Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Ontem a chuva que caiu ameaçou a viagem. Apesar disso, o pôr-do-sol iluminou a intenção e a lua, praticamente cheia, guiou o caminho.

Partimos de Angra às 20h30m e iniciámos num grupo de três, passando a quatro após chegarmos à rotunda da Sotermáquinas. Uma rapariga, três rapazes. Após uma semana de trabalho, intensa de recomeços e com algum cansaço, lá fomos, juntos, mas cada um respeitando o seu ritmo particular.

Esta é uma viagem complexa, mas se a pessoa estiver atenta e a abraçar com simplicidade, curiosidade e tempo, pode transformá-la numa verdadeira história de amor. Uma narrativa repleta de amantes, cheiros, visões, presença, simbolismo e luz!

Fomos caminhando junto ao mar…O cheiro a bruma e sal, a cor das ondas a sugar a seiva das rochas resistentes e um céu cheio! Este foi o cenário que nos foi presenteado durante algum tempo. Antes disso, o cheiro doce de flores, árvores de frutos e da terra molhada.

E aquelas maçarocas boas nas Cinco Ribeiras!! E a bifana suculenta um pouco antes, em S. Mateus! Comemos pouco, mas sentindo uma grande necessidade de consumir energia.

Neste percurso, encontrámos seres humanos e animais que se cruzaram connosco. Chamaram-me muito a atenção os jovens que iam em grupo, felizes, cheios de vida e de alegria, cantando e ouvindo música em colunas de som. O cheiro da transpiração deles era diferente do nosso, já adulto. Vimos pessoas a descansar pelo caminho, outras que não queriam (de todo!) parar. Algumas estavam de mãos dadas, outras mostravam-se mais solitárias. Vimos um pai a empurrar um carrinho de bebé com uma criança, de ténis calçados, que dormia.

A solidariedade das pessoas evidenciou-se nas garrafas de água que foram oferecidas e nas luzes exteriores das habitações, que deixaram acesas, para facilitar a iluminação. Essa mesma claridade mostra-nos que não estamos sós e que, naquelas noites de peregrinação, as freguesias vizinhas estão connosco. Esta luminosidade começa a engrandecer a partir de Santa Bárbara.

Paralelamente, os animais! Cães médios com latidos peculiares, outros de porte pequeno… ao perto e mais ao longe, foram-se manifestando perante tanta algazarra. Um gato tigrado que pediu ajuda aos humanos para o salvar do contentor escuro de reciclagem de papel! A felina Ritinha que nos cumprimentou com doçura e gentileza, criando uma ligação momentânea de partilha de afetos! Famílias de vacas escuras, curiosas e atentas… outras “dálmatas” (como disse um dos meus amigos) deitadas, juntas a partilhar o repouso e os sonhos… Cavalos brancos que se destacavam no breu da noite. Insetos minúsculos cuja presença se percebeu pela ligeira sensação de festa nos membros. E outros deles que foram trazidos pelo céu, abanados pelos ventos e agitados pelas nuvens.

Respirar fundo! Sentir todo o corpo acordado, os músculos energizados, as pernas cozerem de tensão, enquanto o passo se torna mais pesado, progressivamente mais presente, a contrastar com o início da caminhada, onde somos penas que deslizam entre o céu e a terra, com um movimento musical muito próprio.

Cada movimento se torna mais real e verdadeiro, à medida que vamos deixando a estrada para trás e decidimos não desistir!

Durante a viagem, ouvem-se falas de incentivos e desincentivos. Mas o ambiente natural em nosso redor, todo ele conspira a nosso favor.

Até que chegamos à Serreta e somos recebidos com uma teia de luzes festivas. Notam-se pequenos aglomerados de pessoas, também elas vestidas de cor.

Nessa altura, o tempo pára. Tiram-se fotos, denominadas de “selfies”, uma marca universal que veio substituir as Kodak.

Entrámos na igreja, onde permanecemos um pouco. Infelizmente, nesse santuário, havia mulheres a conversar audivelmente, algo que considerámos ser desadequado e pouco respeitoso. No entanto, durante o tempo em que lá estivemos, ninguém lhes pediu diretamente que fizessem silêncio.

Fomos recolher as medalhinhas e trouxe uma vela. Perto de mim estavam pessoas ajoelhadas agradecendo. Outras, sentadas, observando.

Quando me desloquei à “sala das velas” cheirei a cera que queimava enquanto a fé das múltiplas chamas me aquecia. Nunca tinha sentido esse calor, mas também nunca tinha ido à Serreta com outra intenção que não fosse a momentânea, a do desafio de “ser capaz de andar 20 kms”.

Não foi a intenção religiosa que me moveu, mas sim a pessoal e espiritual. Não sou cética nem religiosa, mas creio no que os meus sentidos (agora fala-se muito de chacras, mas continuo a preferir falar de sensações) me dizem. Escuto-os, no corpo, na emoção, na respiração, nos arrepios…e também na terra e no que nela existe. E no céu. Na distância que nos afasta e no lugar que é omnipresente. Parte integrante de algo, convidando a uma serenidade cautelosa e benevolente.

Joana Leal

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante