Diretor: Sebastião Lima
Diretora Adjunta: Carla Félix
Últimas Notícias

Quando recebo o Diário dos Açores, dou-lhe uma volta e, se encontro alguma colaboração de José Gabriel Ávila, leio-a de imediato. Não o conheço pessoalmente, nem alguma vez trocámos correspondência, mas os seus escritos interessam-me, porque partilho muitas dos seus ideais, preocupações e visão da vida. É um dos jornalistas que me vão ajudando a ver os Açores atuais, porque os dos fins dos anos 40, da década de 50 e primeira metade dos anos 60, vivi-os na Terceira. Um dos últimos textos dele que li foi «“Empresa das Lanchas do Pico, LDA.”: fator de identidade», sobre um livro recente. Mal olhei para o título, vi logo que me interessava sobremaneira. Terminada a leitura do artigo, ato contínuo comprei o livro pela Net.

A um jornalista nascido nas Lajes do Pico, como é o caso de José Gabriel Ávila, aquele livro diz imenso e o impulso para escrever sobre ele é irresistível. A obra, da autoria do Professor Ermelindo Peixoto, Catedrático da Universidade dos Açores, já aposentado, e publicada pelas “Letras Lavadas”, fala largamente da importância das ligações marítimas nos Açores, particularmente entre as ilhas do Triângulo: Faial, Pico e São Jorge. O Autor, que viveu a experiência de quem, sendo do Pico, fez o liceu no Faial, não se ficou apenas pelas suas memórias de passageiro das lanchas, mas fez uma larga investigação sobre a história daquelas ligações: as empresas, as lanchas, a evolução técnica das embarcações e do seu equipamento de navegação e comunicações. Descreve toda a manobra de navegação em mar aberto e a entrada nos portos, alguns deles com condições bastante deficientes. Com pormenores dignos de nota, dá largo espaço à história das diversas lanchas, seus mestres, vários dos quais conheceu pessoalmente, e restante tripulação, e aos diversos intervenientes nas manobras de entrada nos portos e da acostagem das embarcações aos cais, quando havia mar bravo. Nada do que tem a ver com a navegação entre as ilhas do Triângulo lhe escapa: ventos, correntes, fundos dos canais entre as ilhas, etc. As descrições das viagens e da entrada nos portos em dias de temporal, nomeadamente no da Madalena, são riquíssimas em informação e de um realismo notável. Para isso muito contribuiu a consulta de documentação dispersa, depoimentos recolhidos no passado e as informações que o Professor obteve junto de pessoas que tomaram parte ativa nessas viagens como tripulantes, homens de cais ou cabos-de-mar. Ao ler este livro, quem navegou nas lanchas rememora experiências vividas e quem já não as conheceu no ativo, mas ouviu estórias aos mais velhos, conclui que, efetivamente, essas estórias não são lendas, mas histórias que fazem parte da História da Região.

Quando se chega ao fim do livro e se começa a refletir, compreendem-se várias coisas com mais clareza: a proximidade e a distância entre as ilhas do Grupo Central do Arquipélago, em especial no que se refere às ilhas do Triângulo: para quem, com bom tempo, sai da Horta, a Madalena é logo ali, mas, com mau tempo e um mar a ameaçar a embarcação, parece que a ilha do Pico se afastou; o sentimento de precariedade constitutivo da alma do açoriano: os meios de que se dispunha eram parcos e frágeis, pelo que o povo tinha esta expressão muito significativa: “estamos à conta de Deus!”; as qualidade morais de tanta gente, em especial dos tripulantes das lanchas:  o altruísmo, o espírito de sacrifício, a solidariedade, a abnegação, o espírito de entreajuda, o heroísmo e, simultaneamente, a modéstia - nada de exibicionismos nem fanfarronices. Com este livro, o Professor Ermelindo Peixoto deu um contributo inestimável para o conhecimento de uma época importantíssima na história das comunicações marítimas entre as ilhas. Este livro diz muito às gerações que viveram no tempo das lanchas, mas é, também, de grande interesse para as gerações atuais, porque as ajudará a conhecerem melhor o passado, a compreenderem com mais clareza o presente e a planearem com realismo o futuro. Como costumo dizer: quem não sabe de onde vem, não sabe onde está e dificilmente saberá para onde vai.

Para além de tudo o que acabo de dizer, o livro tocou-me, ainda, por uma experiência pessoal: fiz um passeio inesquecível a bordo da “Espalamaca”, a “Lancha Grande”, como, no livro, o Prof. Ermelindo Peixoto diz que o povo lhe chamava.

Por duas vezes fui, com a Filarmónica União Praiense, da Praia da Vitória, à Festa do Bom Jesus, a São Mateus, no Pico. A primeira, em 1958, a bordo do “Terra Alta”, visitámos o Faial, o Pico e São Jorge; embarcámos no “Porto de Pipas”, em Angra do Heroísmo, porque na altura não havia condições no porto da Praia da Vitória para o barco atracar. Desta viagem tenho bem presente a nossa chegada ao cais de São Mateus.  Olhei para o porto e disse para comigo: como é que o mestre vai pôr o barco no meio daqueles calhaus? E pôs!

Em 1962, o trajeto foi o mesmo, mas a bordo da “Espalamaca”, com o célebre Mestre Simão, tão presente no livro Prof. Ermelindo Peixoto; embarcámos na Praia da Vitória. Naquela altura, a filarmónica tinha dois regentes, o Padre Armindo da Luz que, naquele ano, se encarregou apenas dos ensaios das marchas para as procissões, e uma maestrina, Miss Zabilka, uma senhora americana professora de música na Base, que, não sei por caminhos, chegara à Filarmónica; tinha a seu cargo o repertório de concerto, chamemos-lhe assim.

Um pouco para fazer companhia à maestrina e a uma amiga, e porque tinha uma forte ligação à Filarmónica, a Direção convidou para a viagem o Dr. Jorge Neves, grande melómano. Nunca esqueci uma excelente conferência que fez numa sessão comemorativa do aniversário da Sociedade: entrecortava a exposição com curtas gravações ilustrativas do que ia dizendo. Bastantes anos depois, vi, na RTP, o mesmo modelo nos “Concertos para Jovens” que Leornard Bernstein fazia com a Orquestra Filarmónica de Nova York.

Porque o mar estava de azeite, até à Horta tudo correu bem; o pior foi na viagem Horta-Madalena. O mar estava bastante picado, mas não se podia dizer que estivesse muito mau tempo. A maioria das pessoas fez boa viagem. Mas o Dr. Jorge Neves passou bastante mal; quase se pode dizer que o homem começou a enjoar mal pôs o pé na lancha e, até ao Pico, foi um contínuo pôr “carga ao mar”; chegou à Madalena mais morto do que vivo. O resto da viagem foi excelente, estávamos em pleno agosto. Mas a experiência da ligação Horta-Madalena, com aquele mar picado, permite-me imaginar o que seriam as viagens nas lanchas do Pico com tempo verdadeiramente mau.

Braga, fevereiro de 2022

José Henrique Silveira de Brito

Pin It

Acerca do Jornal da Praia

Este jornal é um quinzenário de informação geral que tem por objetivo a divulgação de factos, opiniões, debates, ideias, pessoas, tendências, sensibilidades, em todos os domínios que possam ser importantes para a construção de uma sociedade mais justa, livre, culta, inconformada e criativa na Região Autónoma dos Açores.

Este jornal empenha-se fortemente na unidade efetiva entre todas as ilhas dos Açores, independentemente da sua dimensão e número de residentes, podendo mesmo dar atenção primordial às ilhas de menores recursos, desde que tal postura não prejudique a implantação global do quinzenário no arquipélago dos Açores.

Área do assinante