdos e graúdos, já olhámos distraidamente para as nuvens, sem preocupação de classificação científica, como fez o cientista (meteorologista) inglês (Luke Howard (1772-1864), o qual distribuía as nuvens em grupos principais (stratus, cumulus, cirrus, nimus) e intermédios (cumulo-stratus, cirro- cumulus e cirro-stratus). Contudo, o grande J. W. Goethe (1749-1832) já se tinha interessado, anteriormente, por estes fenómenos e pela observação da natureza, vista como um sistema em permanente mutação, recorrendo à contemplação empírica, sem descurar, obviamente, a questão simbólica ou poética, ou não fosse ele também um grande poeta entre muitas outras coisas.

O insigne autor alemão, acima citado, descreveu os diferentes conjuntos de nuvens, no ensaio escrito em 1817, “Camarupa”, nome de uma divindade indiana, que tinha poderes para mudar as formas das coisas apreensíveis pelos sentidos. Assim, as nuvens como ideias criativas e imaginárias metamorfoseiam-se, constantemente, sofrendo alterações que escapam aos nossos olhos, porque passam-nos ao lado e, infelizmente, para o céu, hoje em dia, olhamos muito pouco. “Andar com a cabeça nas nuvens”, continua na nossa língua, a ser uma frase muito usada, mas paradoxalmente carregada de sentido negativo, à qual se contrapõe uma outra “Não ter os pés assentes no chão.”. Hoje ainda, olhar para as nuvens, contar as estrelas, falar aos animais é coisa condenável, própria de gente louca ou estúpida.

Neste contexto, ocorre-me a dualidade de condutas entre duas personagens da celebérrima obra de Cervantes, “Dom Quixote de la Mancha”, entre o idealista, o destemido, o inconformado e visionário, encarnado na personagem do cavaleiro D. Quixote e, como seu contraponto, o Sancho Pança, materialista e conformista, e, ao mesmo tempo, medroso, sem pendor para altos voos.

Ora, como afirmavam os pensadores latinos de quem somos descendentes, é preciso evitar extremismos, daí o famoso “in medio virtus” (no meio que está a virtude). O mais importante é  o equilíbrio e a forma como se faz o percurso, na busca segura, que leva ao conhecimento mais sustentável, ao engrandecimento contínuo, contribuindo para a tão almejada felicidade do ser humano, onde quer que ele se encontre.

Infelizmente, hoje em dia, observamos muito menos as nuvens do firmamento do que os ecrãs das variadas plataformas digitais, onde as nuvens são estilizadas, sempre belas e aliciantes. Tal enquadramento é fonte de empobrecimento e limita a nossa liberdade de observar, analisar sem pressa, e de sonhar quando quisermos, porque esse enquadramento nos condiciona, impondo sempre um filtro entre o nosso olhar e a imagem do objecto. Porém, contemplar e reparar é ir para além da visão de relance, implica paragem, meditação, concentração, vontade.

Num tempo tão frenético, barulhento e poluente, como o nosso, não é possível a contemplação das formas e das cores, o haurir dos perfumes perdidos no ar, a fruição do bramido do mar, e o doce ou estridente assobio do vento aos nossos ouvidos.

Não resisto de trazer à colação a problemática do rigor histórico, citando do eminente Prof. José Augusto França palavras sábias, segundo as quais: «a História é feita de céu e de terra, e seja qual for a ordem de preferência, a nossa obrigação é procurar num sítio e no outro (mesmo no céu, por inocente utopia) os factos e as crenças que lá estejam, os eventos e os mitos, que eventos são, de outra ordem» (“História: que História?”, Edições Colibri, Lisboa 1996; reed.2005).

Recordo que alguns destes problemas, acima referidos, não se cingem apenas aos poetas. Cineastas, pintores e fotógrafos também têm mostrado grande interesse pela contemplação dos fenómenos do tempo atmosférico, e mormente, das famigeradas nuvens, comungando desta preocupação tão sensível no arquipélago dos Açores. Há quatro anos, a pintora terceirense Carlota Monjardino, numa exposição que me encheu as medidas, na Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira, mostrava nas suas telas a magna importância da contemplação das formas da natureza, associando a beleza das nuvens, que incidindo seus reflexos sobre a terra e o mar, conferiam às paisagens uma indescritível beleza e deslumbramento.

O mesmo tem acontecido nalguns dos trabalhos dos fotógrafos António Araújo e Machado Soares, cuja avidez e interesse pela fotografia, os tem levado a publicar muitas dezenas de imagens maravilhosas de recantos secretos da natureza dos Açores que, no canto inferior da última página no Diário Insular, vêm sendo publicadas há mais de dois anos. Entre elas, ressaltam, em número impressionante, fotos de nuvens.

Aqui está o benéfico e indispensável, papel exercido pela arte em geral, ao longo dos séculos, e neste lançamento, é oportuno recordar que a poesia tem sido uma confidente atenta, sempre prestável e disponível, quer na sua vertente oral ou escrita, quer na popular ou erudita. O seu valor de síntese, a abrangência plural de domínios do conhecimento que ela abarca, e o rigor dos conceitos que ela exercita, tornam-na uma agradável profecia e uma senha para um mundo melhor e mais humano.

Só com a arte se poderá solidificar a construção de um futuro feliz, num planeta em que impere o amor, e não um palco de violência, desorientação, angústia e stress.

António Neves Leal

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante